TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ENGENHARIA PRODUÇÃO

Por:   •  14/9/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  467 Palavras (2 Páginas)  •  218 Visualizações

Página 1 de 2

PRÉ-PROJETO DE CONCLUSÃO DE CURSO

FACULDADE UNA DE CONTAGEM

UTILIZAÇÃO DO MRP COMO FERRAMENTA PARA O PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO

ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

Luane Costa Vinagre

Orientador Técnico

Silvana Júlia da Siqueira Diniz

  1. Introdução

Por intermédio do processo de globalização agregado ao surgimento das tecnologias computacionais, as empresas têm experimentado modificações em seus sistemas produtivos e tais transformações têm se tornado necessárias para manter a competitividade.

Com o surgimento de produtos industrializados derivados de outros países no mercado nacional, surgidos no início da década de 90, os consumidores passaram a procurar nas empresas produtos e processos semelhantes com aqueles confeccionados e usados por empresas de ramo internacional, onde esses consumidores passaram a exigir maior qualidade, produtividade maior, crescente versatilidade, associados a um menor custo e a um menor tempo de entrega.

Para atender a recente necessidade do mercado criado por consequência da globalização do comércio, as empresas com processos lucrativos com baixa produtividade tiveram de aperfeiçoar suas metodologias e buscar novos procedimentos gerenciais para manter a concorrência de seu negócio.

De encontro a esta nova existência, busca-se utilizar uma ferramenta de planejamento e controle de produção, chamada de MRP (Material Requirements Planning), ou seja, Planejamento de Necessidades de Materiais, para construir seu processo produtivo e consequentemente aumentar sua competitividade.

  1. Justificativa

A aplicação do MRP na empresa se justifica pela grande preocupação de entregar o produto ao cliente com qualidade, na data esperada e ao menor custo possível; onde a qualidade e a data esperada são exemplos de fatores agregadores de valor ao produto. Portanto, visto que o MRP deve otimizar os recursos, diminuindo o ciclo de produção, reduzindo perdas e melhorando a repetição de pedidos, fazendo com que os prazos sejam cumpridos, o presente trabalho, sob o aspecto empresarial, contribui para empresa na busca de uma maior competitividade no mercado.

  1. Objetivos

3.1 Objetivo Geral

A utilidade principal do MRP (planejamento de necessidades de material) é possibilitar a disponibilidade de material, ou seja, suprir ou elaborar as quantidades certas com antecedência, tanto para utilização interna, como para vendas e distribuição. Esse procedimento envolve a controle de estoques e, especialmente, a criação automática de sugestão de pedidos para compras e produção.

3.2 Objetivos Específicos

A função do MRP é apoiar a definição sobre a quantia e o momento do fluxo de materiais em condições de demanda e serviços. Assim com um bom MRP pode-se reduzir os níveis dos estoques, disponibilizando um maior capital de giro e espaço físico, proporcionando a execução de novas linhas de produção onde com estes recursos, cria-se assim um círculo valoroso: reduzir níveis de estoques ≥ aumentar eficácia da produção ≥ampliação os lucros ≥ maior capacidade de investimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (92.8 Kb)   docx (13.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com