TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Atuação Pedagógica Inclusiva Do Professor Na Educação básica

Casos: A Atuação Pedagógica Inclusiva Do Professor Na Educação básica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/5/2014  •  1.568 Palavras (7 Páginas)  •  772 Visualizações

Página 1 de 7

A escola não pode tudo, mas pode mais. Pode acolher as diferenças. É possível fazer uma pedagogia que não tenha medo da estranheza, do diferente, do outro. A aprendizagem é destoante e heterogênea. Aprendemos coisas diferentes daquelas que nos ensinam, em tempos distintos, (...) mas a aprendizagem ocorre, sempre. Precisamos de uma pedagogia que seja uma nova forma de se relacionar com o conhecimento, com os alunos, com seus pais, com a comunidade, com os fracassos (com o fim deles), e que produza outros tipos humanos, menos dóceis e disciplinados.

(ABRAMOWICZ, 1997).

Educação. Acessibilidade. Transformação do “SER” como cidadão comprometido e consciente de seus direitos e deveres perante a sociedade. São esses os objetivos que a Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Professor Levi Alves de Freitas, localizada no Bairro Parque das Gemas, na Avenida Diamantes, sob a Direção da Educadora Simone Giacomelli e a Vice Aurizete Vinagre de Lima.

A Escola tem conseguido fazer a diferença na educação dos seus 950 alunos do 1º Ano a 8ª Série, e Educação de Jovens e Adultos – EJA – da 1ª a 4ª Etapa.

De acordo com as coordenadoras Pedagógicas Letícia Pereira Gonçalves e Gislaine Vicente Bento, e Orientadoras Silvana Silveira e Nadia G. Teixeira, o corpo docente vem se destacando pela capacidade de integrar os conteúdos das aulas às atividades extracurriculares, possibilitando a construção do conhecimento de forma mais atrativa, o que possibilita aos alunos o conhecimento.

A Diretora Simone Giacomelli, ressaltou que a Escola oferece atendimento especial para os alunos com necessidades especiais, que possui Sala de Recursos e rampas de acesso. Os atendimentos voltados a essas crianças são realizados por um profissional habilitado em educação especial, com a ajuda de estagiários.

A Escola promove também projetos de Leitura, uma viagem a imaginação; Programa de Eficiência Energética – PROCEL –; Artes na Escola; Ciclismo e Atletismo; e, Mais Educação, que atende mais de 120 alunos nas Oficinas de Letramento, Matemática, Fanfarra, Karatê e Capoeira.

“É por meio desses projetos que conseguimos obter melhores resultados nos indicadores do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB –, que mostram os avanços que tivemos na qualidade da educação”, diz a diretora.

A Educação inclusiva compreende a Educação especial dentro da escola regular e transforma a escola em um espaço para todos. Ela favorece a diversidade na medida em que considera que todos os alunos podem ter necessidades especiais em algum momento de sua vida escolar.

Há, entretanto, necessidades que interferem de maneira significativa no processo de aprendizagem e que exigem uma atitude educativa específica da escola como, por exemplo, a utilização de recursos e apoio especializados para garantir a aprendizagem de todos os alunos.

A Educação é um direito de todos e deve ser orientada no sentido do pleno desenvolvimento e do fortalecimento da personalidade. O respeito aos direitos e liberdades humanas, primeiro passo para a construção da cidadania, deve ser incentivado.

Educação inclusiva, portanto, significa educar todas as crianças em um mesmo contexto escolar. A opção por este tipo de Educação não significa negar as dificuldades dos estudantes. Pelo contrário. Com a inclusão, as diferenças não são vistas como problemas, mas como diversidade.

É essa variedade, a partir da realidade social, que pode ampliar a visão de mundo e desenvolver oportunidades de convivência a todas as crianças.

Preservar a diversidade apresentada na escola, encontrada na realidade social, representa oportunidade para o atendimento das necessidades educacionais com ênfase nas competências, capacidades e potencialidades do educando.

Considerando o fato de um aluno ser recebido como um dependente diferente ou incapaz visto pelos demais como alguém que precisa ser atendido de forma especial, é preciso que haja um cuidado para que os outros envolvidos no processo sejam cooperativos e entendam seu papel social.

A possibilidade da inclusão é a oportunidade de mudar atitudes, pois é só quando nos deparamos com nossos próprios limites que vemos o quanto é importante buscar alternativas para configurar de forma adequada uma educação inclusiva de qualidade.

Só ocorrerá uma educação inclusiva verdadeiramente comprometida global na estrutura e funcionamento das instituições inclusivas, porque denominar-se inclusiva não basta para ser de fato.

Somos diferentes, pensamos diferentes, agimos de modo diferente, sentimos diferente.

E tudo isso porque vivemos e aprendemos de forma diferente, cada um tem uma visão de mundo própria e com um significado que é fruto de suas associações.

Então, o que ‘serve’ para alguns, não significa que deve servir para todos.

Muitos fatores estão envolvidos nessa mudança, entre eles a afetividade, o desenvolvimento das potencialidades e a transformação de alguns conceitos.

Para fins de entendimento serão usados os termos NEE (Necessidades Educativas Especiais). O que caracteriza a educação inclusiva é o fato de que é preciso que todas as crianças tenham a mesma oportunidade de acesso, permanência e aproveitamento na escola, isto independente de qualquer característica específica que o educando possua. Sendo detectadas as deficiências, os educandos necessitam do apoio técnico, acessibilidade e contato com recursos pedagógicos que auxiliem no desenvolvimento das atividades de forma que aprendam, cada um a seu tempo, as tarefas que são comuns aos demais alunos da classe.

Os efeitos positivos da prática da educação inclusiva podem ser percebidos quando educadores, familiares e toda a comunidade estiverem convencidos de que o objetivo da educação inclusiva é garantir que todos os educandos, com ou sem deficiência, participem ativamente das atividades

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com