TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Atividade de Física

Por:   •  18/1/2019  •  Relatório de pesquisa  •  299 Palavras (2 Páginas)  •  142 Visualizações

Página 1 de 2

Introdução

August Adolph Eduard Eberhard Kundt físico alemão nascido em 1839, desenvolveu em 1866 um metodo que contribui para a investigação de ondas aéreas dentro dos tubos, no qual observamos a vibração que pode concluir na formação dos harmonicos e a possibilidade de medi-los.

Na teoria o tubo de kundt produz ondas estacionarias a partir da sobreposição de ondas diretas e refletidas em mesma frequência. Essas ondas longitudinais são produzidas com auxilio de equipamentos (como um alto-falante), mantendo-se uma frequência fixa e captando as vibrações, épossível determinar o comprimento de onda λ e a velocidade do som no ar. No presente experimento o tubo apresenta uma das extremidade aberta e outra fechada, de modo que na extremidade aberta sempre existe um ventre e na fechada um nó (ver figura 1). Com isto, a frequência dos harmônicos é determinada pela equação 1. Pela própria definição, percebe-se que apenas há ocorrência de harmônicos ímpares.[pic 1]

 [pic 2]

É importante que através desse experimento tenhamos uma clareza maior acerca da teoria que nos foi conferida ao longo de nossos estudos em sala de aula. Embora essa experiência já ter sido feita por vários outros acadêmicos, e de já termos seus resultados em outros relatórios com uma simples busca na Internet, refazer e trabalhar novamente em cima da teoria dada, é de sua importância pois estamos desenvolvendo a capacidade da interpretação de forma lógica e simples. Em relaçao tecnologica o asunto em questao ondas estacionarias tem aplicaçoes que esta sendo desnvolvidas por pesquisadores para o tratamento de câncer.

Objetivo

- Calcular a velocidade do som no ar.

- Compreender a propagação de ondas estacionarias e o fenomeno da ressonancia.

Materiais utilizados

Gerador de sinais de áudio

Alto falante

Haste

Pó de serragem (cortiça)

Suporte com régua para o tubo de vidro

Tubo de vidro

Pistão móvel

Termômetro[pic 3]

Procedimento experimental

Dados obtidos

Cálculos

Resultado e discursões

Conclusão

Bibliografia

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (117 Kb)   docx (71 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com