TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A EDUCAÇÃO ESPECIAL PARA CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN

Por:   •  24/6/2019  •  Projeto de pesquisa  •  1.860 Palavras (8 Páginas)  •  195 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ – UECE

UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL – UAB

CENTRO DE EDUCAÇÃO – CED

POLO DE CAMPOS SALES – CE

GESTÃO PEDAGÓGICA DA ESCOLA BÁSICA

DISCIPLINA: PESQUISA EDUCACIONAL

EduAÇÃO 02

Luiza Angélica Viana de Lima

Campos Sales – CE

2017

LUIZA ANGELICA VIANA DE LIMA

ATIVIDADE 02: PESQUISA EDUCACIONAL

Trabalho de conclusão de disciplina apresentado ao Curso de Especialização em Gestão Pedagógica na Educação Básica da Universidade Estadual do Ceará, como requisito parcial à obtenção do grau de Especialista em Gestão Pedagógica na Educação Básica

Orientadora: Prof.ª Fernanda Cunha de Melo Banholzer

Campos Sales - CE

2017


JUSTIFICATIVA

        Na tentativa de frequentar o ambiente escolar, as pessoas com deficiências passam por inúmeras aprovações, e ouvir “desculpe-me mais não estamos preparados para receber seu filho” é a resposta que muitos pais escutam ao tentar matricular seus filhos com necessidades especiais em uma escola. Apesar de inúmeros avanços tecnológicos na medicina, comunicação entre outros, a inclusão escolar, ainda é bastante atrasada quando se fala de portadores de necessidades especiais. A nossa cultura privilegia, apenas aqueles que possuem uma estrutura psicologia e ou financeira favorável. Os portadores de necessidades especiais, como a Síndrome de Dwon por exemplo, estão permanentemente a margem da sociedade devido ao preconceito que mesmo tão combatido, ainda permanece estável na mente das pessoas, pela falta de conhecimento.

        A inclusão se faz necessária a cada dia, e com ela o desafio de garantir uma educação de qualidade para todos. É na escola inclusiva, que os alunos aprendem a conviver uns com os outros, compreendendo as diferenças e se tronando cidadãos solidários e de bem. No distrito de Carmelópolis da cidade de Campos Sales esta realidade não é diferente, pois a escola de E.I.E.F Ossian Alencar Araripe não está capacitada a ofertar uma educação de qualidade e especializada a pessoas com necessidades especiais tal como a Síndrome de Dwon. Mesmo observando avanços significativos na qualidade do ensino, por parte de toda a comunidade escolar a inclusão de pessoas com Síndrome de Dwon não é tão acentuada quanto gostaríamos que fosse. O presente trabalho, tem o propósito de mostrar as dificuldades enfrentadas pelos portadores de necessidades especiais, especialmente aqueles com Síndrome de Dwon no ambiente escolar e no uso do seu poder de cidadão. Buscamos ainda, destacar os inúmeros meios existentes para que os mesmos façam parte da comunidade escolar, usufruindo de todos os benefícios da escola. Defendendo a importância da igualdade entre as pessoas, com ou sem deficiências em termos de direitos a educação.

        A deficiência não é algo localizado em um indivíduo, mas criado e legitimado nas relações sociais, em especial as estabelecidas em organizações familiares, de trabalho e principalmente escolares. Professores, pais, funcionários e alunos participam e são co-responsaveis pelo processo de inclusão escolar, de pessoas com necessidades especiais como a Síndrome de Dwon. A atuação dos professores em sala de aula é determinante, tanto para o desenvolvimento dos alunos, quanto para a qualidade das interações que serão estabelecidas com os colegas de aula. Neste sentido as percepções de professores, sobre as inúmeras variáveis inerentes ao processo de inclusão escolar de alunos com Síndrome de Dwon, precisam ser investigadas para a compreensão da maneira como este processo é realizado, nas escolas e para possibilitar modificações necessárias para o seu aperfeiçoamento. O conhecimento e a divulgação das necessidades, facilidades e dificuldades encontradas pelos professores no trabalho com os alunos no sistema regular de ensino, possibilitara a reestruturação das condições de trabalho e das características das organizações escolares, facilitando a implementação de uma educação inclusiva de boa qualidade, além disso os professores terão a oportunidade de rever suas ações em turmas compostas por alunos com e sem necessidades especiais, a partir da reflexão e compreensão das repercussões sócias do presente trabalho.        

        

PROBLEMATIZAÇÃO

De qual maneira crianças com Síndrome de Dwon se adaptam ao ambiente escolar no infantil II do fundamental I na escola de E.I.E.F Ossian Alencar Araripe, e como a própria escola se adapta a nova realidade?

OBJETIVOS GERAIS

  • Verificar como se dá a adaptação a sala de aula, observando quais os maiores desafios enfrentados pelas crianças portadoras de necessidades especiais, destacando aqueles com Síndrome de Dwon ao se depararem pela primeira vez com o ambiente escolar e quais as principais dificuldades encontradas por todos os membros da rede regular de ensino na convivência com os mesmos.

OBJETIVOS ESPECIFICOS

  • Identificar até que ponto o aluno com Síndrome de Dwon pode desenvolver seu conhecimento.
  • Valorizar as diferenças e necessidades decorrentes da deficiência.
  • Analisar como a comunidade escolar se adapta a nova realidade.
  • Oferecer meios para que o aluno sintam-se parte da comunidade escolar.
  • Favorecer a imersão dos alunos com deficiência da melhor maneira possível.  

MARCO TEÓRICO-CONCEITUAL

        O tema inclusão escolar vem sendo, nos últimos anos, abordado com muita ênfase. De modo geral, o que se discute são os meios e formas de aproximar o poder público e a sociedade a discriminação, sofrida pelos portadores de necessidades especiais no seu dia a dia. Os mesmos são seres humanos como os ditos “normais” que estão sendo tratados de forma preconceituosa ferindo uma sociedade que se diz acolhedora e democrática. Cada vez mais, se faz necessário a inclusão de pessoas com necessidades especiais, em todas as esferas da sociedade, e a escola como um ambiente formador de opinião, construtor de saberes e difusora de valores tem um papel importantíssimo. E sendo assim, necessita ser o primeiro ambiente a promover e valorizar a diversidade possibilitando, dessa forma a inclusão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.8 Kb)   pdf (182.9 Kb)   docx (34.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com