TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ENFERMAGEM EM CENTRO-CIRÚRGICO

Por:   •  26/10/2022  •  Artigo  •  2.290 Palavras (10 Páginas)  •  127 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO CURSO DE ENFERMAGEM

JANAÍNA ALCÂNTARA DE MEIRELES

LORRAYNE SOUZA PEREIRA

MAYARA VERANDO MATOS

ENFERMAGEM EM CENTRO-CIRÚRGICO

ITAOBIM – MG

2022

JANAÍNA ALCANTARA DE MERELES LORRAYNE SOUZA PEREIRA MAYARA VERANDO MATOS

TRABALHO INTERDISCIPLINAR EM GRUPO

ENFERMAGEM EM CENTRO-CIRÚRGICO

Trabalho apresentado à Universidade Pitágoras Unopar como requisito parcial para obtenção de média bimestral na disciplina de Microbiologia, Enfermagem e Trabalho, Habilidades e Fundamentos Semiológicos de Enfermagem.

                                                      Professores; • Danieli J. Garbuio Tomedi

                                                                               • Franciely Midori B. de Freitas

                                                                         • Dayane A. Scaramal

ITAOBIM – MG

2022

SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO

3

2        DESENVOLVIMENTO

4

2.1 DESAFIO 1

4

2.2 DESAFIO 2

5

2.3 DESAFIO 3

7

3        CONSIDERAÇÕES FINAIS

8

REFERÊNCIAS

9

  1. INTRODUÇÃO

O enfermeiro atua em diversos lugares. Dentre eles, destaca-se o Centro-Cirúrgico, em que as funções dos enfermeiros variam desde o atendimento e auxílio a paciente, como a um papel de gerenciamento, relacionado as questões organizacionais. No contexto hospitalar, o Centro Cirúrgico é considerado uma unidade crítica em que eventos adversos são passíveis de ocorrer, principalmente quando trabalhadores e processos não estão alinhados com uma cultura de segurança.

Alguns dos aspectos que influenciam a consolidação dessa cultura abrangem a satisfação no trabalho, o clima organizacional, as múltiplas jornadas, a sobrecarga de trabalho, a precarização, a rotatividade, o dimensionamento de pessoal inadequado, o treinamento inadequado, a ambiguidade de papeis, os conflitos interpessoais e comportamentos destrutivos.

Entretanto, um profissional insatisfeito e desmotivado pode influenciar de forma contundente o clima organizacional de um setor hospitalar, desempenhando suas funções de forma inadequada e pouco eficiente ou, até mesmo, instigando outros membros da equipe a adotar uma postura semelhante.

Assim, essa produção busca estudar a atuação do enfermeiro no centro-cirúrgico, visando favorecer um melhor entendimento dos fatores que estão envolvidos no interesse e as funções atribuídas ao trabalho dos membros da equipe de enfermagem, nesse ambiente considerado crítico.

  1. DESENVOLVIMENTO

  1. DESAFIO 1

Conforme o exposto no caso, o enfermeiro Jonas apresentou sintomas similares a uma doença cardíaca, como falta de ar, palpitações, tremores e fortes dores no peito. Contudo, pode-se observar que o paciente na verdade estava vivenciando uma crise de pânico.

Acerca disso, inicialmente é preciso afirmar que o Transtorno de Pânico é caracterizado por episódios recorrentes e inesperados dos ataques de pânico, que são definidos como crises intensas de ansiedade de manifestação paroxística, devido à importante descarga do sistema nervoso autônomo, e de duração breve, alcançando seu pico em poucos minutos (DE OLIVEIRA; SGUAREZI; PAULIN, 2017).

Considerando estes dados, é de extrema relevância que os profissionais que trabalham em prontos socorros estejam preparados para lidar com ataques de pânicos e realizar o melhor atendimento possível. Nesse contexto, destaca-se o papel do enfermeiro, o qual realiza seus cuidados em torno do ser humano e sua interação com o meio natural.

Desse modo, caso o paciente seja atendido no pronto socorro, o atendimento inicial é feito pelo enfermeiro. Nos casos de ataques de pânico no pronto socorro, é necessário que seja feita uma avaliação inicial, em que o enfermeiro deve avaliar se os sintomas são ou não decorrentes de uma causa orgânica, por meio da realização de exames de acordo com os sintomas (DE OLIVEIRA; SGUAREZI; PAULIN, 2017).

Por exemplo, caso o paciente esteja com dor torácica, deve-se verificar se pode ser ou não IAM e Pneumonia. Caso tudo demonstre negativo, será iniciado o tratamento dos sintomas de ansiedade. O enfermeiro deve evidenciar para o paciente, por meio de orientações, que há um caráter autolimitante e não letal desta crise, providenciando um espaço calmo para que este consiga se tranquilizar (DE OLIVEIRA; SGUAREZI; PAULIN, 2017).

Ainda conforme De Oliveira, Sguarezi e Paulin (2017), caso haja hiperventilação, é necessário orientar o paciente a realizar a respiração de forma mais lenta, pelo nariz. Se a crise passar, deve-se ressaltar a importância de realizar o tratamento ao longo prazo, de caráter preventivo, realizando o encaminhamento

ao especialista (neste caso, um psiquiatra).

Contudo, caso haja uma maior intensificação do ataque de pânico, o enfermeiro deve realizar a medicação benzodiazepínica, por meio da vida oral. Essa medida é considerada a mais adequada em um ponto socorro, podendo ser realizada no período de 20 a 30 minutos se houver a permanência dos sintomas. Para o Estado de Santa Catarina (2015), deve-se seguir os seguintes passos:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.6 Kb)   pdf (154.7 Kb)   docx (77 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com