TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O trabalho do assistente social no CAPS

Por:   •  29/9/2016  •  Projeto de pesquisa  •  1.150 Palavras (5 Páginas)  •  465 Visualizações

Página 1 de 5

FACULDADE MAURÍCIO DE NASSAU

                      Alessandra Queiroz Araujo

   

O TRABALHO DO ASSISTENTE SOCIAL           NO CENTRO DE ATENDIMENTO PSICOSSOCIAL III DA REGIONAL III.

                     

                          FORTALEZA

                                                    2016

                               Pergunta de Partida

Como o(a) Assistente Social atua com os usuários de acordo com seu código de ética no Centro de Assistência Psicossocial da Regional III em Fortaleza?

OBJETIVOS

I-Objetivo Geral

Estudar o trabalho do assistente social no Centro de Atenção Psicossocial, da Regional II, em Fortaleza/Ce.

II-Objetivos específicos

  • Compreender a importância da atuação do assistente social em um centro de atenção psicossocial
  • Perceber os desafios que os assistentes sociais tem dentro do centro de atenção psicossocial
  • Analisar o atendimento dos assistentes sociais no centro de atenção psicossocial.

METODOLOGIA

A pesquisa para profissional, se dá como uma forma de desenvolvimento nos processos globais e na produção de conhecimento. Portanto, é de extrema importância entender conceito de pesquisa. A pesquisa é;

(...) a atividade básica da ciência na sua indagação da realidade. É na pesquisa que alimenta a atividade de ensino e atualiza frente a realidade do mundo. Portanto, embora seja uma prática teórica, a pesquisa vincula pensamento e ação, o seja, nada pode ser intelectualmente um problema se não tiver sido, em primeiro lugar, um problema da vida prática(...) ( MINAYO, 2013, p.16)

        

No serviço social, principalmente na área acadêmica ou de intervenções profissionais, é imprescindível a utilização da pesquisa como um instrumento cientifico, para que possibilite a sistematização dos conhecimentos dos fatos e direcionando o assistente social. Para Iamamoto (2008);

Para o assistente social, a pesquisa de situações concretas constitui o objeto de seu trabalho, é o caminho necessário para compreender os fenômenos sociais particulares com os quais lidam no seu cotidiano, alimentando a elaboração de propostas fincadas na realidade e capazes de acionar possibilidades de mudanças existentes.

Decifrar processos sociais tanto em determinações gerais, como em suas expressões particulares, é também requisito necessário, para se superar a defasagem entre um discurso teórico genérico sobre a sociedade capitalista e os fenômenos sociais singulares, traduzido no reincidente da dicotomia entre teoria e prática.

         A classificação da pesquisa no objeto de estudo será qualitativa, em que há estudos aprofundados dos usuários estudados durante o tema. Esse tipo de metodologia para Goldenberg (2009,p.53), consiste nas descrições detalhadas de situações que tem como objetivo compreender os indivíduos nos seus próprios temos.

Terá uma pesquisa bibliográfica, para melhor aprofundar os estudos, utilizando obras de autores com referido tema estudado. Segundo, Gil (2002,p.44),[...] A pesquisa bibliográfica é desenvolvida com base em materiais elaborados, constituindo de livros e artigos científicos. A parti da pesquisa bibliográfica pude compreender as categorias do meu tema, que são: Saúde mental e serviço social.

A técnica que será utilizada, é a entrevista semi estruturada com objetivo de coletar dados através de um roteiro elaborado. Segundo Bertucci (2012,p.63), o pesquisador tem flexibilidade para introduzir, alterar ou eliminar questões de acordo com as necessidades da pesquisa. Esse, tipo de técnica é uma estratégia para aprofundar as investigações.

Será feita uma entrevista com profissionais e equipes interdisciplinares, em que assistentes sociais, segundo Iamamoto (2009) é a base para sua especialização no campo, além da entrevista, os assistentes sociais desenvolvem ações assistenciais e socioeducativas e acolhimentos.

        A pesquisa será realizada no Centro de Atenção Psicossocial, da Regional II, essa escolha se dará para entender e saber como é o trabalho do assistente social e equipes interdisciplinares juntamente com os usuários. Buscaremos utilizar essas técnicas para compreender a prática desse profissional.

                             Cronograma

   Atividades

AGO

2016

SET

2016

OUT

2016

NOV

2016

DEZ

2016

JAN

2017

FEV

2017

MAR

2017

ABRI

2017

MAIO

2017

JUNH

2017

Revisão bibliográfica

 X

 X

 X

 X

 X

 X

 X

 X

 X

 X

 X

Pesquisa em campo

  

  X

Leitura mais aprofundada das referências

 

  X

 X

 X

 X

 X

 X

Entrevista

 X

X

Pré-Teste

 

 X

X

X

Finalizações e correções

 X

 X

 

 

 

 

Entrega para comitê de ética

 X

 

Defesa da manografia

 X

                            Roteiro de entrevista

- Perguntas sobre perfil dos profissionais

  1. Qual seu nome?
  2. Qual a faixa étaria?

              (   ) 20 – 30 (   ) 31 – 40 (   ) 41 – 50 (   ) acima de 50

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (100.2 Kb)   docx (14.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com