TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Dominação Masculina

Monografias: A Dominação Masculina. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/12/2014  •  1.014 Palavras (5 Páginas)  •  397 Visualizações

Página 1 de 5

A dominação masculina

A dominação masculina esta de tal forma arraigada nos inconscientes que não é perceptível. Mesmo sendo arbitrária, não é sempre refletida, e é relativamente questionada. Por vezes refutada, negada e condenada, mas nem sempre se convertendo em mudanças efetivas. Historicamente construída, a dominação masculina se perpetua em homens e mulheres em um processo que parece invencível e portanto, interminável. E as relações contemporâneas também demonstram em sua configuração uma associação de dominantes e dominadas submissas por vezes permissiva as vezes subjulgada.

Esta violência se dá de forma objetiva, simbólica, subjetiva, consciente e inconsciente. Através das palavras, dos gestos, das ações.

A presença da dominação masculina sobrevive a mudanças temporais, mantendo a sua essência. Por isso exporemos algumas manifestações nesta trajetória.

Dominação do gênero

Um dos elementos é a próprio corpo e suas diferenciações. A virilidade do homem versos fragilidade feminina, ou seja, a dominação de gênero.

É natural o privilegio dos homens em atividades comuns aos dois gêneros: o salário inferior por carga de trabalho, normas rígidas de conduta mascaradas de atitudes obrigatoriamente doces e convenientes, sexo frágil,menos capaz e que necessita de proteção, tarefas domésticas e educação dos filhos.

Casamento forçado e precoce;

A escolha do marido pelo pai da moça;

Na historia:

Na mitologia grega as mulheres eram seduzidas, violentadas, estupradas.

Eurípedes considerava a mulher como “Vítima de irremediável inferioridade mental”. 

Pitágoras, filósofo grego que deu grande impulso à matemática dizia: “Existe o princípio bom que criou a ordem, a luz e o homem, e o princípio mau que criou o caos, a treva e a mulher”.  

Aristóteles expressava o pensamento comum da época da seguinte forma: “A mulher é mulher em virtude de uma deficiência, que devia viver fechada em sua casa e subordinada ao homem”.  

Shopenhauer, filósofo alemão, diria, muitos séculos depois: “A mulher é um animal de cabelos longos e idé.

São João Crisóstomo: “Em meio a todos os animais selvagens não se encontra nenhum mais nocivo que a mulher”.  

São Tomás de Aquino: “A mulher é um ser “ocasional” e incompleto, uma espécie de homem falhado”.  

Santo Agostinho: “A mulher é um animal que não é seguro nem estável; é odienta para tormento do marido, é cheia de maldade e é o princípio de todas as demandas e disputas, via e caminho de todas as iniqüidades”. 

Área profissional

A remuneração entre funcionários homens e mulheres é diferente,desigual é histórico.

A inserção no mercado de trabalho

A pregação da multifacetada face das mulheres a inseriu-se no mercado de trabalho, mas não tirou suas responsabilidades, que agora se agregam às anteriores.

Profissões como enfermagem e serviço social são mais procuradas pelo público feminino e medicina pelo masculino.

A moda

O mundo da moda é ditado pelo ar dominador masculino,pois os maiores estilistas das mais renomadas grifes são do sexo masculino,provocando o desejo de consumo das mais variadas classes feministas.

As tarefas domésticas

IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), que mostra que os homens estão ajudando cada vez mais nas tarefas domésticas.

O estudo tem o objetivo de explorar a análise sobre informações domésticas contidas na PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) de 2001 e 2005. De acordo com a pesquisa, 109, 2 milhões de pessoas com mais de 10 anos de idade em todo o Brasil desenvolvem algum tipo de tarefa doméstica.

Deste total, 71,5 milhões são mulheres (65,4%) e 37,7 milhões (34,6%) são homens. Um outro dado da pesquisa é que entre os homens, quem tende a realizar tarefas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com