TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A EVOLUÇÃO DA EDUCAÇÃO INCLUÍDA NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA

Projeto de pesquisa: A EVOLUÇÃO DA EDUCAÇÃO INCLUÍDA NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/6/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.846 Palavras (8 Páginas)  •  457 Visualizações

Página 1 de 8

FAEC - FUNDAÇÃO ATITUDE DE EDUCAÇÃO CONTINUADA

A EVOLUÇÃO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA.

2013

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO...........................................................................................................03

1. A EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO BRASIL.............................................................04

CONCLUSÃO............................................................................................................07

BIBLIOGRAFIA.........................................................................................................08

INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como finalidade analisar a evolução inclusiva na Educação Brasileira.

O Brasil é considerado um dos piores países do mundo em questão de educação. Poucos investimentos foram destinados para tal objetivo, além do que, o modelo de ensino foi inspirado nos Estados Unidos e na Teoria da Carência, que explicava o rendimento escolar por meio de observações feitas com crianças de diferentes níveis socioeconômicos. Trata-se de um problema político, econômico e social, que deve ser compreendido historicamente.

Em relação à educação especial no Brasil, apesar do pouco investimento e do descaso político, foi ganhando seu espaço de forma lenta, por meio da criação de inúmeras instituições. Essas instituições eram de caráter assistencialista e cumpriam apenas sua função de auxílio aos desvalidos.

Este trabalho apresenta um breve histórico da história da educação especial no Brasil.

Trata-se de um assunto importante, uma vez que a inclusão escolar tem sido tema de diversos estudos em nosso país. Para entender o processo de inclusão e suas deficiências faz-se necessário conhecer a história e toda a trajetória percorrida pela educação especial, desde a criação dos primeiros institutos até os dias de hoje, com a inclusão de portadores de necessidades especiais no ensino regular. O estudo deste tema poderá contribuir para o trabalho de professores, psicólogos, pedagogos e profissionais que atuam na área da educação e com portadores de necessidades especiais, além de apontar indícios para maiores pesquisas sobre o assunto.

A EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO BRASIL

A história educacional, de acordo com Ragonesi (1997), tem mostrado um quadro bastante diferente daquele proposto pela primeira Constituição Brasileira promulgada em 1823, que estabeleceu a instrução primária como obrigatória, gratuita e extensiva a todos os cidadãos. Segundo pesquisas do autor, o Brasil tem sido considerado o pior do mundo em questão de Educação.

Ao longo do século XIX, no Brasil, a instituição escolar foi lentamente se fortalecendo. No entanto, segundo Faria Filho (2000), o afastamento da família em relação à escola constituiu uma preocupação nos dias de hoje, visto o desinteresse dos pais, principalmente das camadas populares, para com a educação dos seus filhos. Esse é um problema que, de acordo com o autor, deve ser analisada historicamente, pois pode ser uma das explicações para muitos problemas no campo da Educação.

A partir da segunda metade do século XX as escolas normais procuravam adotar seu modelo de ensino, inspirados pelos Estados Unidos e pela Teoria da Carência. Esta, por sua vez, explicava o rendimento escolar observando crianças de diferentes níveis socioeconômicos e considerava que as crianças das camadas mais pobres não possuíam a mesma aptidão para o aprendizado que as crianças de classe privilegiada (LIMA, 2005). Na verdade nunca existiu uma política educacional comprometida com a democratização educacional, salienta Rogonesi (1997). A questão educacional sempre esteve relegada a segundo plano, visto que o Brasil está em último lugar na evolução de gastos com a Educação. O descompromisso histórico do Estado não passa de produto de um processo político, no qual ele se coloca claramente a favor dos interesses de uma determinada classe dominante.

Falando sobre Educação Especial, Bueno (1993), assim como Mendes (2001), evidencia, como marco no Brasil, a criação do Imperial Instituto dos Meninos Cegos e do Instituto dos Surdos-mudos, na cidade do Rio de Janeiro. No entanto, devido a diversos conflitos, de cunho político, social, moral e econômico, estes institutos começaram a sofrer um processo de deteriorização. Embora se pareciam com os institutos parisienses, se diferenciavam por seu caráter assistencialista, ou seja, sua política de “favor”. De acordo com Bueno (1993), enquanto os institutos brasileiros de educação especial cumpriam sua função de auxílio aos desvalidos, os parisienses mantinham como oficinas de trabalho. Mendes (2006) fala que desde o século XVI a história da educação no Brasil vem sendo traçada. Médicos e pedagogos daquela época já começavam a acreditar na possibilidade de educar os indivíduos considerados ineducáveis. Entretanto, naquele momento, o cuidado era meramente assistencialista e institucionalizado, por meio de asilos e manicômios.

No período Imperial iniciou-se o tratamento de doentes mentais em Hospitais psiquiátricos. Os institutos tiravam e isolavam surdos e cegos do convívio social, sendo que estes não necessitavam de tal isolamento. Começaram, neste período, tratamentos no Hospital psiquiátrico da Bahia, em 1874. Embora, de forma lenta, após a proclamação da república, a educação especial foi se expandindo; em 1903 o Pavilhão Bournevile, no Hospital D. Pedro II (Bahia) foi instalado para tratamento de doentes mentais; em 1923 foi criado o Pavilhão de Menores do Hospital do Juqueri e o Instituto Petallozzi de Canoas, em 1927 (BUENO, 1993).

Neste período, segundo Mendes (2001), prevaleceu o descaso em relação à educação especial,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com