TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Coleta ou tratamento de equipamentos eletroeletrônicos no Brasi

Por:   •  11/4/2017  •  Dissertação  •  878 Palavras (4 Páginas)  •  116 Visualizações

Página 1 de 4

INTRODUÇÃO

Atualmente não existem sistemas adequados para a coleta ou tratamento de equipamentos eletroeletrônicos no Brasil. Estados membros da UE (Holanda, Suécia, entre outros) por sua vez, programaram sistemas obrigatórios para a coleta de resíduos, que incluem o grupo dos eletroeletrônicos. A Alemanha consolidou as bases para o desenvolvimento sustentável de uma

O presente trabalho tem como objetivo o desenvolvimento de um plano de negócio sendo delimitado principalmente a parte que se refere a produção.Foi desenvolvido um plano de negocio de uma recicladora de materiais eletrônicos, tendo como produto computadores, e subprodutos celulares e baterias de celulares.

Devido ao grande aumento de produtos eletrônicos e o desenvolvimento de novas tecnologias e a escassez de empresas que trabalham com a reciclagem desses produtos observo-se a oportunidade de empreendimento nessa área, depois de feita uma análise de negócio e a avaliação da localização obtiveram-se uma viabilidade de empreendimento na cidade do cabo de santo Agostinho

APRESENTAÇÃO DA EMPRESA

Nome: Recicladora Pizon

Produto Utilizado: Materiais recicláveis, computadores e seus componentes.

Subprodutos: Reciclagem de celulares e baterias de celulares.

Localização da Empresa: Distrito Industrial; após criação de parcerias nas revendas de computadores de Recife – PE disponibilizando postos de coletas nas mesmas. Foi estrategicamente escolhido este local pelo fato de ser afastado da área urbana da cidade, pois os materiais possuem resíduos tóxicos, viabilização de espaço, fácil acesso, e pelo local ser propriamente destinado a indústrias. A escolha desta região foi dada devido ao aumento da demanda principalmente pelo público jovem, que busca além de seu uso convencional os recursos tecnológicos.

Indicadores: Os indicadores são em nível nacional, pois, esse negócio não se manifesta no estado. O gerenciamento dos resíduos sólidos de origem domiciliar, que inclui o grupo dos eletroeletrônicos, apresenta tratamento diferenciado em diferentes partes do país. Enquanto alguns municípios têm por prática intervir e monitorar amplamente o descarte dos produtos, outros ainda não dispõem de uma abordagem adequada para o tratamento.

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

MISSÃO: Prestação de serviços suprindo as necessidades dos clientes com qualidade em desmontagem de celulares, descaracterização do produto obsoleto para posterior reaproveitamento da matéria – prima em nova etapa de produção, livre de desperdícios e dos poluentes.

VISÃO: Excelência na prestação de serviços.

VALORES Respeito ao cliente, comprometimento com o trabalho em equipe, segurança, transparência, qualidade, responsabilidade social.

OBJETIVOS: Atingir um número cada vez maior de parceiros no conceito de manufatura reversa, por meio de treinamento e divulgação de pesquisas aplicáveis à diminuição de equipamentos eletroeletrônicos em aterros, promovendo soluções economicamente corretas a favor da natureza.

DESCRIÇÃO DO MODELO DE TRANFORMAÇÃO

Os materiais passam por um processo de trituração e homogeneização. Na etapa seguinte, amostras do material são analisadas para determinação da composição química do lote. Após esse passo, os materiais são enviados a um forno de alta temperatura, onde a parte orgânica é queimada e os metais se concentram em uma fase líquida. Depois de retirados do forno, os metais concentrados em lingotes seguem para separação e refino. As escórias, já sem metais, são utilizadas como agregado para concreto.

ESTRATÉGIAS DE PRODUÇÃO

Estratégia corporativa

Definição do negócio posterga por reciclar materiais tóxicos, a quantidade de capital investido dos sócios é equivalente a 1.800.000, elaboração continua de uma analise macro-ambiental perpassando pela economia e política, tecnologia, e analise micro-ambiental perpassando pelos fornecedores, clientes, colaboradores, desenvolvendo um produto de qualidade e mantendo o negocio sustentável

• Estratégia de negócio

O gerenciamento dos resíduos sólidos de origem domiciliar, que inclui o grupo dos eletroeletrônicos deve ter tratamento diferenciado, o controle de qualidade deve operar 24hs e entregar o diagnostico diariamente. Meta de reciclar 100% do material recebido, Cumprir a legislação ambiental com padrões severos para operações,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (51 Kb)   docx (14.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com