TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Docência do Ensino Superior

Por:   •  31/3/2019  •  Artigo  •  5.383 Palavras (22 Páginas)  •  129 Visualizações

Página 1 de 22

[pic 1]

Instituto Superior de Educação Programus

Graduação, Pós – Graduação, Pesquisa e Extensão

NATALIA ALVES DE ARAÚJO

DESAFIOS DO ENADE PARA AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR.

BARRAS – PI

2019

NATALIA ALVES DE ARAÚJO

DESAFIOS DO ENADE PARA AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR.

Artigo apresentado como pré-requisito da especialização em Docência do Ensino Superior do Instituto Superior de Educação Programus – ISEPRO, como requisito para a obtenção do título Docente do Ensino Superior.

Orientadora: Emília do Rosário Vale de Carvalho Silva.

BARRAS – PI

2019


DESAFIOS DO ENADE PARA AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR.

Natalia Alves de Araújo [1]

Emília do Rosário Vale de Carvalho Silva [2]

Resumo: Este artigo fala sobre os desafios do Enade nas instituições de ensino superior. O objetivo é demonstrar os desafios do enade em relação às instituições de ensino superior e o papel de políticas institucionais voltadas para a garantia da permanência e desempenho escolar no contexto da ampliação do acesso ao ensino superior no Brasil. Justifica-se em relação ao desafio do Enade que a instituições de ensino superior aplica, pois é um instrumento formal aplicado aos estudantes de cursos de graduação. Com isso surge a questão norteadora: Como as instituições de ensino superior podem influenciar nessa atual realidade de avaliação institucional? Com isso surgem as estratégias positivas para o sucesso escolar e coloca como desafio para a democratização do ensino superior a importância do desenvolvimento no ambiente universitário. Para o desenvolvimento deste trabalho foi utilizada a pesquisa bibliográfica em livros, revistas, artigos científicos já publicados. Concluindo, essa rede de suporte também estimula a interação entre os estudantes e professores, de forma que os alunos ingressantes se sentem acolhidos em um grupo e estimulados a dele participar.  

Palavras-chave: Enade, Instituições de Ensino Superior, Estudantes, Professores.

Abstract: This article talks about the challenges of Enade in higher education institutions. The objective is to demonstrate the challenges of enade in relation to higher education institutions and the role of institutional policies aimed at ensuring the permanence and school performance in the context of the expansion of access to higher education in Brazil. Justified in relation to the challenge of the Enade the applied higher education institutions, as it is a formal instrument applied to undergraduate students. With this guiding question arises: How higher education institutions can influence in this current reality of institutional assessment? With this the positive strategies for school success and poses as challenge for the democratization of higher education the importance of development in the University environment. For the development of this work was used to bibliographical research in books, magazines, scientific articles already published. In conclusion, this network of support also encourages interaction between students and teachers so that students entering feel welcomed in a group and encouraged his participation.

Keywords: Enade, higher education institutions, students, teachers.

INTRODUÇÃO

O artigo tem como norte principal refletir sobre Exame Nacional de Desempenho dos estudantes - Enade, que teve seu início em 2004, tem como objetivo principal avaliar o desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos de graduação, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial, integrando o Sinaes, juntamente com a avaliação institucional e a avaliação dos cursos de graduação.

Entre as dificuldades dos alunos e das instituições de ensino superior estão à necessidade de se conciliar trabalho e estudo, a adaptação a um novo sistema de ensino, o que exige maior autonomia, conhecimentos prévios formais e informais de maior complexidade, aprendizados nem sempre vivenciados pelos alunos de camadas mais populares. Sem contar os desafios advindos de uma situação financeira muitas vezes desfavorável, o que implica em dificuldades para compra de livros, deslocamento para congressos e eventos e atividades extraclasse, daí a importância da prova do Enade para testar o conhecimento dos mesmos e avaliar melhor a aprendizagem.

Porém a busca para se realizar a meta estabelecida no Plano Nacional de Educação (PNE) de que um terço da população na faixa etária de 18 a 24 anos tenha ou concluído o Ensino Superior ou nele tenha ingressado até 2020, coloca em relevância a necessidade de se construir estratégias que possam garantir uma maior permanência e bom desempenho escolar.

A educação superior no Brasil vem crescendo vertiginosamente em virtude do mercado de trabalho cada vez mais seleto e empregadores muito exigentes quanto a conhecimentos e habilidades. A procura por cursos universitários, tanto em instituições públicas quanto em estabelecimentos privados aumenta à medida que novos jovens e adultos deparam-se com a necessidade de dar continuidade aos seus estudos, seja por auto-satisfação, seja em decorrência de exigências profissionais. Por consequência dessa grande procura o número de instituições de educação superior (IES) também tem crescido.

A procura por prestadoras de serviços que mantenham fama positiva e apresentem excelência no trabalho que oferecem, é uma prática recorrente em nossa sociedade. Nas IES não é diferente. Não existe credibilidade depositada às instituições que não estejam classificadas entre as melhores e esta classificação normalmente é feita através de avaliações, sejam elas formais ou não.

Embora já exista desde 2004, o ENADE é um tema pouco abordado nas IES. Muitos estudantes universitários sabem da existência desta avaliação, mas não compreendem sua importância, seja para a própria formação seja para o prestigio da organização a qual faz parte.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (37.4 Kb)   pdf (215.4 Kb)   docx (32.7 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com