TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A DERMATOSE OCUPACIONAL: visão geral das doenças ocupacionais de pele

Por:   •  29/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  3.629 Palavras (15 Páginas)  •  152 Visualizações

Página 1 de 15

DERMATOSE OCUPACIONAL: visão geral das doenças ocupacionais de pele[1]

Márcio Gonzaga[2]

 Luciano de Almeida Vieira[3]

 Washington Florêncio de Sousa[4]

Emerson dos Santos Silva[5]

RESUMO

Uma doença ocupacional (DO) é frequentemente causada por conta de qualquer exposição aos fatores químicos, físicos e biológicos do ambiente de trabalho que podem acarretar danos a curto ou longo prazo a saúde do trabalhador. Qualquer doença ocupacional pode ser tratada como uma coisa muito séria, algumas podem aparecer quando o empregado ainda estiver no trabalho, o que significa menor produtividade, ou se materializar depois anos, que poderá acarretará em afastamento ou aposentadoria por invalidez. No pior dos cenários, resultar em morte.

 A dermatose é uma das principais DO, qualquer alteração da pele, mucosa e anexos, direta ou indiretamente causada ou agravada por agentes presentes na atividade ocupacional. A conscientização é uma das medidas mais eficientes que podem ajudar a controlar os altos índices de recorrência. Não basta apenas informar os trabalhadores sobre os riscos, também são necessárias medidas controle e tratamento, que são muito importantes para saúde. As empresas devem buscar meios de interromper a propagação da doença. Tal importância   levou ao estudo para conhecimento das principais doenças ocupacionais de pele como também saber as medidas a serem adotadas para mitigação e tratamento das dermatoses ocupacionais.

Palavra-chave: Câncer de pele, dermatoses e doenças ocupacionais.

INTRODUÇÃO

Segundo o Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), somente em 2017, foi registrado 196.754 benefícios a trabalhadores que precisaram se ausentar de suas funções devido a algum problema de saúde relacionado as atividades laborais. Grande parte desse número foi motivado pelas doenças ocupacionais de pele, sendo as mais comuns, que poderiam ser evitadas se houvesse uma conscientização sobre cuidados e prevenção. Muitas vezes, as doenças laborais aparecem de forma silenciosa, podendo aparecer depois de 10 ou 15 anos de trabalho. Nesses casos, o tratamento é difícil e é muito frequente que as limitações decorrentes da própria doença impossibilitem o retorno ao serviço. 

Justificativa

A gravidade da situação demonstra a necessidade de as empresas adotarem um rigoroso Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), que, entre outros objetivos, vise a conscientização dos funcionários e busque métodos para mitigar o grande número de ocorrência das doenças de pele.

Objetivo geral

Este trabalho tem por objetivo fazer uma revisão das dermatoses ocupacionais (DO) mais recorrentes, quanto ao conceito, a epidemiologia e aos quadros clínicos, de modo a destacar a importância da prevenção e diagnóstico rápido e preciso, afim de garantir a saúde e vida do trabalhador.

Objetivo especifico

Apresentar revisão bibliográfica sobre as doenças laborais, suas características e especificidades;

Identificação principais doenças de pele que afetam os trabalhadores;

Classificar os principais métodos de prevenção e tratamento;

Propor ações nas empresas para melhor conhecimento das doenças laborais e aplicação de técnicas para evitá-las.

REVISÃO BIBLIOGRAFICA

Doenças ocupacionais de pele

        Doença ocupacional é a designação de várias doenças que causam alterações na saúde do trabalhador, provocadas por fatores relacionados com o ambiente de trabalho.  A identificação do problema é muito importante que seja cedo para poder interromper a propagação da doença. É necessário que a empresa procure entender o problema, conhecer os riscos para executar os procedimentos próprios de segurança.

        Toda doença ocupacional é séria. Elas poderão aparecer quando o empregado ainda estiver no trabalho, causando perca de tempo no trabalho, gastos extras com tratamentos adequados e diminuir a produtividade. Além de tudo, a doença pode esperar anos para se materializar e o funcionário não apresentar os sintomas. Quando aparecer, acarretará em afastamento ou até mesmo uma aposentadoria por invalidez nos casos mais extremos.

Causas Indiretas

Homens e Mulheres são igualmente afetados. Contudo, as mulheres apresentam maior comprometimento nas mãos e podem apresentar quadros menos graves e de remissão mais rápida (PATIL; MAIBACH, 1994; MEDING, 2000). As mulheres, de um modo geral, apresentam melhor prognóstico em sua dermatose (NETHERCOTT; HOLNESS, 1993). Trabalhadores jovens são menos experientes, costumam ser mais afetados por agirem com menor cautela na manipulação de agentes químicos. Vários estudos mostraram que a raça negra apresenta menor penetração de agentes nocivos, maior número de camadas e a descamação espontânea dessa camada é duas vezes e meia maior que na raça branca e amarela (BERARDESCA; MAIBACH, 1988). A temperatura e umidade (HOSOI et al, 2000) influenciam o aparecimento de dermatoses como piodermites. O trabalho ao ar livre é frequentemente sujeito à ação da luz solar, picadas de insetos, contato com vegetais, exposição à chuva e ao vento, bem como a agentes diversos potencialmente perigosos para a pele.

Causas diretas

Cerca de 80% das dermatoses ocupacionais são produzidas por agentes físicos, químicos e biológicos consequente da exposição ocupacional e das condições de trabalho são responsáveis por desconforto, dor, queimação, reações adversas entre outras e até a perda do posto de trabalho. Em busca de alta produtividade e qualidade dos produtos as empresas deixam o bem-estar do funcionário ficar em segundo plano. Grandes jornadas de trabalho e pressão para produzir mais. O trabalhador ficar impossibilidade de controle da situação.

PRINCIPAIS DERMATOSES OCUPACIONAIS

Caracterizadas por alterações na pele e na mucosa são causadas pela exposição do trabalhador a determinados agentes direto ou indiretamente causados, mantidos ou agravados pelo trabalho durante o desempenho de suas funções.

  • Dermatite por contato/fotossensibilização;
  • Sarna ou Escabiose;
  • Vitiligo ocupacional;
  • Cânceres de pele;
  • Infecções;
  • Discremia;
  • Ulceras.

Dermatite por contato

As dermatites de contato são as dermatoses ocupacionais mais frequentes, responsáveis por desconforto, ferimentos, traumas, alterações estéticas e funcionais que interferem na vida social e no trabalho, apesar de não serem graves.[pic 1]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.4 Kb)   pdf (256.9 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com