TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A AÇÃO PEDAGÓGICA DO PROFESSOR EM SALA DE AULA

Monografias: A AÇÃO PEDAGÓGICA DO PROFESSOR EM SALA DE AULA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2014  •  2.141 Palavras (9 Páginas)  •  569 Visualizações

Página 1 de 9

A AÇÃO PEDAGÓGICA DO PROFESSOR EM SALA DE AULA

A AÇÃO PEDAGÓGICA DO PROFESSOR EM SALA DE AULA

1.Introdução

Esse texto aborda a ação pedagógica de uma professora que para ter exito com seu aluno usou sua concepção de ensino e conhecimento profissional e promoveu a aprendizagem e desenvolvimento de seu aluno.

A ação pedagógica do professor em sala de aula

A educação inclusiva é uma ação política ,cultura,social e pedagógica,desencadeada em defesa do direito de todos os alunos de estarem juntos,aprendendo e participando,sem nenhum tipo de discriminação.

Assim sendo, houve uma experiência de um desafio de qualificação que com sucesso efetivou a inclusão de um aluno no processo Ensino e Aprendizagem na rede SESI de Educação, Centro Educacional - 290 do município de Pirassununga/SP.

Nessa escola, essa experiência de caráter interdisciplinar, após a mudança no sistema educacional, assumiu o papel de assegurar ações, que definidas em seu currículo, são opções por práticas desiguais e inclusivas.

2.Desenvolvimento

Não há a intenção de relatar todo o processo que se realiza com diversos alunos, mas especificamente descrever a inserção incondicional de um aluno: Josimar Francisco Soares Sabará, o qual tive a oportunidade de tê-lo como aluno quando ele tinha 10 anos ( 1997) e atualmente com 16 anos. Observa-se , nesse ano de 2003, o progresso e muita dificuldade que ele teve em seu desempenho de aprendizagem durante os anos anteriores. Para melhor compreensão, relata-se a seguir a apreciação sobre o rendimento escolar desse aluno .

Em 1995 o aluno estudava na Escola estadual “Professor Dr. René Albers, situada em uma vila da periferia da cidade. Naquela época , o curso freqüentado era o Ciclo Básico. No final do semestre desse ano, a professora descreve o seguinte desempenho do aluno:

“O aluno domina o traçado das letras, encontra-se na fase pré-silábica. Conhece e nomeia algumas letras do alfabeto”.

Final do 2º. Semestre desse mesmo ano, na mesma escola e mesma professora:

“Conhece as letras do alfabeto e algumas sílabas dadas, mas ainda não consegue juntá-las para formar palavras”.

Em janeiro de 1996 ele é transferido para o Centro Educacional SESI 290 em Pirassununga. Começa a cursar a 1ª. Série do Ensino Fundamental e é aprovado com média 6.0. Não há observação sobre o desempenho de Josimar no referido ano letivo.

Em 1997, na 2ª. Série B do Ensino Fundamental fazia parte de uma turma que era bastante heterôgenea. Josimar era muito querido pelos colegas. Naquela ano eu , professora da turma, observei que ele apresentava um grande conflito em relação à leitura: ele não distinguia letras , sílabas, não lia nada além do próprio nome. Porém , resolvia cálculos com bastante habilidade ( oralmente e/ ou registrava apenas números e resolvia situações – problema , desde que fosse lido para ele ).

Mas , naquela ano, a diferença não foi identificável e nada foi feito para aproveitar as condições que o aluno apresentava para criar uma aprendizagem múltipla, que levasse igualdade no processo de ensino. Quando , individualmente era o momento de ler alguma coisa, ele se desesperava, chorava muito e sempre assinava avaliações e entregava “em branco”, pois não conseguia ler absolutamente nada.

Naquele ano, a organização desse C.E. era em série; como ele não atingira os objetivos propostos, foi reprovado. Embora tivesse iniciado o processo de alfabetização, não consegui torná-lo alfabético e ficou retido na mesma série.

Lembro-me da angústia em não conseguir resolver aquele problema e a falta de experiência em relação ao processo de inclusão , embora já fosse conhecido, também em meios acadêmicos, o aspecto inovador da Declaração de Salamanca, que conforme seu próprio texto afirma ( UNESCO, 1994), essa Conferência:

“proporcionou uma oportunidade única de colocação da educação especial dentro da estrutura de “educação para todos ”firmada em 1990 (...) Ela promoveu uma plataforma que afirma o princípio e a discussão da prática de garantia de inclusão das crianças com necessidades educacionais especiais nessas iniciativas e a tomada de seus lugares de direito numa sociedade de aprendizagem.

Para mim é muito importante que o professor do ensino básico seja a principal figura na sociedade inclusiva. Não adianta contemporizarmos, é preciso ação efetiva : estudo/ teoria/ pesquisa/ formação continuada do docente e atuação coerente com as necessidades dos alunos.

Em 1998, ainda em sistema de séries, o aluno cursa a 2ª série B . A professora relata, sobre o desempenho dele naquele ano:

“Quanto à linguagem, apresentou dificuldade para participar das rodas de conversa, de histórias e de leitura. Nessas ocasiões, o aluno mostrou-se desinteressado, procurou fugir das mesmas se escondendo debaixo da carteira. Essa postura o prejudicou, não só no sentido de melhorar a comunicação, mas também no aspecto pedagógico, pois as atividades sugeridas, requeriam a organização do pensamento e a estruturação de idéias por meio da linguagem. Ele ficava a espera do auxílio da professora para escrever algo( com freqüência copiava palavras que estivessem em cartazes na sala de aula, as palavras não eram estruturadas adequadamente). Freqüentemente ele concentrava-se em ações alheias a aula, dispersando-se, o que levava a professora a uma retomada das explicações para que ele pudesse desenvolver as atividades .Ao final do ano letivo, o aluno não apresentou alguns requisitos necessários para o nível em que se encontrava: leitura e escrita. Assim sendo, o mesmo ficou retido, sendo possível, no ano seguinte, com provável continuidade de estímulos frente aos aspectos citados, “o querer aprender”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com