TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A AÇÃO PEDAGÓGICA DO PROFESSOR EM SALA DE AULA

Dissertações: A AÇÃO PEDAGÓGICA DO PROFESSOR EM SALA DE AULA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2014  •  1.107 Palavras (5 Páginas)  •  277 Visualizações

Página 1 de 5

1 INTRODUÇÃO

A experiência exitosa que escolhemos aparece em MATERIA na revista: A revista de quem educa: Nova escola.

A reportagem na integra relata.

Retrato: Espaço para brincar sem deixar de ler e escrever.

No delicado ingresso no Ensino Fundamental, a professora Silvana dos Santos Silva incentiva o aprendizado preservando o sabor da infância.

É quarta-feira e EMEF Professora Célia Regina Andery Braga, em São Paulo, as crianças já sabem que a programação inclui a brinquedoteca. Quando ingressaram no Ensino Fundamental, ressabiadas, mal puderam acreditar que ao lado da sala de aula havia esse espaço colorido, com bonecas, carrinhos, fantasias e muito mais. “Elas chegam ao 1º ano achando que não poderão mais brincar e se surpreendem”, diz a professora Silvana dos Santos Silva.

Em Sua rotina, a docente prevê várias idas à sala preferida pela meninada. Às vezes, realiza atividades mais dirigidas, como fazer cálculos na banquinha de feira. Em outros momentos, todos ficam livres para se divertir. Nesses, Silvana organiza cantinhos temáticos e deixa que os pequenos se revezem entre ele. Para ampliar as possibilidades, ela também utiliza a varanda que conecta a área à sala de aula. Ali eles têm condições de usar as bolas, espalhar os jogos maiores e até experimentar uma minitabela de basquete. O tempo todo a professora circula entre os grupos para conferir como está a participação.

Mais tarde, na mesma varanda, sentada no chão, Silvana lê um livro sobre bichinhos de estimação com seus 30 alunos. Em poucos segundos, há varias mãozinhas levantadas: os pequenos querem compartilhar as histórias de seus cachorros e gatos. Após a roda de conversa, eles voltam à classe para desenhar e escrever em um cartão o nome de seu animalzinho que têm ou que queriam ter. Todo dia há uma atividade de leitura e uma de escrita e as hipóteses logo surgem. Felipe Rodrigues, 6 anos, percebe que fofo, o cão que imaginou, começa com a letra de seu nome. Danielly Tenório Costa, 7anos, quer ir além e escrever Vermelhinho. “Antes eu só riscava. Agora já sei escrever”, diz , orgulhosa.

Nos grupos de quatro mesas, a docente aproxima alunos em diferentes níveis de alfabetização. Alguns chegaram á escola no nível pré-silábico e já tornaram alfabéticos. “Hoje sei do que cada um precisa”, diz. Para alcançar essa confiança, além da experiência em sala, Silvana buscou capacitações, especialmente quando o Ensino Fundamental passou a ter nove anos. “Não sabia se tinha de ensinar a escrever ou não”, lembre. Hoje, a duvida está superarda. A Tranquilidade das crianças revela estar correto o caminho pelo qual a professora superou seu dilema: brincar ou escrever durante o 1º ano?

Os dois juntos.

2 DESENVOLVIMENTO

A ação pedagógica do Professor vai contribuir para a formação de consciências libertadoras que fortalecem a luta pela transformação social, do aluno.

O professor planeja sua aula, mas não deixa de ouvir as vivencias trazida pelo aluno, que devem ser compartilhadas, por isso o planejamento do professor deve ser flexível, trazendo o assunto sempre para o que está acontecendo no nosso cotidiano. Não só o professor em sua ação pedagógica, mas a escola como um todo deve ser um espaço de participação, de compartilhamento e de negociação de significados que implicam em transformações na vida pessoal de cada um dos que frequentam e também na vida social de todos.

O professor é um mediador dentro do processo pedagógico na escola, pois ele conduz, estimula o aluno na aprendizagem, através da integração de informações e organização com o meio em que vive.

O professor deve possibilitar a reflexão critica dos diversos assuntos levados a uma sala de aula proporcionando métodos de pesquisa para a compreensão dessa diversidade cultural e interpretação das diferenças da realidade vividas.

Uma experiência que a escola formulou e foi feito com êxito, ou seja, com muito sucesso, um exemplo seria valorizar e divulgar as atividades educativas entre alunos e professores através de seminários, palestras, atividades diferenciadas (como recreativas ou ate mesmo teatro), entre vários outros. Em destaque neste caso os educando irão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com