TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Atuação Pedagógica Inclusiva Do Professor Na Educação básica

Monografias: A Atuação Pedagógica Inclusiva Do Professor Na Educação básica. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/5/2014  •  907 Palavras (4 Páginas)  •  324 Visualizações

Página 1 de 4

O processo educativo na modalidade EaD: possibilidades pedagógicas em ambientes virtuais de aprendizagem.

INTRODUÇÃO:

A crescente demanda por formação contínua e continuada desencadeada pela emergência da Sociedade de Informação e a consolidação da Educação a Distância – EaD, enquanto modalidade de ensino capaz de oferecer um processo de ensinar e aprender para sujeitos que estão em lugares remotos, contribuem diretamente para o despertar do interesse de instituições públicas e privadas em ofertar cursos através dessa modalidade. No entanto, diante da carência de regulamentação, característica de tudo o que é novo na área de educação e do insistente discurso da inovação, verificamos uma busca frenética pelo desenvolvimento de novas tecnologias de informação e comunicação que dinamizem o processo educativo nessa outra modalidade, atualmente os Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Diante disso, constatamos que a mesma atenção dispensada à aquisição dos inovadores recursos tecnológicos não se verifica em relação à fundamentação teórica e metodológica que sustenta o design desses ambientes virtuais, o que conseqüentemente se reflete no processo educativo realizado nesses. Partindo disso, nosso trabalho teve o seguinte problema de pesquisa: qual a real importância da EaD e as possibilidades pedagógicas dos ambientes virtuais de aprendizagem na atual Sociedade da Informação?

METODOLOGIA:

Considerando nosso objeto tratar-se de uma modalidade específica de educação, recorremos, dentro da abordagem qualitativa, ao estudo de caso. Esse tipo de abordagem justifica-se, conforme explica Gil (1996, p. 58), pelo fato de ser o estudo de caso “caracterizado pelo estudo profundo e exaustivo de um ou de poucos objetos, de maneira que permite o seu amplo e detalhado conhecimento”. O que veio ao encontro do objetivo geral de nossa proposta de trabalho. Pois, tendo o estudo de caso como principal característica o estudo intensivo de um determinado universo ou fato, investigando todos os seus aspectos, esse método acabou complementando coerentemente nossos interesses com esta pesquisa (Yin, 2001). Assim, nos debruçamos sobre a prática de professores de áreas diversas das duas instituições (UFPA-FAM) no sentido de compreender a relevância da modalidade EaD e as possibilidades pedagógicas dos ambientes virtuais de aprendizagem na atual Sociedade da Informação.

RESULTADOS:

Em um momento em que a sociedade se reconfigura em Sociedade da Informação e passa ditar novos valores sociais que implicam em profundas transformações sociais, políticas, econômicas e culturais, cabe à educação minimizar os efeitos dessa transformação na vida do cidadão oportunizando-lhe condições para seu ingresso e permanência no mercado de trabalho e o exercício de sua cidadania. É nesse sentido que compreendemos, com este trabalho, a importância da educação a distância para se alcançar essa meta (Lévy, 1999). Assim, diante da primeira questão apresentada em nosso problema de pesquisa, qual a importância da educação a distância e dos ambientes virtuais de aprendizagem, encontramos a resposta de nosso problema incursionando por uma grande diversidade de literaturas, as quais são unânimes em apontar a EaD enquanto mecanismo fundamental para uma formação continua e continuada, palavras de ordem na atual configuração social. Em relação aos ambientes virtuais, sua importância é plenamente justificada por sua capacidade de facilitar a interação, o diálogo, o encontro entre os sujeitos do processo educativo na modalidade EaD. Quanto ao nosso segundo problema: quais as possibilidades pedagógicas dos ambientes virtuais de aprendizagem, vimos que através desses ambientes,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com