TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A AÇÃO PEDAGÓGICA DO PROFESSOR EM SALA DE AULA

Dissertações: A AÇÃO PEDAGÓGICA DO PROFESSOR EM SALA DE AULA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/5/2014  •  931 Palavras (4 Páginas)  •  906 Visualizações

Página 1 de 4

A AÇÃO PEDAGÓGICA DO PROFESSOR EM SALA DE AULA

A alfabetização é uma das etapas que contribui para a evolução intelectual do aluno, e é um processo contínuo que ocorre de maneira gradativa. Não basta apenas codificar e decodificar. O aluno precisa interpretar compreender e assimilar o conteúdo para que efetivamente ocorra o ensino e a aprendizagem da leitura e escrita.

No processo de alfabetização, professor e alunos ocupam papel de destaque, caminhando juntos na construção do conhecimento e objetivando os mesmos ideais. Durante esse percurso, é significativa a importância dada aos trabalhos desenvolvidos coletivamente, pois priorizam ações e posturas que desencadeiam interações entre os alunos, contribuindo, de forma expressiva, para o processo pedagógico, o qual também auxiliará na formação do aluno como sujeito ativo e pensante na sociedade.

A educação básica pesquisada em nossa cidade foi em relação ao nível básico especialmente a primeira série, a qual as crianças estão iniciando no mundo do conhecimento e está afoito e curioso para novas descobertas, um ponto fundamental para uma ação certeira do professor em relação ao conhecimento a ser passado. Porém, muito cuidadoso, pois as mesmas estão dispersa e no mundo da lua. Na experiência vivida podemos observar que as crianças gostam de atividades coloridas, essas podem envolver simples equações ou até mesmo formas de expressões em desenhos, pois as crianças adoram o colorir do lápis. Nosso objetivo foi alcançado, pois, a grande meta é levar a noção de alfabetização às eles/elas, pois se trata da etapa mais complicada da vida. A educação básica inicial é a fase mais complicada para o professor, pois entendemos que o mesmo tem a missão de levar o conhecimento prévio do mundo em relação à educação ás crianças.

Temos como um exemplo à utilização de brincadeiras de transposição que “a criança age com um determinado objeto (real), mas utiliza-o com uma função (imaginária) diferente da habitual”. Visando assim fazer através da brincadeira um estimulo para que as crianças gostem da escola, dos amiguinhos e a vida em sociedade. Alfabetizar é possibilitar que o aluno tenha conhecimento não só das letras, mas, sobretudo, do significado, a fim de compreender o que está escrito, pois, mediante aquisição e produção de conhecimento, são obtidas outras formas de linguagem. É importante proporcionar ao aluno contato com diversos tipos de leitura, seja ela de qualquer texto e gravuras, fazendo com que desperte sua imaginação e criatividade.

“Brincar com crianças não é perder tempo, é ganhá-lo; se é triste ver meninos sem escola, mais triste ainda é vê-los sentados enfileirados em salas sem ar, com exercícios estéreis, sem valor para a formação do homem.”

Carlos Drummond de Andrade

REFLEXÃO SOBRE A EDUCAÇÃO BÁSICA NA SÉRIE INICIAL

Compreendemos que experiência exitosa é aquela experiência que atingiu o seu fim, e vimos também que o conhecimento prévio é fundamental para o seguimento dos anos, pois ela é à base da qual as crianças têm pra dar seguimento na educação básica, dá também à noção e o entendimento para que possam dar sequência em seus anos escolares até mesmo na universidade. Começando através de brincadeira e aprofundando com a passar do ano. Porque através da BRINCADEIRA o professor pega a confiança da criança, dando uma liberdade maior na formação do caráter e moldando seu sentimento de rejeição. Podemos analisar pela experiência vivida em sala de aula e verificarmos que a partir do exemplo escolhido, vimos ao final que as etapas (tarefas, atividades, brincadeiras totalmente pedagógicas) foram muito bem aceitas pelas crianças podendo assim a partir dessa atividade fazer com que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com