TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Capa de Trabalho

Por:   •  22/9/2023  •  Abstract  •  552 Palavras (3 Páginas)  •  32 Visualizações

Página 1 de 3
  1. Explique o motivo de o autor atribuir que as Musas dizem falsidades (pseúdea).

O autor atribuí que as Musas dizem pseúdea pelo fato de que as Musas, apesar de Homero atribuir a elas o “saber de tudo”, quando elas vão proferir seu canto, não apenas falam coisas verdadeiras (alethéa), mas também dizem muitas pseúdea semelhantes a coisas autênticas. O autor da ênfase na “crítica indireta” de Hesíodo a Homero e aos poetas e seu público em geral, onde sustenta que o discurso das Musas não é uma verdade inerente (o que era tomado como verdade através de um ponto de vista arcaico), mas sim um discurso com pseúdea e alethéa e caberia aos ouvintes saberem discernir quando ocorre um ou outro.

Desse modo, tanto o autor quanto Hesíodo, fazem uma crítica aos poetas e seus ouvintes afim de mostrar-lhes que nem tudo aquilo que é dito pelos poetas (inspirados pelas Musas) seria verdade, mas também poderia ser pseúdea semelhantes a coisas autênticas. As próprias Musas condenariam aqueles que tomam tudo o que elas dizem como verdade, como é visto na página 20 do artigo: “elas não condenam nem se mantêm longe dos pseúdea; o que condenam são os que, em sua rudez, não distinguem pseúdea de alethéa, tomando tudo por verdadeiro”.

Em síntese, nem tudo na poesia dos poetas é verdadeiro, há também pseúdea, e se os poetas apenas proferem aquilo que as Musas cantaram a eles, então essa pseúdea seria proveniente das Musas, logo, as Musas dizem pseúdea (falsidades).

  1. Analise a interpretação do autor sobre a imagem das Sereias e o poder de seus discursos relacionando com a competência discursiva das Musas.

 A interpretação do autor sobre a imagem das sereias e o poder de seus discursos relaciona-se com a competência discursiva das musas, tendo em vista que ambas podem “enganar” seus ouvintes através de seus cantos. As Sereias, assim como as Musas, possuem o poder de “encantar” todos aqueles que as ouvem, seus discursos são semelhantes no que diz respeito a que ambas reclamam para si tudo saber. Porém, as Sereias são similares as Musas em diversos outros sentidos: como no fato de ambas cantarem, possuírem canto claro, agudo, melodioso e etc. Tanto as musas quanto as Sereias partem do mesmo objetivo: “encantar os homens, alegrar e torna-los mais sábios”. Todavia, eles se diferem no efeito que tem sobre os homens. Enquanto o canto das Musas levaria os homens a inspiração, por outro lado, o canto das Sereias levaria os homens a perdição.

Percebe-se que ambos os discursos possuem um certo “poder” sobre os homens, um de elevação outro de degradação. Deste modo, o motivo para um levar a inspiração e outro a perdição é porque, enquanto as Musas dizem apenas as partes que convém na hora do canto, as Sereias “simplesmente sabem tudo e cantam tudo”, assim sendo, os que param para as ouvir nunca mais voltam pois seu canto nunca acaba.

Em suma, as Sereias assim como as Musas podem enganar aqueles que ouvem seus cantos. As Sereias os enganariam atraindo-os ao dizer que seu canto os alegraria e os tornaria mais sábio, mas na verdade estaria atraindo eles para a morte. Já as Musas enganariam ao introduzir pseúdea semelhantes a coisas autênticas em seu canto sem deixar claro para seu ouvinte o que é pseúdea e o que é alethéa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (76 Kb)   docx (8.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com