TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ELABORAÇÃO DE SEMINÁRIO

Por:   •  6/5/2017  •  Resenha  •  554 Palavras (3 Páginas)  •  2.008 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE TIRADENTES

ODONTOLOGIA

LUCAS SANTOS SILVA

RESENHA

A ELABORAÇÃO DE SEMINÁRIO

ARACAJU

2016

LUCAS SANTOS SILVA

RESENHA

A ELABORAÇÃO DE SEMINÁRIO

        

Resenha apresentada no Curso de Odontologia,  sob orientação do prof. Auro de Jesus Rodrigues, como um dos pré-requisitos para avaliação da disciplina de Metodologia Científica.

Aracaju

2016

ANDRADE M. M. de. A elaboração de seminário. In:_______. Introdução à metodologia do trabalho científico: elaboração de trabalhos acadêmicos. São Paulo: Cortez Ltda., 2002. Cap. 9, p. 109-117. Disponível em: . Acesso em: 18 set. 2016

Maria Margarida de Andrade é Bacharel e Licenciada em Letras (Português/Sânscrito) pela USP, mesma instituição onde defendeu suas teses de Doutorado e Mestrado, ambas com focos em regionalismos linguísticos brasileiros. Lecionando desde 1949, passou pelas mais diversas instituições e proferiu inúmeras palestras, tendo desde 1989 até hoje ministrado cursos e minicursos. Suas obras publicadas abrangem do básico, como Língua portuguesa: noções básicas para cursos superiores, à avançadas e mais técnicas, como Dicionário de verbos jurídicos.

Em primeira instância autora explica que seminários envolvem pesquisas bibliográficas, discussões e debates, e têm como finalidades o aprofundamento no assunto e a preparação para elaboração de outros trabalhos científicos. Sendo explicado em seguida que por vezes as finalidades e os objetivos de tal são confundidos, ela cita de uma maneira mais detalhada os segundos, como exemplos: ensinar a trabalhar em grupo e desenvolver o sentimento de comunidade intelectual entre educandos e entre estes e os professores; dominar a metodologia científica geral.

O texto aponta logo após as modalidades de seminários, e dentre elas há a clássica, que é individual, a clássica em grupo, na qual ocorre reuniões prévias dos participantes e a divisão de papeis no grupo, e a em grupo, onde mais de um grupo é formado para o mesmo assunto e os subtópicos são divididos entre eles. É também explicado que a escolha dos temas devem recair sobre um tópico da disciplina em si, sendo evitados os de bibliografia não acessível.

Após a distribuição de grupos e temas, cada grupo deve trabalhar no planejamento de cada etapa do processo, sendo o número de reuniões para tal procedimento bem variado, mas em geral bastando quatro delas. Essas quatro reuniões são bem esquematizadas pelo autora do texto, onde na primeira ela fala sobre ações iniciais como divisões de papeis e o plano de pesquisa e a última apontando a importância das revisões finais do material e da apresentação.

Ao final do capítulo são apresentadas as normas para apresentação escrita e oral do seminário, sendo elas seguintes as normas gerais da apresentação de trabalhos no caso escrito. Já na oral são demonstrados pontos importantes como: domínio do assunto, clareza, encadeamento das partes, autocontrole, postura, e afins. Para o material de ilustração é elucidado a importância da criatividade e organização, sendo também necessária a boa gramática e a leitura fácil. Após a apresentação são feitas perguntas e debate.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (86.6 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com