TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Atuação Pedagógica Inclusiva Do Professor Na Educação básica

Ensaios: A Atuação Pedagógica Inclusiva Do Professor Na Educação básica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/10/2014  •  1.549 Palavras (7 Páginas)  •  414 Visualizações

Página 1 de 7

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

EDUCAÇÃO FÍSICA

QUÉSIA FARIA BRAGA FERREIRA

A atuação pedagógica inclusiva do professor na educação básica

Ariquemes

2014

QUÉSIA FARIA BRAGA FERREIRA

A atuação pedagógica inclusiva do professor na educação básica

Trabalho apresentado ao Curso de Educação Física da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de Organização do trabalho pedagógico; Filosofia da educação e pensamento pedagógico; Psicologia da educação e da aprendizagem; Seminário da Prática II.

Profºs. Marlizete Cristina Bonafini Steinle, José Adir Lins Machado, Vilze Vidotti Costa, Mari Clair Moro Nascimento, Regina Célia Adamuz, Taíse Ferreira da Conceição Nishikawa, Reinaldo Benedito Nishikawa.

Ariquemes

2014

A atuação pedagógica inclusiva do professor na educação básica

O estudo a seguir tem por objetivo analisar a ação pedagógica do professor em sala de aula. O intuito é avaliar práticas exercidas pelos professores durante as aulas que surtiram um efeito positivo no processo de ensino-aprendizagem dos alunos.

Sendo assim, foi realizada uma pesquisa na E.E.E.F.M Frei Henrique de Coimbra, situada no município de Cacaulândia-RO. A pesquisa foi feita com uma professora de Língua Portuguesa que atua há muitos anos na área, e nos últimos anos leciona com turmas de 6º e 7º anos do ensino fundamental.

É importante ressaltar que a escola acima citada só atende alunos a partir da segunda etapa do ensino fundamental, ou seja, alunos do 6º ano em diante. O ensino de pré-escolar e primeira etapa do ensino fundamental são realizados pelas escolas municipais: Jardim de Infância Criança Feliz e E.M.E.F Nelso Alquieri.

Os alunos que até então estudavam no 5º ano eram acostumados a somente uma professora, que eles chamam carinhosamente de “tia”, estudavamm cerca de sete disciplinas. Portanto, ao mudarem de escola se deparam com uma realidade totalmente diferente, ou seja, cerca de dez disciplinas, muitos professores, sendo um por disciplina.

Outro fator que causa tamanho estranhamento é o fato deles mudarem de superiores para inferiores, no que diz respeito a faixa etária. Na escola municipal que estudavam o 5º ano eles eram os maiores, aqueles que impõem no pensamento deles certo tipo de “respeito”. Já na escola estadual eles são os menores de todos, e ficam até meio acanhados em meio a tantos alunos maiores que eles.

Desta maneira, a escola Frei Henrique de Coimbra, percebeu um alto nível de reprovação nos 6ºs anos. E então procurou juntamente com os professores e a equipe pedagógica elaborar estratégias para diminuir o nível de reprovação destes alunos, e aumentar o nível de aprendizagem dos mesmos, tendo em vista que estes que hoje são 6º ano amanhã serão ensino médio, e é da base que se constrói alunos participativos e ativos na vida escolar.

Em conversa com a professora de Língua Portuguesa, a mesma informou que procura trabalhar de maneira diferenciada com os alunos do 6º ano. Pois a Língua Portuguesa é de suma importância para a vida não só escolar, mas social e profissional dos alunos. Desta maneira a educadora ralatou uma experiência exitosa que realiza todos os anos com seus alunos. Nesta prática escolhida a mesma trabalha três elementos essenciais: a leitura, a escrita e a oralidade. O objetivo da estratégia utilizada é englobar as três habilidades mais importantes para que o aluno consiga obter bons resultados durante a sua vida escolar e também na sua vida pessoal.

A atividade é desenvolvida em três etapas. Primeiramente os alunos são encaminhados para a biblioteca, onde vão escolher um livro de seu interesse e fazer a leitura. O próximo passo é fazer um resumo do livro que leu. E para finalizar os alunos apresentam a história do livro para a professora e o restante da turma. De acordo com a professora os resultados obtidos neste trabalho que já é desenvolvido por ela há muito tempo é bastante positivo, pois os alunos melhoram a leitura, a escrita e a oralidade.

A comprovação de que é realmente um experiência exitosa, é quando a professora se depara com estes alunos no 7º ano e percebe que muitos já se expressam oralmente com mais facilidade do que no início do 6º ano. Alunos que no ano anterior ficavam extremamente nervosos durante a apresentação oral, se mostram calmos e com uma desenvoltura na fala, na escrita e na leitura muito além do que possuiam anteriormente.

Ao realizar a conversa com a professora, fica claro o significado da expressão “Experiência Exitosa”. Chegou-se a conclusão que esta expressão significa um método de ensino adotado pelo professor visando a aprendizagem dos alunos. Para este trabalho ser considerado uma experiência exitosa, é preciso que os resultados obtidos com o trabalho sejam positivos.

Alguns autores apresentam definições para métodos. Bordenave e Pereira defendem que o método é “um conjunto organizado de técnicas e procedimentos” (2004, p.84). Sendo assim acreditam, que é através dos métodos que é possível os professores aguçar nos alunos a vontade de aprender. Na mesma linha de raciocínio

Abreu e Mazetto (apud Tacca, 2006, p.47) afirmam que estratégias e métodos são palavras com o mesmo significado e apontam os métodos como “meios que o professor utiliza na sala de aula para facilitar a aprendizagem dos alunos, ou seja, para conduzi-los em direção aos objetivos daquela aula, daquele conjunto de aulas ou daquele curso”. Já para Libâneo “os métodos de ensino consistem na mediação escolar tendo em vista ativar as forças mentais dos alunos para a assimilação da matéria”(1994, p.160).

Desta forma Wachowicz afirma, que a didática, ou seja, o trabalhar diferenciado, chamativo e lúdico é que vai estabelecer

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com