TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Bioestatistica

Por:   •  13/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.559 Palavras (7 Páginas)  •  110 Visualizações

Página 1 de 7

   [pic 1]

ANHANGUERA EDUCACIONAL

FAA – Faculdade Anhanguera de Anápolis

Atividades Práticas Supervisionadas

[ATPS]

[pic 2]

Anápolis – GO

1/2º Semestre/2015

[pic 3]

ANHANGUERA EDUCACIONAL

FAA – Faculdade Anhanguera de Anápolis

Curso: Biomedicina

Atividades Práticas Supervisionadas

[ATPS]

Anápolis – GO

1/2º Semestre/2015

Relatório 1 Etapa

O que é Bioestatística?

A Estatística é uma parte da Matemática Aplicada que fornece métodos para a coleta, organização, descrição, análise e interpretação de dados e para a utilização dos mesmos na tomada de decisões.

Bioestatística e suas aplicações

Algumas ciências usam a estatística aplicada tão extensivamente que elas têm uma terminologia especializada. Estas disciplinas incluem:

Bioestatística; Contabilometria; Controle de qualidade; Estatística comercial; Estatística econômica; Estatística engenharia; Estatística física; Estatística populacional; Estatística psicológica; Estatística social (para todas as ciências sociais); Geoestatística; Pesquisa operacional; Análise de processo e quimiometria (para análise de dados da química analítica e da engenharia química).

Estatística forma uma ferramenta chave nos negócios e na industrialização como um todo. São utilizada a fim de entender sistemas variáveis, controle de processos (chamado de "controle estatístico de processo" ou CEP), custos financeiros (contábil) e de qualidade e para sumarização de dados e também tomada de decisão baseada em dados. Em nessas funções ela é uma ferramenta chave, e é a única ferramenta segura.

Aplicações mais comuns

Área de saúde: definição de políticas de atendimento em saúde coletiva; definição de políticas em saúde preventiva; indicador para alguns diagnósticos; Indicador de doenças de cunho hereditário; Indicador de mudanças de procedimento para anamnese do paciente.

 Área de Genética: orientação de cruzamentos nos experimentos em Melhoramento Genético; definição e conclusão sobre a manifestação de características hereditárias; confirmação de leis de hereditariedade (testes estatísticos); definição de tratamentos experimentais.

 Área de Ecologia: estudos de população – delineamento de equilíbrio entre potencial biótico e resistência ambiental; estudos de paisagem – modelagem que conduz a classificação de paisagens; estrutura da vegetação – levantamentos fitos sociológicos; estudo de similaridade entre áreas – comparação de diversidade florística por matriz de ausência e presença; estudos de diversidade – determinação de índices. Estudo de caso: fitos sociologia Estuda a estrutura da vegetação; Pode estudar diferentes estratos da vegetação para responder perguntas que podem auxiliar em questões como: regeneração; sucessão; recrutamento populacional; organização do sistema de produção de empresas florestais; avaliações quali-quantitativas de danos ambientais em florestas, etc. Estudo de caso: fitos sociologia Métodos mais usados para captação dos dados de vegetação: Parcelas; Pontos quadrantes. Dados coletados: PAS ou PAP; Altura; Distância para o eixo da cruzeta (no caso de pontos quadrantes); Identificação da espécie. Estudo de caso: fitos sociologia Método de Parcelas – vantagens: Precisão na dimensão da amostragem; Entendimento de etapas de sucessão; Aplicação em quaisquer ambientes. Método dos Pontos quadrantes – vantagens: Rapidez; Aplicação em áreas de vegetação esparsa; Aplicação em áreas onde a vegetação é

Impenetrável. Estudo de caso: fitos sociologia.

Bioestatística nas ciências biológicas

A bioestatística tem grande importância no campo biológico e medico, pois através dela pode-se planejar coletar, avaliar e interpretar os dados que foram obtidos através de pesquisas. Por meio de pesquisas realizadas encontram-se porcentagens realmente eficazes sobre determinada doenças, como por exemplo: a região em que ela esta sendo mais acometida, a idade em que os pacientes estão sendo infectados; etc. devido à eficácia das pesquisas temos resultados que são confiáveis; e essa e uma importante ferramenta para nos profissionais da saúde, pois temos confiança em sua estatística, já que foram dados coletados por amostra da população. E também a bioestatística aplicada à saúde interessa aos pesquisadores dessa área dados sobre mortalidade infantil eficiência de medicamentos, incidências de doenças e causas de mortes. Etc..

Relatório Etapa 2

População e Amostra

Variáveis

Uma variável e qualitativa quando os dados podem ser distribuídos em categoria mutuamente exclusivas. As variáveis qualitativas podem ser classificadas em dois tipos:

Nominal – atributos ou preferências do entrevistado não existem a necessidade de uma

ordem.

Ordinal – as qualidades, atributos ou preferências do entrevistado podem ser colocados em ordem.

As variáveis quantitativas e quando pode ser expressa com números e podem ser classificadas em dois tipos.

Discreta – só pode assumir valores no campo dos números naturais.

Continua – pode assumir valores no campo dos números reais

População e Amostra

Entende-se por população o conjunto de elementos que tem em comum determinada características. As populações podem ser finitas ou infinitas: quando são coletadas informações de apenas parte da população diz-se que foi feita uma amostragem.

Amostra e tanto a parte retirada da população para estudo como também, o conjunto de dados obtidos nessa parte da população.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)   pdf (195.8 Kb)   docx (68.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com