TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Compra e Negociação

Por:   •  5/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.687 Palavras (7 Páginas)  •  112 Visualizações

Página 1 de 7

RESENHA

Pablo Nunes¹

I. – OBRA

SZABO, Viviane. Fundamentos de atividade comercial: Cap. 2 A atividade de compra no comércio, p. 33-61. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2015.

II. – CREDENCIAIS DO AUTORA:

Viviane Szabo mestre em administração pela Universidade Nove de Julho – Uninove. Especialista em logística empresarial pela Universidade Gama Filho e em administração de negócios pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Professora e orientadora no ensino superior da Uninove.

III. – OBJETIVOS DA AUTORA:

Os objetivos propostos pela autora visam buscar pontos de maior relevância no estudo, para entender melhor o comércio e os seus fundamentos, proporcionando uma visão clara e prática de todos os aspectos relacionados ao comércio. Apresentando em detalhes a atividade de compra no comércio divididos em quatro temas: o departamento de compras, a linha de mercadorias, bem como a importância da administração e o armazenamento dos materiais e lógico não deixando de mencionar os aspectos sobre o relacionamento com o fornecedor, assunto relevante na gestão de compras de uma organização.

IV. – RESUMO DA OBRA

Introdução No início do artigo a autora diz que todos os dias nós compramos algo, seja para consumo próprio, seja para alguém; assim acontece também com as empresas. Durante as últimas décadas as empresas realizam a atividade de compras, uma indústria precisa comprar matéria-prima, um escritório precisa comprar itens de almoxarifado, uma loja de departamentos também precisa comprar de seus fornecedores os produtos que pretendem oferta a seus clientes. A importância da compra é essencial para compreender por que as empresas fabricam uma variedade grande de produtos em diversos tamanhos, marcas, cores, sabores etc. Essa variedade, chamada de mix de produtos e o porque ela é importante? Entender a variedade de linhas de mercadorias em uma loja e demais estabelecimentos precisam ser bem trabalhados, pois as escolhas podem trazer impactos positivos ou negativos para os negócios. A autora considera que quando compramos um produto ou serviço, queremos que ele esteja disponível de acordo com as nossas necessidades, tendo em vista a importância de se ter uma boa administração de materiais e o seu correto armazenamento. Por último a autora menciona sobre o importante papel do comprador e do vendedor nas relações de compras dos produtos. O perfil de ambos precisa ser de parceria na hora da negociação, caso essa relação não seja adotada, o impacto nas vendas e no mercado é negativo.

O departamento de compras e a linha de mercadorias

Antes de começarmos a nos aprofundar no departamento e no processo de compras, precisamos nos perguntar: por que é importante comprar?

Em nossa rotina diária, podemos notar que algumas compras básicas são essenciais para nossa sobrevivência. Quando vamos ao supermercado, compramos produtos alimentícios para nossa família, produtos de higiene pessoal para nossos cuidados e produtos de limpeza para manutenção da casa. A compra acaba sendo um processo importante em todas as atividades comerciais de um país e para o desenvolvimento da sociedade, garantindo a disponibilidade de produtos e serviços para venda, sendo ela a primeira tarefa de um comerciante ou empresário. Uma atividade de compras não se resume apenas a negociar o preço dos produtos com os fornecedores, é necessário ter ciência e domínio de cada negociação, conhecer os clientes, os concorrentes, os produtos oferecidos, os níveis de estoques da empresa, a condição financeira e o fluxo de caixa identificando as alternativas viáveis de fornecimento.

Saber quais os produtos certos a oferecer para seus clientes e possíveis consumidores não é uma tarefa fácil. Conhecer bem os produtos no mercado, as ações da concorrência e as disponibilidades de recursos (capital) da empresa são importantes. O aspecto financeiro é de extrema importância, pois produtos com maior valor agregado tendem a gerar maior lucratividade para empresa, e os produtos que não tem muita saída ou que produzem altos estoques devem ser evitados. É preciso ter consciência de que a linha de produtos e mercadorias de uma empresa é algo dinâmico e que deve ser constantemente avaliado e analisado, retirando produtos com pouco ou nenhum giro e incluindo novos produtos com diferenciais para os consumidores. Considera-se que um produto possui três níveis: produto básico, produto real e produto ampliado. Um único produto, portanto, possui esses três níveis, mas podemos dividir os produtos em duas grandes categorias os de consumo e os industriais. Produtos de consumo dividem-se em: conveniência, de compra comparada, de especialidade e não procurados e no caso dos produtos industriais, as necessidades são outras e são classificadas da seguinte maneira: instalações, acessórios, matéria-prima, componentes, suprimentos e serviços profissionais.

Administração dos materiais comprados

A área de administração de materiais adquiridos é de extrema importância para uma empresa, e as principais atividades relacionadas à organização de materiais são, compras, programa da produção, armazenamento e distribuição/logística. Administrar bem a disponibilidade de seus produtos e o atendimento aos clientes, tanto internos quanto externos, é extremamente importante para uma atividade comercial e para qualquer empresa. Os materiais deverão ser guardados de forma que seja possível acessá-los rapidamente, mantendo níveis adequados de qualidade, facilitando, assim, sua entrega e disponibilidade. Para as empresas independentemente de seu porte ou tamanho, uma boa administração de materiais e logística impacta diretamente na lucratividade dela, além disso, uma disponibilidade no local e tempo certo proporciona uma vantagem competitiva para a empresa. O pedido de compra é um documento que possui informações básicas da empresa compradora e vendedora (CNPJ, nome, endereço etc.), os dados do produto ou serviço adquirido e suas respectivas características (preço, quantidade, características específicas etc.). O tipo de embalagem e transporte, também são informações necessárias num pedido de compra. Uma vez que o material ou produto foi comprado, é hora de pensar em como organizá-lo dentro da empresa. No momento do recebimento as pessoas responsáveis devem ter em mão o pedido de compra, onde estão todas as especificações do que foi negociado na hora da compra. É importante que a empresa sempre tenha

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)   pdf (47.1 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com