TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Contabilidade e custos em serviços de saúde, gestão financeira e matemática financeira

Por:   •  8/8/2018  •  Trabalho acadêmico  •  3.737 Palavras (15 Páginas)  •  205 Visualizações

Página 1 de 15

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        3

2        principais conceitos        4

2.1        A contabiidade de custos        4

2.1.1        A gestão de custos no contexto das entidades de saúde        5

2.1.2        Os principais critérios e cuidados devem ser adotados para o cálculo do preço de venda na área da saúde        6

2.1.3        A importância da gestão financeira para as entidades da área de saúde        7

2.1.4        A importância do conhecimento de matemática financeira na área da saúde        8

3        PESQUISA DE CAMPO        10

3.1        Você entende que a gestão de custos de fato contribui para um melhor resultado na entidade na qual trabalha?        10

3.2        Que tipos de ações práticas você pode citar como sendo praticadas pela entidade na busca de uma melhor gestão de custos?        10

3.3        Qual a sua conclusão sobre a resposta do entrevistado?        11

3.4        Como é a gestão financeira da entidade?        11

4        CONCLUSÃO        12

REFERÊNCIAS        14



  1. INTRODUÇÃO

A produção textual apresenta na primeira etapa uma revisão de conteúdo do semestre e de referências bibliográficas, e demais informações que subsidiam a formação acadêmica neste semestre, acerca das temáticas e demais situações pertinentes. Também apresenta conceitos de contabilidade de custos, a importância da gestão financeira.

 Na segunda etapa apresenta uma pesquisa de campo onde foi entrevistado a Diretora Administrativa Financeira do Hospital de Caridade de Ijuí (HCI) Ijuí RS, com uma abordagem sobre gestão de custos, suas aplicações na rotina de gestão bem   como a importância da gestão de custos. A importância da gestão financeira nas entidades de saúde e como são importantes os conhecimentos da matemática financeira.

A produção textual traz um a abordagem das ações praticadas, adotadas ou indispensável para uma gestão de custos, que visa uma gestão financeira equilibrada, com foco em entidade de saúde.

  O objetivo desta produção textual pode ser descrita como um meio de destacar ao gestor hospitalar a importância de uma gestão custos de forma profissional e competente.


  1. PRINCIPAIS CONCEITOS
  1. A CONTABIIDADE DE CUSTOS

Segundo Marion (2003, p. 25), “a contabilidade pode ser considerada como sistema de informação destinado a prover seus usuários de dados para ajudá-los a tomar decisão”.

Derberck e Nagy (2001, p. 13), relatam que “a contabilidade de custos fornece as informações que permitem à gerência alocar recursos para as áreas mais eficientes e rentáveis da operação”.

De acordo com Tudícibus e Marion (2000), a Contabilidade de Custos “tem como primeira preocupação a avaliação de estoques”, “preocupada também com a apuração do resultado, ou seja, identificar o lucro de forma mais adequada.” Vários métodos de custeio são encontrados na literatura disponível, cada qual voltado para atendimento de necessidades específicas, muitas vezes utilizando-se mais de um método ao mesmo tempo, mas sempre buscando a melhor forma de custeamento.

  Segundo Ferreira (2007), a contabilidade de custos possui três objetivos no meio empresarial:  1 -  determinação do lucro da empresa; 2 -  auxílio ao controle empresarial e; 3-  auxílio à tomada de decisões. “A contabilidade de custos é à base de informação para o financial accounting, bem como para o managerial accounting, ou seja, é à base da informação para a contabilidade de gestão e para a contabilidade geral”. (FERREIRA, 2007, p. 26).  

     A contabilidade de custos é uma ferramenta relevante para verificar se a empresa presta um serviço ou vende seu produto com lucro ou prejuízo. Porém, a contabilidade de custos não se limita a designar o custos ao produtos ou serviços gerados pelas empresas, mas sim a gerar informações para que as tomadas de decisões dos gestores sejam as mais adequadas e corretas.

  1. A gestão de custos no contexto das entidades de saúde

                                                                                                                                   

Com a evolução da contabilidade de custos e a competitividade pressionando todas as organizações, as empresas da área de prestação de serviços, principalmente as hospitalares, por se tratarem de organizações complexas, sentem a necessidade de conhecer seus custos, mas encontram grandes dificuldades para implantação de um sistema de custos por desconhecimento, insegurança, falta de estratégia e até mesmo por não disporem de um profissional altamente qualificado na gestão de custos, subsidiado por um sistema de informação adequado para a gestão de custos.                

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.8 Kb)   pdf (164.9 Kb)   docx (34.3 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com