TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Cidade De Mauá

Trabalho Escolar: A Cidade De Mauá. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/10/2014  •  957 Palavras (4 Páginas)  •  277 Visualizações

Página 1 de 4

A cidade de Mauá

Formação da cidade O dia 18 de outubro de 1934 é a data da formação administrativa com a criação do Distrito de Mauá, pertencente, até então, a São Bernardo. Em 30 de novembro de 1938, o distrito foi transferido para Santo André, em virtude de sua emancipação. Por meio do decreto estadual nº 2.456, de 30 de dezembro de 1953, a cidade teve sua própria emancipação. Em 1954, é realizada a primeira eleição para prefeito, vice-prefeito e vereadores, empossados no dia 1º de janeiro de 1955, quando é instalado, oficialmente, o município de Mauá.

Mauá está situada na região metropolitana de São Paulo, a cerca de 30km do centro da capital Paulista, na região do Grande ABC. Mauá tem 425.169 habitantes e 61,886 km² de extensão territorial, e limita-se com as cidades de: Santo André, Ribeirão Pires, São Paulo e Ferraz de Vasconcelos.

Embora existam vários ramos de atividade econômica na cidade, Logística, Metalurgia, Indústrias Químicas e Materiais Elétricos, e Petroquímico. Ainda hoje Mauá é lembrada como a "Capital da Louça e da Cerâmica", devido ao fato de esta atividade ter sido bastante importante para o desenvolvimento do município. Existem dois polos industriais (Capuava e Sertãozinho) e um grande Pólo Petroquímico onde está localizada a refinaria da Petrobrás, a RECAP, estes pólos transformaram Mauá em um dos maiores parques industriais do país.

Aniversário: 08 de dezembro de 1954

Fundação: 01 de janeiro de 1954

Emancipação: 22 de novembro de 1953

Origem do nome: apesar da designação de origem tupi ma’ coisa e puã levantado, erguido, ou seja, lugar alto, Mauá foi uma homenagem ao Barão de Mauá, Irineu Evangelista de Sousa.

Bandeira

Hino da cidade:

Mauá, Capital da Porcelana

Nós todos te queremos bem

É preciso que ouçam

a linda história que tem

ela é muito atraente

pois alegra muita gente

Mauá, Mauá, Mauá

Terra igual você não há

Com seu rio Tamanduateí

beleza igual não vi

na origem da sua nascência

engrandece com a afluência

ficando muito caudaloso

é um rio muito precioso

Seu antigo nome era Pilar

que devemos respeitar

dos operários a trabalhar

devemos sempre nos orgulhar

força tão poderosa

seu parque industrial

Com suas verdes montanhas

contavas sem igualdade

é muito bela e atraente

alegra toda gente

com essa temperatura tão boa

trazendo sempre uma garoa

Mauá, muito grato estamos

de tudo o que é seu

de oeste a sul, norte a leste

por tudo que nos deu

mostra o teu perfil

é o orgulho do Brasil

Os pontos turísticos da cidade:

Afrescos Capela Santa Casa:

São pinturas que retratam passagens bíblicas do Novo Testamento feitas nas paredes e no teto da capela. É um trabalho assinado pelo artista romeno Emeric Mercier. A visitação do local, que fica na Vila Assis Brasil, pode ser feita às quintas-feiras, às 15h, horário da missa aberta ao público.

Igreja Matriz Imaculada Conceição:

Localizada na Praça Monsenhor Alexandre Árminas, 01, no Centro. A capela que deu origem à Igreja foi erguida em 1937 e elevada a Matriz em 1954. Suas paredes têm revestimento de diferentes pedras brasileiras e os vitrais representam a Eucaristia.

Parque da gruta de Santa Luzia:

Abriga nascentes do Rio Tamanduateí e está localizado à Rua Luzia da Silva Itabaiana, 101, no Jardim Itapeva. A entrada é gratuita e fica aberto para visitação de segunda a segunda, das 7h às 17h.

Teatro municipal:

O espaço é fruto da efervescência cultural, além do surgimento de várias companhias teatrais. Foi inaugurado em 10 de dezembro de 2001. A bilheteria atende o público de terça-feira a domingo, das 14h às 19h. Em 2010, o Teatro foi tombado como patrimônio material pelo Condephaat-MA.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com