TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ECONOMIA DO BRASIL

Por:   •  21/2/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.198 Palavras (9 Páginas)  •  202 Visualizações

Página 1 de 9

Universidade Cidade de São Paulo

Jéssica Jovanini Sani                                                        16000170

Laricy Pintadinho Alváres                                                        16496485

Raiane de Lima Pereira                                                        16508963

Talita Marques Eusebio Pires                                                16370121

PROBLEMAS ECONÔMICOS DO GOVERNO ATUAL

São Paulo

2016

Universidade Cidade de São Paulo

Jéssica Jovanini Sani                                                        16000170

Laricy Pintadinho Alváres                                                        16496485

Raiane de Lima Pereira                                                        16508963

Talita Marques Eusebio Pires                                                16370121

PROBLEMAS ECONÔMICOS DO GOVERNO ATUAL

Este trabalho tem por objetivo obter nota parcial na disciplina de Economia, sob orientação do professor Eduardo Koga.

São Paulo

2016

RESUMO

Não é mais segredo os problemas econômicos que o Brasil está enfrentando em relação ao governo atual. Porém, isso começou muito antes da presidente Dilma Rousseff exercer seu cargo pela segunda vez. Desde seu primeiro mandato os problemas começaram a aparecer e conforme o tempo foi passando, isso se tornou uma grande bola de neve e fez com que o Brasil caísse para a 9º posição no ranking econômico mundial. Diante desses fatores, economistas estudam possíveis soluções para uma melhoria no país.

SUMÁRIO

Introdução                                                                                04

Problemas na economia do governo atual                                        05

Origem dos problemas                                                                07

Possíveis soluções                                                                        08

Conclusão                                                                                10

Referências                                                                                11                                

        

INTRODUÇÃO

Neste trabalho será apresentado os principais problemas na economia brasileira do governo atual, a origem dos mesmos e possíveis soluções que faça com que o país cresça novamente e saia dessa crise econômica.

PROBLEMAS NA ECONOMIA DO GOVERNO ATUAL

Podemos caracterizar alguns pontos que contribuíram negativamente para a atual situação econômica do país. O primeiro deles foi o aumento da dívida pública, que no fim de 2014 saltou de R$ 3,252 trilhões para R$ 3,927 trilhões no fim de 2015. O endividamento passou de 57,2% para 66,2% e para conter esse déficit a médio e longo prazo o governo economizava recursos para pagar os juros da dívida pública.

Uma das agências de classificação de riscos Standard & Poor’s tirou o selo de bom pagador do Brasil, o que traduz a garantia de que o país não dará calote, fazendo com que o Brasil fique fora do grau de investimento.
A contabilidade criativa também é um fator considerado, uma manipulação que os gestores utilizam para omitir normas contábeis propositalmente, onde a verdadeira situação patrimonial não é clara e transparente, como o repasse ao tesouro ao BNDES.

Quando enfrentamos a crise de 2008, foram feitos incentivos à economia, com a redução de impostos. Esse incentivo durou por muito tempo, pois desde o governo Lula até o governo de Dilma foram usados esses incentivos, concluímos que a dosagem foi feita de maneira equivocada. O mau planejamento não permite o desenvolvimento constante na infraestrutura, e a carência no desenvolvimento aumenta os custos da indústria. Existem dois grupos que diferenciam a infraestrutura, os econômicos e não econômicos, os não econômicos compõe a rede social que inclui educação, saneamento básico entre outros e alguns estudos dizem que o histórico é passivo e as necessidades tem sido supridas, mas ao olharmos ao nosso redor percebemos que ainda é um meio muito escasso, há muitas melhorias que precisam ser feitas, já os grupos econômicos influenciam diretamente o desenvolvimento do país como transporte, energia e nesse grupo há muitas melhorias necessárias para melhorar e expandir as capacidades.
Outro fator que colabora com a crise econômica brasileira, é a inflação elevada. Os principais motivos de ocorrer isso é devido aos gastos públicos e custos de produção serem altos, pela produção baixa, pela inércia, indexação e cartéis. De acordo com alguns estudiosos de economia, a inflação elevada acontece pois o governo aumenta impostos para cobrir as despesas, os empresários acreditam que haverá inflação, devido a isso eles aumentam o preço de bens e produtos para não perder ganho, o aluguel sobe por contra da inflação anterior, com isso a atual inflação passa a ser patamar inicial de próximo período, as empresas produzem menos que a demanda, poucas empresas vendem um certo produto, então elas entram em um acordo e aumentam o preço do mesmo, além delas buscarem empréstimos para viabilizar projetos e devido as taxas de juros serem altas, o custo da empresa sobe, consequentemente ela aumenta seus preços.
Atualmente a taxa Selic está em seu maior patamar desde Julho de 2006, dessa forma, os juros brasileiros está entre os mais altos do mundo. Algumas reuniões do Comitê de Política Monetária acontecem, para tentar encontrar alguma solução ou saída para esses problemas, diante disso, decidiram permanecer com a taxa em 14,25 ao ano.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)   pdf (118.3 Kb)   docx (36.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com