TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Ciencia E O Senso Comum

Ensaios: A Ciencia E O Senso Comum. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/11/2014  •  311 Palavras (2 Páginas)  •  409 Visualizações

Página 1 de 2

A Ciência e o Senso Comum

A aprendizagem da ciência, como diz o livro de Rubem Alves, é um processo de desenvolvimento progressivo do senso comum.

Esse processo, nada mais é do que uma forma de "lapidar" o conhecimento de quem faz parte dessa aprendizagem. Afinal, o senso comum sempre estará nesse processo de evolução e modificação, gerando assim novos conceitos, opiniões e etc. Sem contar que o senso comum, além da parte "científica", também leva em conta a parte psicológica de cada um, a forma individual de pensamento das pessoas, já que várias pessoas com pensamentos diferentes podem ter o mesmo senso comum.

Um bom exemplo seria uma prova na faculdade, onde várias pessoas de uma mesma turma, ao responder uma mesma questão, conseguem respondê-la de forma correta, mas de formas diferentes umas das outras... Porque ao se depararem com um "problema", as pessoas podem ter pensamentos diferentes, mas todas estão focadas num senso comum: resolvê-lo.

"E onde entra a ciência nesse processo?" - A ciência entra com o objetivo de facilitar o raciocínio do senso comum, encontrando meios e justificativas concretas para a solução de vários desses "problemas", a ciência caminha junto com o senso comum para afirmar (ou negar) a veracidade desses pensamentos que rodeiam a sociedade... Atualmente, riríamos se alguém nos afirmasse que a Terra é plana, e que se fosse redonda, o mar cairia espaço afora. Mas no passado, essa afirmação era de senso comum e a ciência levou muitos anos para dar provas concretas do contrário. E hoje em dia, a afirmação de que a Terra é redonda está "automática" em nossas mentes. A ciência lapida o senso comum, dá aos nossos pensamentos bases mais concretas de que estamos corretos em relação a muitas coisas, e provavelmente sempre será assim. Seja no cotidiano, seja na religião, seja na política... O senso comum e a ciência sempre caminharão juntas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com