TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO

Por:   •  28/11/2022  •  Trabalho acadêmico  •  3.021 Palavras (13 Páginas)  •  67 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1]

RELATÓRIO TÉCNICO

COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO

CINCO PRINCIPAIS ACIDENTES NO SETOR DE AEROGERADORES

                                          DOCENTE: GUSTAVO FELIPE CECCON LANES

    ALUNO: CARLOS ROBERTO DOS SANTOS SILVA

ROSEMEIRE APARECIDA ROSE

APARECIDO DONIZETI DO NASCIMENTO

CRISTIANO SANTOS FERREIRA

COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 2

RELATÓRIO TÉCNICO EMPRESA VENTO FORTE

[pic 2]

  1. INTRODUÇÃO

A energia eólica é uma das fontes alternativas que vem se expandindo na produção de eletricidade no Brasil, tem como características preservar o meio ambiente, não é poluente, é renovável e limpa, além de não produzir gases de efeito estufa (Instituto Santa Catarina, 2017).

No entanto, embora a produção de energia renovável por meio de fontes eólicas seja considerada uma energia limpa, no processo de instalação e produção pode gerar impactos ao ambiente. Entre os principais impactos ambientais causados por parques eólicos, destacam-se: o ruído audível, impactos visuais, mortalidade ou mudança da rota de aves e morcegos (Fernandes e Junior, 2017).

E também causa grandes efeitos a saúde devido a exposição ao longo prazo, ao ruído de baixa freqüência são desconhecidos, mas alguns afirmam que o ruído de turbinas eólicas provoca sintomas, como: Dores de cabeça, tonturas, instabilidade, náusea, cansaço, ansiedade, problema de irritabilidade, depressão, problemas de sono crônicos, zumbido, problemas de concentração e aprendizagem.

  1. DESNVOLVIMENTO

De acordo com o memorando, a unidade Vento Forte dos Estados Unidos da América está com problemas de ruídos nos parques eólicos da unidade e isso vem afetando os moradores das regiões, causando várias reclamações de incômodos com barulhos que podem ser prejudiciais a saúde. Diante disso, com base nesse problema a equipe de Segurança do Trabalho da unidade do Brasil, irá buscar alternativas de prevenções, para que o mesmo não ocorra nos parques eólicos da unidade, e das demais filiais da empresa futuramente.

PRINCIPAIS ACIDENTES NO BRASIL NO SETOR DE PRODUÇÃO DE AEROGERAODRES

RUÍDOS:

Entende-se por Ruído Contínuo ou Intermitente  para os fins de limites de tolerância, o ruído que não seja ruído de impacto” (NR-15, 1978). Publicada em 08 de Junho de 1978, e atualizada em 13/04/22 a NR-15 é a norma regulamentadora que dispões sobre a normatização e procedimentos de segurança para todas as atividades consideradas insalubres, cuja constatação é comprovada através de laudo de inspeção do local de trabalho (NR-15. 1978).  Entende-se por "Limite de Tolerância", para os fins desta Norma, a concentração ou intensidade máxima ou mínima, relacionada com a natureza e o tempo de exposição ao agente, que não causará dano à saúde do trabalhador, durante a sua vida laboral . As atividades ou operações que exponham os trabalhadores, sem proteção adequada, a níveis de ruído de impacto superiores a 140 dB(LINEAR), medidos no circuito de resposta para impacto, ou superiores a 130 dB(C), medidos no circuito de resposta rápida (FAST), oferecerão risco grave e iminente.( Ministério do Trabalho e Previdência).

Embora a energia eólica apresente inúmeras vantagens, uma das maiores desvantagens é o ruído provocado pelos geradores eólicos, os impactos criados pelos o acréscimo de ruído provocado, lideram as queixas das populações afetadas e dos grupos que se opõe à instalação destes equipamentos como citado no memorando acima.

A origem do ruído é mecânica, mas tecnologias avançadas conseguem diminuir esse problema ao se preocuparem com vibrações e também com melhorias técnicas. Em diversas operações, o ruído mecânico é originado pelo atrito dos rolamentos e diversas engrenagens produzindo um som. Um ruído que não oferece muitas opções de ser amenizado ou reduzido, cabendo à empresa responsável, o fornecimento de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual), assegurando a integridade física e emocional dos trabalhadores. Como disposto na NR-6 Para os fins de aplicação desta

Norma Regulamentadora - NR, considera-se Equipamento de Proteção Individual - EPI, todo dispositivo ou produto, de uso individual utilizado pelo trabalhador, destinado à proteção de riscos suscetíveis de ameaçar a segurança e a saúde no trabalho.

A empresa é obrigada a fornecer aos empregados, gratuitamente, EPI adequado ao risco, em perfeito estado de conservação e funcionamento e exigir e fiscalizar o uso adequado para evitar possíveis acidentes de trabalho.

“A segunda e, principal origem do ruído, é a aerodinâmica em que o som é gerado no momento em que as pás do rotor atravessam o vento, mas um melhoramento no desenho de pás tem diminuído os níveis. Para os aerogeradores esta fonte de ruído pode ou não ser relevante, pois a velocidade de ponta da lâmina é diferente da velocidade do rotor mais para os seres humanos, o ruído compromete, não só o aparelho auditivo como também o funcionamento de todo o corpo. O  ruído intermitente pode causar modificações em diversas funções fisiológicas no sistema cardiovascular, neuroendócrino, digestivo, respiratório, ocular e, também, insônia, alteração de humor e alteração de comportamento, o que torna um risco de alta complexidade para os trabalhadores e moradores que residam próximo a parques eólicos.

TRABALHO EM ALTURA:

[pic 3]

Um dos principais riscos de acidentes envolvendo trabalho nos parques eólicos está   relacionado ao trabalho em altura, tratado pela NR-35 Esta Norma estabelece os requisitos mínimos e as medidas de proteção para o trabalho em altura, envolvendo o planejamento, a organização e a execução, de forma a garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores envolvidos direta ou indiretamente com esta atividade. Como risco adicional. Uma medida de controle ao risco de queda em altura é a instalação de dispositivo de segurança, como a linha de vida de acordo a NR-35 e norma ensaios de dispositivos de ancoragem ABNT NBR 16325-1 e ABNT NBR 16325-2, fiscalização do uso correto dos EPI’s obrigatórios. Devido aos trabalhadores estarem submetidos à alturas de até 130 metros. Os principais riscos em que estão expostos em relação a altura são de quedas e movimentação manual das cargas e também pelos guindastes, principalmente na suspensão das peças em até 130 metros de altura.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.8 Kb)   pdf (339.3 Kb)   docx (379.1 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com