TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Chave Pode Estar Na Similaridade

Dissertações: A Chave Pode Estar Na Similaridade. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/3/2014  •  550 Palavras (3 Páginas)  •  368 Visualizações

Página 1 de 3

O nível operacional funciona como um sistema fechado, com pouca flexibilidade, como por exemplo, o dia-a-dia de uma fabrica, ou de um escritório. Baseia-se na certeza assim adota os critérios da racionalidade técnica, que busca o maximo de eficiência possível, pois é geralmente fundamentada na evidencia cientifica e na base de métodos científicos. Já o sistema aberto ao se defrontar com a incerteza, a indefinição que se encontra no ambiente adota critérios de racionalidade empresarial não busca a máxima eficiência, busca a eficiência satisfatória. As decisões tomadas buscam resultados satisfatórios depois os grandes resultados.A chave pode estar na similaridade percebida

O texto se trata da similaridade que muitas das vezes o discurso se trata da diversidade, mais não é isso que acontece, pois na prática a similaridade é mais usada. O que se deve analisar é a sua percepção. A diversidade vem sendo bastante dita por ser fundamental na eficiência das organizações em um mundo atual globalizado e com diversas culturas, ela também é importante, pois há muita troca de informações entre os indivíduos ajudando bastante e tendo muitas vantagens competitivas, melhorando a criatividade do grupo, e mais aproximação com o consumidor, pois terá pessoas com visão diferente da situação sendo assim criará mais alternativas a serem escolhidas. Os especialistas em recursos humanos dão mais ênfase à diversidade, mais como já dito, na pratica não é isso que ocorre, o ser humano em si tem maior atração por seu semelhante, fazendo com que mesmo em uma situação difícil de ser resolvida até mesmo em grupos similares, eles sempre buscam um acordo para sanar os problemas enquanto que em um grupo diversificado muitas das vezes a medida tomada é o afastamento.

Muitas das vezes os lideres dividem seus subordinados em categoria. A sua relação com o subordinado é muitas das vezes relativamente proporcional a sua similaridade com algum atributo do subordinado, podendo ser harmoniosa ou não. A relação entre o líder e o subordinado se for similar, terá uma relação positiva e um relacionamento saudável e bastante eficiente nas resoluções de questões. Os atributos reais, como gênero e idade, ou não visíveis como a existência de conflitos entre a família e trabalho, não contribuem diretamente para a percepção de similaridade, não influenciará a qualidade do relacionamento entre o líder e o subordinado. Interessante ressaltar também que quando há desigualdade de status entre os indivíduos é contrabalanceada com uma liderança mais participativa.

A literatura recente tem destacado os benefícios que há com a diversificação da força de trabalho, citado em cima. Mais mulheres ingressam no mercado e buscam posições de comando, pessoas atingem idades mais avançadas, e diferentes indivíduos de origens étnicas e raciais procuram a igualdade de acesso às oportunidades de trabalho, deixando claro que a diversificação esta acontecendo. As empresas que estão buscando a abrangência da diversidade na força de trabalho devem estar cientes de que deve haver certo equilíbrio em ralação a sua forma de conduzir a empresa, a liderança e a cultura da organização.

O resultado final da conta do recado e mostra o assunto de forma esclarecedora, dando a entender que é uma questão muito importante, principalmente dentro das empresas, pois foca no relacionamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com