TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Desigualdade Social Vivida Ou Conhecida Na Comunidade E Na Escola

Artigo: A Desigualdade Social Vivida Ou Conhecida Na Comunidade E Na Escola. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/10/2013  •  883 Palavras (4 Páginas)  •  530 Visualizações

Página 1 de 4

"A desigualdade social vivida ou conhecida na comunidade e na escola"

A desigualdade social não é um problema recente, é algo que está presente no contexto do mundo há bastante tempo. O homem sempre foi movido pela ambição, pela sensação de ter mais que o outro, assim a sociedade foi se tornando desigual. A desigualdade social acontece quando a distribuição de renda é feita de forma diferente sendo que a maior parte fica nas mãos de poucos. No Brasil a desigualdade social é uma das maiores do mundo. Por esses acontecimentos existem jovens vulneráveis hoje principalmente na classe de baixa renda, pois a exclusão social os torna cada vez mais supérfluos e incapazes de ter uma vida digna. Muitos jovens de baixa renda crescem sem ter estrutura na família devido a uma série de conseqüências causadas pela falta de dinheiro sendo: briga entre pais, discussões diárias, falta de estudo, ambiente familiar precário, educação precária, más instalações, alimentação ruim, entre outros.

A desigualdade consiste no fato de poucos terem muito e muitos terem pouco, é a má distribuição de renda. Esse problema aumentou suas dimensões quando o homem começou a visar o lucro. Houve sistemas que tentaram conter a desigualdade, como é o caso do socialismo, mas que fracassou diante de um mundo consumista. Hoje vivemos numa sociedade capitalista e bastante desigual, dividida por classes sociais. Os pobres são os que mais sofrem com essa realidade e são vítimas constantemente de problemas sociais como a fome e o desemprego.

A desigualdade social tem causado o crescimento de crianças e jovens sem preparação para a vida e muitos deles não conseguem oportunidades e acabam se tornando marginais ou desocupados, às vezes não porque querem, mas sim por não sobrarem alternativas. Outro fator que agrava essa situação é a violência que cresce a cada dia. Não é preciso olhar o mundo como um todo para se ter dimensão de desigualdade social, e sim em seu bairro, ou cidade, é possível encontrar pessoas extremamente carentes e que estão se expondo ao tipo de assunto de forma assustadora. A pobreza e a miséria são os principais elementos encontrados na sociedade brasileira, felizmente há maneiras de revertermos essa situação, só precisamos contar com a ajuda de todo o parlamento para dar um basta nesse assunto, que por sinal já está tomando uma forma bem agravante. Podemos perceber que o ódio que faz com que uma pessoa se torne violenta sempre tem razões anteriores. Na maioria das vezes que vemos depoimentos de pessoas envolvidas com violência, as mesmas tiveram na infância situações onde o pai era ausente ou se presente espancava a mãe, a miséria fazia com que os pais vendessem drogas por um prato de comida, pais entregavam filhos para adoção ou até mesmo abandonavam os filhos ao invés de tentar reverter à situação. Alguns casos, as pessoas hoje violentas foram vítimas de abuso sexual quando mais jovens e essa série de situações trazem uma ira e desejo de vingança não só dos mal-feitores, mas também das autoridades que sabem de todos esses possíveis acontecimentos e não tomam posição.

Uma pessoa já vem marcada por determinado meio de certas dimensões, densidade e qualidade, ao lançar-se na interação com uma superfície de oportunidades

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com