TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ZALUAR, Alba. Violência e Juventude: uma perspectiva antropológica.In:FRAGA, Fernando Caramuru(org). Dez olhares sobre: juventude e cultura.Belo Horizonte: Fundação Guimarães Rosa, 2011.

Por:   •  10/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  415 Palavras (2 Páginas)  •  909 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

FACULDADE DOCTUM DE JOÃO MONLEVADE

REDE DE ENSINO DOCTUM

[pic 2]

Disciplina

Disciplina Integradora

Curso

Direito

Período 

Turma

Professora

Luana Roque Silva Mendes Barros

Valor  

APS  1

5 horas

Aluno(a)

Luana Policarpo Gomes

Nota

1-Tema:

Fonte:

ZALUAR, Alba. Violência e Juventude: uma perspectiva antropológica.In:FRAGA, Fernando Caramuru(org). Dez olhares sobre: juventude e cultura.Belo Horizonte: Fundação Guimarães Rosa, 2011.

RESUMO

O texto aborda a visão da autora voltada para a juventude em favelas e zonas periféricas de nosso país, a autora fundamenta-se em dados estatísticos que comprovam a realidade vivenciada nestas regiões.

Estudos retratam maior incidência de homicídios entre jovens não-brancos se comparada a jovens brancos, no quesito escolaridade jovens com 4 a 7 anos de escola, são os mais assassinados no país, segundo estudo da organização Viva Rio. Conforme abrange a autora, estes homicídios quase nunca são investigados nestas regiões dominadas por traficantes, casos estes, as vezes, decorrentes de conflitos banais. Obtendo fácil acesso e grande quantidade de armas de fogo, muitos jovens morrem não apenas por guerras por controle de pontos comerciais, mas também por ameaça a seu “status” de capacidade e disposição de destruir seu adversário.

A autora conclui pautando-se na necessidade de redução ao acesso e posse de armas de fogo por parte dos jovens

2- Palavras-chave:

Homicídios – Armas de Fogo – Regiões - Jovens

3- Pontos significativos: ( no próprio texto)

“ Em estudo da UNESCO, a taxa de homicídio dos jovens não brancos é bem superior a taxa de homicídio encontrada entre os jovens brancos”

“Nas várias pesquisas de campo que realizei com assistentes de pesquisa no Rio de Janeiro, também foi assinalada, desde 1980 a facilidade e a quantidade de armas disponíveis para os jovens moradores das favelas tidas como perigosas.”

“Por fim, os projetos têm que incluir o objetivo de reduzir o acesso e a posse de armas de fogo pelos jovens, pois é isso que os mata.”  

“Primeiramente, é preciso pois, estancar este fluxo que parte dos depósitos militares e das fronteiras do país.”

4- Comentário Crítico:

Em seu texto a autora aborda uma questão que atualmente ganha destaque no cenário de discussões políticas e sociais de nosso país: homicídios entre jovens em regiões periféricas e favelas. Baseando-se em dados estatísticos a autora apresente a realidade vivenciada nestas regiões.

Em minha opinião, compartilho da conclusão da autora, de que a redução ao acesso e posse de armas de fogo por jovens deve ser incluída e difundida em projetos, atrelada a investimentos na educação, sendo então estes os pilares para um novo rumo para os jovens brasileiros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (83.9 Kb)   docx (20.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com