TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A EDUCAÇÃO FÍSICA CONCEBIDA COMO EDUCAÇÃO INTEGRAL NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Trabalho Universitário: A EDUCAÇÃO FÍSICA CONCEBIDA COMO EDUCAÇÃO INTEGRAL NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/11/2014  •  6.358 Palavras (26 Páginas)  •  438 Visualizações

Página 1 de 26

A EDUCAÇÃO FÍSICA CONCEBIDA COMO EDUCAÇÃO INTEGRAL NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

RESUMO

O presente artigo tem por objetivo realizar um estudo a cerca da disciplina de educação física escolar, como componente curricular na formação integral do educando. Apresenta um breve estudo da Educação Física a cerca das abordagens pedagógicas aplicadas ao ambiente escolar sendo elas: Abordagem Psicomotora: estudada por um conjunto de campos científicos como a Neurologia, a Psicologia a Educação entre outros que busca a o desenvolvimento de capacidades básicas (sensoriais, perceptivas e motoras), otimizando através da Educação Física a aprendizagem de conteúdos de outras disciplinas. Abordagem Desenvolvimentista: tem como seu conteúdo habilidades básicas, habilidades específicas, jogo, esporte e dança. Sua finalidade é a adaptação aos valores presentes na sociedade, a temática principal fica por conta das habilidades, aprendizagem e desenvolvimento motor. Abordagem Construtivista: tem como conteúdo brincadeiras populares, jogo simbólico e jogo de regra.Sua finalidade é a construção do conhecimento através do resgate do conhecimento do aluno para solução de problemas. A temática principal fica por conta da cultura popular, do jogo e do que é lúdico. Abordagem Crítico – Superadora: têm como conteúdos os conhecimentos sobre o jogo, esporte dança e ginástica. Sua finalidade é a transformação social para isso usam uma tematização da aula. A temática principal é a cultura corporal em uma visão holística. Abordagem dos Parâmetros Curriculares Nacionais: tem como objetivo principal a busca por uma sistematização da educação através de temas transversais para uma promoção de uma interdisciplinaridade. Contempla um estudo a cerca da função pedagógica da Educação Física nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental.

Palavras chave: Educação Física – Abordagens Pedagógicas – Função Pedagógica

INTRODUÇÃO

Constata-se a maioria das escolas que as aulas de Educação Física resumem-se em o professor entregar uma bola e deixar os alunos correrem livremente pela quadra “jogando” futebol de salão. Ao depararmos com essa realidade nos questionamos: será essa a verdadeira finalidade da disciplina de Educação Física? Quais são os objetivos da Educação Física na formação do educando?

Somos sabedores que a disciplina de Educação Física é de crucial importância no processo de aprendizagem escolar, pois é ela que vai assessorar os profissionais das outras disciplinas no tão complexo processo de alfabetização e no aperfeiçoamento psicomotor em especial no 1º Ciclo das Séries Iniciais do Ensino Fundamental.

Portanto, o Currículo Escolar deve estar vinculado a um Projeto Político Pedagógico, que deve destacar a função social da Educação Física dentro do ambiente escolar, vinculando teoria geral do conhecimento de forma a fundamentar cientificamente a reflexão e a prática pedagógica desenvolvida no processo de escolarização.

O presente artigo teve por objetivo realizar um estudo a cerca da disciplina de Educação Física escolar, como componente curricular na formação integral do educando, apresentando um estudo a cerca das abordagens pedagógicas na disciplina bem como sua função pedagógica na formação integral do cidadão.

ABORDAGENS PEDAGÓGICAS NA DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO FÍSICA

A Educação Física vivenciou, na década de 1980, um fecundo momento de crise, o que gerou debates, aumento da produção teórica pelos especialistas para sua legitimação no interior da escola, a criação de cursos de Pós-Graduação e eventos de natureza científica, que congregavam os profissionais da área. Tais esforços deram origem a diversas proposições teóricas, que procuraram justificar a presença da Educação Física no âmbito educacional.

O conceito de crise, presente em nosso imaginário social, remete-nos a um período de destruição, miséria, tensão, conflito, penúria, etc. Entretanto, neste caso, segundo Medina (1983), a palavra "crise" tem o significado de um momento de transição entre a quebra de paradigmas e substituição destes por outros, especificamente, a quebra do paradigma esportivo em substituição às novas abordagens pedagógicas que vem sendo elaboradas.

Dentre as principais abordagens pedagógicas elaboradas e confrontadas no período, pode-se destacar a Psicomotricidade (LE BOULCH, 1983), a abordagem desenvolvimentista (TANI, 1988), a construtivista (FREIRE, 2009), a crítico-superadora (COLETIVO DE AUTORES, 1992), e, mais recentemente os Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1997).

Embora, estas "novas" abordagens adotassem um posicionamento extremamente crítico em relação ao modelo esportivo piramidal, assumido pela Educação Física tradicional, alguns educadores identificam algumas destas abordagens como teorias a-críticas, pelo fato de não questionarem os valores e modelos presentes em nossa sociedade contemporânea.

Entre eles, Oliveira (1994) entendendo que na educação não existe neutralidade política e que esta é uma prática social que pode contribuir tanto para a manutenção do status quo quanto para a transformação da sociedade, ele classifica as abordagens pedagógicas em duas categorias: as pedagogias do consenso, que alicerçadas no liberalismo e no positivismo seguem uma ótica funcionalista, concebendo a educação como um meio adaptativo do indivíduo à sociedade; e as pedagogias do conflito, que enraizadas nos pensamentos marxistas, preocupa-se com a função emancipatória da educação, na tentativa de desvelar as origens das contradições sociais.

Já, Luckesi (1991) estabelece outra classificação, considerando a relação existente entre educação e sociedade. Desta forma, o autor divide as tendências em pedagogias liberais, aquelas que concebem a educação como redentora da sociedade, ou seja, a sociedade está “posta”, ela é harmônica e perfeita, cabe a educação incluir, também, de forma harmoniosa todos aqueles indivíduos que por algum motivo estão a margem da sociedade. Outra categoria é denominada pelo autor de pedagogias progressistas, que são aquelas que partem de uma análise crítica da realidade social, assim ou concebem a educação como reprodutora da sociedade, considerando a escola como aparelho ideológico do estado, isto é, a escola é um mecanismo de coerção social, que reproduz a ideologia dominante, ou concebem a educação como transformadora da sociedade neste caso a sociedade, num sistema

...

Baixar como (para membros premium)  txt (45.3 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com