TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Atuação Pedagógica Inclusiva Do Professor Na Educação básica

Exames: A Atuação Pedagógica Inclusiva Do Professor Na Educação básica. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/6/2014  •  3.850 Palavras (16 Páginas)  •  271 Visualizações

Página 1 de 16

INTRODUÇÃO

A atuação pedagógica inclusiva do professor na educação básica

Baseado neste título foi realizada uma pesquisa com uma professora do 3º ano do ensino fundamental, com o objetivo de descrever a prática de ensino voltada para a inclusão apresentando todos os seus aspectos relevantes..

Para a realização desta entrevista foi necessário algumas observações direta desta professora em sala de aula.

A primeira tarefa foi verificar a postura da educadora diante da necessidade de se trabalhar com esta turma. Ao entrar na sala a docente cumprimentou a turma e entregou várias tarefas, cada tarefa de acordo ao nível do alunado. Ao entregar as atividades, ela ia orientando como executá-las. Enquanto ela distribuía as atividades observava uma aluna com síndrome de down quietinha em seu lugar.

Após a entrega das atividades ela se dirigiu até esta aluna e entregou uma folha com um desenho para que ela a colorisse. Esta aluna abriu sua mochila, pegou o lápis e começou a colorir o desenho a seu modo. Não demorou 5 minutos ela jogou o lápis em seu coleguinha e empurrou a mesa no chão. Ela gritava, fazia de tudo para chamar a atenção da professora. Esta por sua vez conversou e tentou a acalmá-la.

Verificou-se que a professora observada estava acostumada e sabia lidar com aquela situação. A criança não parava de empurrar a mesa e a cadeira. Ela fazia tudo isso como se fosse uma diversão. Percebi que a professora ficava preocupada com o resto da turma, pois aquela situação era muito preocupante, já que a professora relatou que um dia anterior ela havia machucado um dos alunos.

A professora solicitou a presença da diretora em sala de aula e juntamente, decidiram mandar a criança para a casa, uma vez que esta não parava de chorar.

Durante a observação foi possível verificar que a professora não estava apta para receber esses alunos com necessidades especiais, mas apesar de toda dificuldade encontrada, a docente tinha muito amor e dedicação por seu trabalho, e que tudo é possível no momento que acreditamos em uma transformação no âmbito educacional. Visto que, nós educadores somos responsável por ela. Portanto, temos que fazer a nossa parte, conhecendo e aplicando métodos que venha sanar toda dificuldade que encontramos no espaço escolar. É necessário que o professor deve fazer cursos para preparar-se para receber os alunos especiais; ser flexível, aberto às mudanças, comunicativo, observador, sensível e dominar o conteúdo ministrado para que possa ensinar o mesmo de várias maneiras diferentes atingindo assim todos os alunos; deve trabalhar com grupos de alunos, em cooperação; e buscar sempre ajuda e apoio de outros profissionais.

DESENVOLVIMENTO

Ao observar as aulas e fazer uma entrevista com uma professora do 3º ano do ensino fundamental, percebe-se que as escolas de nosso município não estão preparadas para inserir crianças com necessidades especiais, além dos professores que não são bem preparados, as próprias instituições de ensino não contam com recursos físicos e didáticos que visam atender às necessidades desses alunos.

Sabe-se que a educação especial por muito tempo era para cuidar das crianças que eram excluídas. Hoje ela precisa rever o seu papel, e reconhecer que para educação inclusiva acontecer na prática, é necessária a qualidade, eficiência e competência dos gestores educacionais, professores e família bem como a disponibilidade de recursos e oferecimento de boa estrutura escolar pelas políticas públicas, pois a educação inclusiva necessita do seu cumprimento, acordado à qualidade que a legislação brasileira oferece.

É importante que as pessoas vejam a inclusão com outro olhar. Já que ela é um processo de aprendizado e o aluno precisa estar presente na escola, e o professor tem que criar condição para que ele realmente participe das atividades escolares, aprendendo e desenvolvendo suas potencialidades.

Para muitos professores enfrentar momentos que fogem da sua rotina não é nada fácil, portanto, o melhor caminho é compreender que as crianças têm características específicas e procurar conhecer bem cada uma delas, pois conhecê-la é o primeiro passo para fazer um bom trabalho. Sendo que a inclusão considerada uma tentativa de reedificar esse público, analisando desde os casos mais complexos aos mais singelos, pois uma educação de qualidade é direito de todos.

CONSIDERAÇÕES FINAIS:

Ao final deste trabalho pode concluir que o professor deve fazer cursos para preparar-se para receber os alunos especiais e que a escola tem a função de receber e ensinar todas as crianças, jovens e adultos independente de suas condições físicas, intelectuais ou sociais, adaptando-os ao processo ensino-aprendizagem, bem como a estrutura física da escola adaptada às necessidades do seu alunado. Uma vez que, a cada ano que passa as instituições brasileiras estão se inovando cada vez em busca de soluções como a formação de professor, já que um professor com uma formação de qualidade dominará o conteúdo que será ensinado, além de saber a melhor maneira de passar esse conteúdo, com isso ele faz qualquer aluno aprender, e uma escola de qualidade é aquela na qual todos entram e todos aprendem.

ENTREVISTA COM A PROFESSORA DO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

01. Professora você se sente realizada com o seu trabalho.

Professora: Sim, faço o que gosto. Não me vejo fora da sala de aula, cada aluno que aprende a ler e escrever é uma vitória para mim, pois sei que minha missão como educadora é fazer com eles adquiram conhecimentos, os quais eles irão utilizá-los durante as suas vidas.

2. Como é composta a sua sala de aula.

R. Minha sala é composta por 21 alunos, sendo 13 meninos e 8 meninas, com distorção idade série e quase todos com dificuldade de aprendizagem, e uma aluna com Síndrome de Down.

03. Com relação a sua classe, sabe-se que possui aluno com necessidades especiais, você estava preparada para receber esses alunos?

R. Não, mas nem por isso eu deixei de recebê-los, apesar de não ter uma metodologia adequada e nem recursos para atuar com esses alunos.

04. Quais estratégias você utilizou para superar esse desafio, já que não teve nenhuma instrução para receber este público?

R. O amor, esta foi

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.4 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com