TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Caminho Da Sustentabilidade

Ensaio: A Caminho Da Sustentabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/11/2013  •  Ensaio  •  698 Palavras (3 Páginas)  •  205 Visualizações

Página 1 de 3

RESPOSTAS

Questão 1: O autor sugere que “a sustentabilidade, em sua essência, não deve ter apenas ‘três folhas’, mas cinco.” (p. 57). Quais são as cinco dimensões propostas por ele? Explique cada uma delas, reescrevendo, com suas próprias palavras, os argumentos apresentados no artigo.

Resposta: As cinco dimensões propostas são: ambiental, econômico, social, político e cultural.

Ambiental - ou seja, produzir e consumir os recursos naturais de forma consciente para que não haja degradação ambiental. De forma que o meio ambiente consiga se auto reparar.

Econômico - é inovação de tecnologias em relação à energia sustentável, afim de que não se esgotem as fontes de energia já existentes como água e minerais.

Social - é implementar a igualdade social, ou seja, uma vida digna para sociedade afim de todos tenham acesso aos bens necessários de consumo igualmente.

Político - a interação política dentro do projeto sustentável através de ações e leis que coloquem em prática a sustentabilidade ambiental, econômica, social e cultural.

Cultural - mudança no pensamento social de modo que as pessoas entendam que para que haja sustentabilidade é preciso ser consciente quanto à produção e consumo dos bens, meios de transportes menos poluentes e educação ambiental em questão da poluição como, por exemplo, queimada, lixos na rua e rios e etc.

Questão 2: Embora existam essas e outras propostas de diferentes dimensões a respeito da sustentabilidade, estabeleceu-se um consenso a respeito de três dimensões. Apenas cite quais são elas.

Resposta: As três dimensões são econômica, ambiental e social.

Questão 3: De acordo com o autor, quais são as três respostas à crise ambiental? Explique-as de forma resumida, com suas próprias palavras.

Resposta: As três respostas à crise ambiental são: a tecnológica, mudança radical no padrão de produção e consumo vigente e a possibilidade de não conseguirmos evitar catástrofes.

Tecnológica - fala sobre a capacidade inventiva do homem, ou seja, a capacidade do homem de idealizar novas formas de utilização de recursos que outrora não se conhecia as habilidade, como por exemplo, fontes de energias solares. Afim de que não se esgotem os recursos existentes ou que na falta dos recursos convencionais existam formas de se adaptar ao meio sem que haja grandes mudanças sociais.

Mudanças radicais no padrão de produção e consumo vigente - fala sobre a mudança no pensamento econômico da sociedade, o pensamento de "decrescimento econômico", ou seja, para que possamos prolongar a qualidade de vida futura temos que produzir e consumir menos.

Possibilidade de não conseguirmos evitar catástrofes – fala sobre a possibilidades de novas tecnologias afetarem de forma negativa o meio ambiente, agravando a situação ambiental que já se encontra instável. Como por exemplo, a liberação de CO2 na atmosfera causando o aquecimento global.

Questão 4: Considerando os conhecimentos que você já adquiriu sobre responsabilidade social e meio ambiente, escreva com suas próprias palavras,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com