TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CARBONITROGENAÇÃO E SUAS CARACTERÍSTICAS

Por:   •  12/6/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  326 Palavras (2 Páginas)  •  215 Visualizações

Página 1 de 2

A CARBONITETRAÇÃO E SUAS CARACTERÍSTICAS

Devido as altas exigências de qualidade no ramo de usinagem, foram criados alguns processos para aumentar a propriedade mecânica dos materiais. Um desses processos é chamado de Tratamento Termoquímico, que consiste em elevar a temperatura do material e utilizar elementos químicos para aumentar a dureza superficial do mesmo. Um dos tratamentos termoquímicos mais utilizado é chamado de Carbonitetração.

A carbonitretação ou carbonitretação a gás, consiste no aquecimento do aço a uma temperatura elevada, geralmente acima da temperatura de transformação, em uma atmosfera gasosa que pode fornecer carbono e nitrogênio, simultaneamente, os quais são absorvidos pela superfície do metal. Praticamente, a carbonitretação gasosa é um processo de cementação gasosa modificado.

Uma vantagem importante é que uma camada carbonitretada possui uma melhor temperabilidade do que uma camada cementada, de modo que, fazendo-se uma carbonitretação e uma têmpera subsequente, pode-se obter uma camada dura e resistente ao atrito, de custo mais baixo, dentro da espessura solicitada, usando-se aço ao carbono ou aço baixa liga. A resistência ao amolecimento de uma camada carbonitretada é bem maior do que a da cementada. As temperaturas mais baixas, como 705ºC, apresentam risco de explosão e geram camadas superficiais ricas em nitrogênio (frágeis), com núcleo de baixa dureza, o que torna o processo nestas temperaturas inconveniente para a maior parte das aplicações

As aplicações da carbonitretação são mais limitadas que as de cementação sobretudo devido as limitações da profundidade superficial endurecida. De outro lado, a resistência de uma superfície carbonitretada ao amolecimento durante o revenido é muito superior à de uma superfície cementada. A carbonitretação é normalmente feita em peças pequenas que requerem resistência à fadiga e dureza superficial elevadas

Dessa forma, pode-se entender que a Carbonitetração normalmente é utilizada em peças de pequeno e médio porte que necessitam possuir uma grande resistência, para que dessa forma o tempo de vida do material seja prolongado. Através desse processo a empresa consegue diminuir os custos pois os materiais serão mais resistentes, evitando os gastos desnecessários.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (49.8 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com