TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Papel Da Assistente Social No Caps Ad

Trabalho Universitário: Papel Da Assistente Social No Caps Ad. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/6/2014  •  391 Palavras (2 Páginas)  •  6.414 Visualizações

Página 1 de 2

Reflexões sobre atribuições privativas do(a) assistente social

Diante do ponto de vista de Marilda Iamamoto, o trabalho do

Assistente social dentro do CAPS AD que foi relacionado nosso trabalho consiste em reinserção social do usuário.

A reinserção social dentro do CAPS AD determina a recuperação integral do paciente e pressupõe a recuperação das perdas e a criação ou fortalecimento de uma rede de apoio, sendo o mesmo um processo que é longo, gradativo e dinâmico, por implicar numa revisão de estigmas sociais estabelecidos, no resgate da cidadania e na retomada de hábitos sociais saudáveis.

Existe uma necessidade de conhecer a vida toda do usuário, seus meios de convívio, suas habilidades, sua família e suas perspectivas de vida. No caso da família, a uma necessidade de ter um dialogo para obter informações e solicitações de opiniões para que tenha um tratamento que se adeque as necessidades do paciente.

O processo de tratamento do CAPS AD envolve: acolhimento, socialização inicial de informações para adesão dos usuários, aspectos médicos, diagnósticos da patologia, administração de medicações, acompanhamento da evolução do usuário, incluírem usuário na sociedade, aspectos psicológicos, atendimento terapêutico para tratar questões psicológicas entre outras funções.

Estatísticas demonstram que o consumo do álcool e outras Drogas, exceto. Tabaco, respondem por 12% de todos os Transtornos mentais graves na população acima de 12 anos no Brasil, sendo o impacto do álcool dez vezes maior se comparado ao conjunto das drogas ilícitas, e aproximadamente 10% da população dos centros urbanos mundiais consomem abusivamente substâncias psicoativas, independentemente da faixa etária, gênero, nível de instrução e poder aquisitivo.

O álcool é a droga preferida dos brasileiros (68,7% do total), seguido pelo tabaco, maconha, cola estimulantes, ansiolíticos, cocaína, xaropes e estimulantes, nesta ordem. No País, 90% das internações em hospitais psiquiátricos por dependência de drogas, acontecem devido ao álcool. Motoristas alcoolizados são responsáveis por 65% dos acidentes fatais na cidade de São Paulo.

Diante de dados sobre o uso de álcool e drogas o CAPS AD vem ajudando a intervir juntos com equipe multiprofissional constituída de psiquiatras, enfermeiros, assistente social, psicólogos, terapeutas ocupacionais, auxiliares de enfermagem e Monitores.

E, portanto o objetivo do assistente social é intervir junto com os usuários promovendo os direitos sociais do mesmo, intervindo na realidade social dos usuários, a fim de identificar as expressões da questão social relacionadas no uso de substância psicoativas, e promovendo politicas públicas, incluindo o usuário dentro da sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com