TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Capoeira

Trabalho Escolar: A Capoeira. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/8/2014  •  653 Palavras (3 Páginas)  •  411 Visualizações

Página 1 de 3

A Capoeira é uma luta (esporte) que nasceu dos anseios de liberdade de um povo que foi escravizado, marginalizado e humilhado e com o passar dos anos ganhou status em uma sociedade que passou a admirar e respeitar os praticantes dessa luta, arte, dança, esporte, expressão corporal e cultural. O Boxe é uma luta (esporte) que possui aspectos em comum com a Capoeira, como a marginalização inicial por parte daqueles que não conheciam seus fundamentos e regras. Foi fruto da exploração através de apostas que atribuíam ao esporte um caráter de violência, com a proibição das rinhas animais e os protestos contra lutas com esgrimas, o Boxe ganhou expressividade. Tanto o Boxe, quanto a Capoeira são esportes que podem ser utilizados para desenvolver a pluralidade da cultural corporal à medida que entendemos a importância de cada um destes esportes.

A Capoeira na amplitude de suas modalidades é um esporte que trabalha a elasticidade do corpo, a plástica dos movimentos, a criatividade dos jogadores como pares atribui a inteligência e malícia ao desferir os golpes ou movimentos, a beleza das músicas, todas estas qualidades fizeram com que no século XXI a arte recebesse o título de patrimônio cultural da humanidade, trazendo aos seus participantes e adeptos a missão de preservar essa expressão cultural que se espalhou para vários países no mundo além do Brasil. Tratando de pluralidade cultural, a utilização de modalidades esportivas diferentes como, por exemplo, as lutas Capoeira e Boxe, proporcionam um conhecimento mais amplo sobre as culturas e costumes de outras nações, pois são formas de divulgação das culturas de outros povos.

O Boxe possui grande diversidade de golpes e já no seu surgimento foi praticado em vários países da Europa, posteriormente nos Estados Unidos e chegando ao Brasil de maneira tardia apenas no séc. XX. Esse esporte tornou-se estilizado por meio de regras que acabaram o transformando em esporte olímpico. A evolução e associação de golpes do Boxe a outros esportes chegaram até a prática do Vale Tudo que utiliza técnicas de várias lutas e por fim a sensação do momento que é o MMA, que valoriza a prática de cada modalidade. A Capoeira e o Boxe podem favorecer a integração entre pessoas de diferentes grupos sociais à medida que agregam talentos independentes das classes sociais a que seus praticantes pertencem. Quanto à Capoeira Israel Silva Pereira Roberto de Brito diz:

Com a lei 9.394/96 que foi a aprovada, a LDB (Lei de Diretrizes e Bases) – em de vinte de dezembro de 1996, a educação obteve novas mudanças de grande significado, com ênfase aos docentes e escolas, para que pudessem estabelecer e estruturar o ensino, mudando de região para região e de escola para escola respeitando assim suas peculiaridades (SOUZA; OLIVEIRA, 2001). É importante também ressaltar as características do esporte Capoeira, que embora encarado para muitos como uma luta possui marcadamente aspectos de afiliação de valores como o de respeito aos colegas. (Possíveis benefícios das aulas de capoeira, aplicadas ao Ensino Fundamental I)

A Capoeira é um esporte de grupo e isso por si só já agrega a integração entre as pessoas, o Boxe é um instrumento de grande poder de socialização, auxilia na melhoria da auto-estima das pessoas, inclusive daqueles que são considerados excluídos, como negros, pobres, e crianças de rua, é um esporte considerado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com