TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Cartilha de Reciclagem de Lixo

Seminário: A Cartilha de Reciclagem de Lixo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/5/2013  •  Seminário  •  1.086 Palavras (5 Páginas)  •  468 Visualizações

Página 1 de 5

A Cartilha de Reciclagem de Lixo é um manual simples de uma nova prática a ser adotada pela sociedade. O objetivo é mostrar que apenas a mudança de uma rotina pode transformar o mundo em um planeta melhor.

Neste manual de perguntas e respostas, você encontrará passo a passo todas as informações necessárias para fazer a sua parte na luta pela preservação do meio ambiente. Você irá descobrir, através de uma linguagem super fácil, de figuras ilustrativas, de tabelas explicativas e de informações detalhadas, que também pode fazer a separação correta dos materiais na sua própria residência sem nenhum mistério.

A reciclagem e o meio ambiente:

Uma das principais preocupações dos centros urbanos é a quantidade do lixo produzido pela população. Esta questão representa um dos maiores desafios a ser enfrentado pelas administrações públicas, pois além dos problemas relacionados aos catadores dos lixões, à falta de espaço para disposição dos resíduos, deve também ser levada em conta a preservação do meio ambiente.

A atitude de reciclar, além de diminuir a quantidade de lixo a ser tratada e eliminada, contribui significativamente para a redução da extração de matérias-primas necessárias à produção de novos bens de consumo. Afinal, adotar a educação ambiental, colocando os resíduos recicláveis nos locais devidos, não nos custa nada e ainda promove uma melhor qualidade de vida para toda a população.

Ter uma vida mais saudável depende tanto de uma política pública de serviços ambientalmente adequados de limpeza urbana quanto da atitude da população. Poderemos verificar uma notável diferença nos resultados finais deste investimento, partindo da prática da teoria dos 3 R’s, que significam: Redução, do uso de matéria-prima e energia e do desperdício nas fontes geradoras, Reutilização dos materiais e a Reciclagem.

Esta técnica de separação dentro da metodologia dos 3 R’s, se torna cada vez mais eficiente e imprescindível para um modo de vida mais saudável e responsável. Pois, além da preservação dos recursos naturais do meio ambiente, a reciclagem se torna socialmente importante, desde o momento e que gera emprego e renda para catadores de rua e dos lixões.A reciclagem é o resultado de um conjunto de técnicas e atividades,segundo a legislação(latas,vidros,e pet) dos artigos 164,104 e 169; que tem o objetivo de reaproveitar e reutilizar os resíduos de substâncias em seus ciclos de produção. Hoje, já se encontram várias alternativas de reaproveitamento destes materiais em confecções de produtos artesanais, vestuário, acessórios, etc, dos lixões.

Cada vez mais se faz necessário o cuidado e a atenção com o meio ambiente. O desequilíbrio provocado pela devastação de recursos naturais está colocando em risco, não só espécies animais e vegetais, mas a sobrevivência do próprio homem no planeta. Uma das formas de revertermos esta situação é o reaproveitamento de materiais recicláveis, evitando uma maior extração de recursos e diminuindo o acúmulo de lixo nas áreas urbanas.

1º passo:

Devemos separar todo o material que pode ser reciclado do que não pode, ou seja, vidros, papéis, plásticos e metais devem ser colocados em outro saco ou container de lixo. É importante lembrar que o lixo orgânico não deve ser colocado junto do lixo reciclável apesar de também pode ser reutilizado.

2º passo:

Todo o material reciclável, anteriormente separado, deve ser lavado e estar seco para que possa ser reciclado.

3º passo:

Com o material reciclável limpo e separado, basta depositá-lo em um local estratégico e diferente do local onde se deposita o lixo comum, para que seja fácil o recolhimento. Vale lembrar que fica muito mais prático colocar o lixo reciclável em um saco plástico transparente, tanto para quem recolhe quanto para quem separa o lixo.

Antes de colocar o lixo na calçada deve-se verificar o dia exato que a coleta seletiva de lixo faz o recolhimento no seu bairro.

TABELA DE DECOMPOSIÇÃO:

Material Tempo de decomposição

Papel; De 03 a 06 meses

Pano; De 06 meses a 01 ano

Filtro de cigarro ;05 anos

Goma de mascar; 05 anos

Madeira pintada ; 13 anos

Nylon ; Mais de 30 anos

Plástico; Mais de 100 anos

Metal ;Mais de 100 anos

Borracha ; Tempo indeterminado

Vidro; Indeterminado

Lata de Aço ; 50 anos

Garrafa plástica ; 450 anos

Copo plástico; 50 anos

Caixa de papelão; 02 meses Lixo radioativo ; 250.000 anos

Lata de alumínio; 200 anos

Linha de nylon ; 650 anos,bóia de isopor;80 anos

O lixo radioativo,como baterias que estiverem dentro dos padrões exigidos poderão ser depositadas em lixo comum.

Porém, também podem ser devolvidas baterias de celular, de automóvel, industriais ou

mesmo as pilhas que não estiverem de acordo com os limites estipulados pela resolução do CONAMA(Conselho Ncional do meio Ambiente) de 30/06/1999

aos estabelecimentos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com