TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ECONOMIA BRASILEIRA

Trabalho Escolar: A ECONOMIA BRASILEIRA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/5/2014  •  1.292 Palavras (6 Páginas)  •  192 Visualizações

Página 1 de 6

1 INTRODUÇÃO

A economia Brasileira está passando por algumas crises, mas mesmo assim busca superá-las em todos os aspectos, principalmente no cenário da economia global, onde o papel do governo é um fator determinante no tocante às decisões de natureza econômica. O Brasil está hoje procurando manter de maneira eficaz uma economia sustentável e de equilíbrio, trazendo uma boa perspectiva de crescimento para os investidores estrangeiros, visando também o aumento do PIB, para que dessa forma gere emprego, renda e uma boa qualidade de vida para o nosso povo.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 MICROECONOMIA E MACROECONOMIA

Podemos entender que a Microeconomia e a Macroeconomia, esclarecem a economia do nosso país de uma forma bem ampla, mesmo este passando por algumas situações de crises e superações. A nossa economia sofre grandes conseqüências principalmente com a Inflação, taxa de juros e taxa de câmbio, onde qualquer alteração relacionada a estas taxas gera um impacto muito grande na nossa economia, fazendo com que o governo tome algumas atitudes para procurar manter a sua meta de equilíbrio e uma instabilidade financeira.

Na inflação podemos facilmente entender que é quando há um aumento persistente e generalizado nos preços, mas quando a inflação chega a zero entende-se que houve uma instabilidade financeira. Para que a inflação atingisse um nível bem mais baixo nesses últimos três meses, certamente contribuíram muito os produtos monitorados, em particular a energia elétrica, que foi um alivio para o bolso do consumidor. Os ônibus urbanos também, porque se considerarmos de janeiro a setembro estavam com uma variação muito mais alta no ano passado do que estavam neste ano. Diante destes exemplos podemos dizer que o Brasil precisa é manter uma economia sustentável e o governo tem que procurar sempre a solução antes que a inflação apareça.

Os juros reais são calculados após o abatimento da inflação prevista para os próximos doze meses. “Nesta quarta-feira dia 09/10/2013, o Copom tomou a decisão de elevar a taxa Selic para 9,50% ao ano, sem viés. Com essa decisão o Brasil voltou a assumir a primeira posição no ranking mundial de juros reais (3,5% ao ano) feito pelo Mone You.” Podemos até dizer que houve boa intenção, por parte do governo, em solucionar os problemas, porém ele tem que calcular o efeito de cada medida tomada para não prejudicar a economia Brasileira.

A taxa de câmbio é o valor da moeda do país em relação às moedas estrangeiras, ou destas últimas em relação à primeira. No Brasil, utilizamos o primeiro procedimento: a cotação do dólar, do euro e do yen japonês em reais significando que medimos quantas unidades da nossa moeda compram uma unidade da moeda estrangeira. Já nos EUA e na Grã-Bretanha, o procedimento é inverso: a taxa de câmbio mede quantas unidades de moeda estrangeira (por exemplo, reais, euros) compram um dólar ou uma libra esterlina (a moeda nacional naqueles países). O câmbio tem uma grande influência na economia do País, dessa maneira é importante que o governo adote regras nos regimes cambiais, pois sabemos que a desvalorização do real estimula as exportações e com a valorização do real estimula as importações.

2.2 MÉTODOS QUANTITATIVOS APLICADOS À GESTÃO EMPRESARIAL

2.2.1 Medidas Descritivas

2.2.1.1 Medidas de tendência central

Uma medida de tendência central é um valor que representa uma entrada típica, ou central, de um conjunto de dados. As três medidas de tendência central mais usadas são: Média,Mediana e Moda.

2.2.1.2 Medidas de dispersão

Servem para avaliar o quanto os dados são semelhantes, descreve então o quanto os dados distam do valor central. Desse jeito, as medidas de dispersão servem também para avaliar qual o grau de representação da média.

2.2.1.3 As técnicas de amostragem probabilísticas

Garantem a possibilidade de realizar afirmações sobre a população com base nas amostras. Normalmente, todos os elementos da população possuem a mesma probabilidade de serem selecionados. Os tipos de amostragem são: Amostragem Aleatória Simples: este é o processo mais elementar e freqüentemente utilizado. Pode ser realizado numerando-se os elementos da população de 1 a n e sorteando-se, por meio de um dispositivo aleatório qualquer, X números dessa seqüência, que corresponderão aos elementos pertencente à amostra. Amostragem Estratificada: quando a população possui características que permitem a criação de subconjuntos, as amostras extraídas por amostragem simples são menos representativas. Nesse caso, é utilizada a amostragem estratificada. Amostragem Sistemática: esta técnica de amostragem em populações que possuem os elementos ordenados, em que não há a necessidade de construir um sistema de referência. Nesta técnica, a seleção dos elementos que comporão a amostra pode ser feita por um sistema criado pelo pesquisador. Amostragem por Conglomerados: esta técnica é usada quando a identificação dos elementos da população é extremamente difícil, porém pode ser relativamente fácil dividir a população em conglomerados (subgrupos) heterogêneos representativos da população global.

2.2.2 Números E Índices

Os números e índices são medidas usadas para comparar grupos de variáveis que possuem algum relacionamento entre si, de tal forma que seja possível

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com