TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Atuação Pedagógica Inclusiva Do Professor Na Educação básica

Trabalho Universitário: A Atuação Pedagógica Inclusiva Do Professor Na Educação básica. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/5/2014  •  1.346 Palavras (6 Páginas)  •  326 Visualizações

Página 1 de 6

1- INTRODUÇÃO

O presente trabalho interdisciplinar pretende relacionar as disciplinas: Educação a Distância, Sociedade, Educação e Cultura, Educação Inclusiva, Língua Brasileira de Sinais e Seminário da Prática I referente ao 1º semestre do Curso de Artes Visuais buscando intercalar a importância da atuação pedagógica inclusiva do professor na Educação Básica.

Existe uma preocupação mundial em construir uma sociedade que não apenas reconheça a diferença no ser humano, mas que favoreça condições para o desenvolvimento das potencialidades de todos nas suas singularidades. A inclusão social depende de muitos fatores interligados como, assistência social, saúde, trabalho, transporte, cultura, lazer, e principalmente políticas de educação.

Mas a educação inclusiva se torna uma realidade desafiadora, para as escolas brasileiras, pois ter direito a educação não significa apenas ter acesso a uma matrícula, deve-se realizar um conjunto de ações voltadas para o desenvolvimento e aprendizagem dos alunos, com a participação de pais, professores, gestores, formadores docentes, a fim de garantir as condições necessárias para a educação voltada ao longo da vida, seja o aluno portador de necessidades especiais ou não. Para que os educadores tenham êxito em seus objetivos pedagógicos eles devem conhecer seus alunos, suas capacidades e dificuldades e trabalhar a partir delas.

2. DESENVOLVIMENTO

No estudo de caso que nos foi fornecido, prevendo ações que auxiliem esse aluno a uma adequada inclusão, sugerimos atividades que facilitem a interação deste com os demais colegas. Iniciando em rever o Projeto Político Pedagógico e o currículo da escola, o PPP deve dar importância à diversidade é o instrumento que a equipe pedagógica terá para atender as necessidades especiais, já o currículo deve conter flexibilização das atividades com mais recursos (sonoros, visuais, e táteis). Várias formas de expressão como pintura, dança, teatro, canto e a literatura ajudam nas práticas pedagógicas, favorecendo a comunicação entre o aluno e os demais colegas de sala. A leitura e bate papos nas classes são importantes, assim como trabalhos em grupo que favorecem a socialização.

Devido as dificuldades de oralidade apresentadas pelo aluno seria importante ter um diagnostico, de profissionais como otorrinolaringologistas, ou fonoaudiólogos, o tratamento de uma maneira geral deveria ser iniciado o quanto antes mesmo em crianças que mal começaram a falar. Isso evitaria constrangimentos e dificuldades de aprendizagem.

Como as dificuldades da fala atrapalham a comunicação do aluno, dificultando sua interação, cabe ao professor conscientizar seus alunos sobre as diferenças, e respeito pelo colega que não deve ser visto como um estranho, evitando bullying.

As agressões que o aluno comete podem ser uma forma de se defender, ou consequências de sua deficiência, quando ele agride professores e colegas, ele os afasta, por isso necessita de um acompanhamento psicológico para entender o que o leva a ter essas atitudes, e evitar transtornos pois deve-se preservar a integridade dos alunos e professores, sem afastar o incluso da escola.

Os professores de modo geral não estão preparados para trabalhar com alunos inclusos, faltam cursos de capacitação e profissionais que os auxiliem, dentro da escola. Mas algumas atitudes como manter uma relação afetiva, e de atenção para com esse aluno podem ajudar em seus relacionamentos. É preciso que se observe a relação entre docente e aluno, e não comportamentos isolados de cada um, com vistas a melhoria dessa interação, assim exige-se uma boa reflexão por parte do professor para que haja comunicação pois o processo de ensinar vai além da exposição de conteúdos, vai ao encontro às potencialidades de cada indivíduo, seus sentimentos e necessidades. Alguns itens importantes que o professor deve observar neste aluno:

- Não perder a oportunidade de acompanhar a estrutura de raciocínio espontâneo de seu aluno.

- O educador deve orientar e dar incentivo ao seu aluno, sempre com base no diálogo, onde os erros desse estudante possam ser vistos como integrantes do processo.

O aluno, como qualquer ser humano precisa de afeto para se sentir valorizado, o professor que chama seu aluno pelo nome, que repara em algum detalhe, um corte novo de cabelo, que faz algum elogio realizando alguns pequenos gestos de atenção que quebram barreiras e faz crescer a amizade entre eles. Por isso cabe ao professor mostrar a importância de se considerar e utilizar a afetividade para modificar essa relação oportunizando situações em que o aluno possa mostrar todo seu potencial, e abraçar o princípio das diferenças e da flexibilidade para com seu aluno.

O aluno se sentirá importante se o professor pedir sua ajuda para realizar pequenas atividades no dia a dia, como ser o ajudante do dia, é claro tudo deve ser feito dentro de suas possibilidades, e capacidades. Nunca se deve expor a dificuldade do aluno em público.

Já em relação a aprendizagem e desenvolvimento cabe ao professor identificar os recursos, práticas e os conhecimentos pré existentes para apoiar a aprendizagem. O mais importante é garantir que o conteúdo não seja acelerado, e nem passado em branco pelo aluno, mas sim que se busquem formas, estratégias, materiais para que aquele conteúdo seja apreendido. Por exemplo: uso de material concreto para operações matemáticas, dramatização para conteúdos históricos ou literários, ou seja, apresentar o conteúdo de forma lúdica.

Se houver necessidade de repetir o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com