TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Formas De Conhecimento:ciencia Senso Comum E Ideologias

Pesquisas Acadêmicas: Formas De Conhecimento:ciencia Senso Comum E Ideologias. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/8/2013  •  413 Palavras (2 Páginas)  •  2.269 Visualizações

Página 1 de 2

Entende-se por senso comum o conhecimento aceito pela maioria dos indivìduos como a expressão da verdade definitiva sobre algum tema,em determinado período.Ou seja o que è senso comum não deve ser discutido no momento em que a maioria dos membros de uma comunidade- seja ela de leigos ou de cientistas - acredita que já detém a verdade sobre determinado fato.Assim sendo ,ideias que vão de encontro ao que é senso comum,chocando-se com ele serão mal recebidas ,redicularizadas, menosprezadas.

Podmos por exemplo, encontrar na história Antiga relatos de que a população egípcia acreditando que o líder era um deus vivo e que retornaria para o sol e para as estrelas após sua morte terrena .Para viabilizar o retorno do seu deus ao espaço , os egípcias deveriam construir as pirâmedes, que fariam a ponte entre a Terra eo Céu,a fim de ser percorrida pelo espirito do Faraó.Não havia fundamentos cientificos sobre essas ideias,mas é historicamente comprovado que era a opinião da maioria - era senso comum,potanto .A humanidade já acreditou também que a terra era o centro do universo- até que Copérnico constatasse que era apenas um dentre vários planetas que obirtam o sol . Diversas crenças que são esposadas por comunidades de diferentes naturezas se somam à série de categorias e fatos que também são senso comum -ao menos ,dentro dessas comunidades.

Durante séculos , na medicina ,receiyou-se a sangria dos enfermos como método de cura para doenças. Acreditava-se ,entre outras coisas , que os males estavam presos ao sangue e, consequentemente , libertando -se o sangue .expurgaram-se esses males.

Existem diferentes técnicas de sangria , porém a mais famosa foi o emprego de sanguesessugas. Gordon (2002) aponta o período compreendido entre os anos 900 a 1953 como como o tempos em que cura era o mesmo que sangrar.Nesse período ,praticamente não havia voz que destoasse do discurso padrão de que esse métado era adquado para a cura dos males que recaíam sobre a populão .De fato ,era relativamente fácil encontrar pacientes que apresentam melhora após à cura esse método.Em esses casos de persistência dos sintomas , não era raro observar uma terceira submissão ao tratamento .

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com