TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A EVOLUÇÃO DA GESTÃO AMBIENTAL NA COMPANHIA: TAXONOMIA INTEGRADA À GESTÃO DA PRODUÇÃO E RECURSOS HUMANOS

Projeto de pesquisa: A EVOLUÇÃO DA GESTÃO AMBIENTAL NA COMPANHIA: TAXONOMIA INTEGRADA À GESTÃO DA PRODUÇÃO E RECURSOS HUMANOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/9/2014  •  Projeto de pesquisa  •  451 Palavras (2 Páginas)  •  356 Visualizações

Página 1 de 2

EVOLUÇÃO DA GESTÃO AMBIENTAL NA EMPRESA: UMA TAXONOMIA INTEGRADA À GESTÃO DA PRODUÇÃO E DE RECURSOS HUMANOS

Charbel José Chiappetta Jabbour

Fernando César Almada Santos

Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo,

Avenida Trabalhador São-Carlense, 400, CEP 13566-590, São Carlos, SP, Brasil,

e-mails: cjabbour@terra.com.br, almada@sc.usp.br

Recebido em 05/8/2005

Aceito em 19/6/2006

Resumo

O presente artigo desenvolve uma denominação comum para as várias propostas de estágios evolutivos da gestão ambiental na empresa encontradas na literatura, de forma a associar os estágios dessa nova taxonomia às evoluções da estrutura organizacional e das áreas de gestão da produção e de recursos humanos, que são indispensáveis para a integração da dimensão ecológica no âmbito organizacional. Para tanto, as principais contribuições encontradas na bibliografia em gestão ambiental na organização foram analisadas e sistematizadas a partir de suas similaridades. Dessa perspectiva multicomparada, propõe-se uma denominação comum para a análise da gestão ambiental, composta por três estágios: especialização funcional, integração interna e integração externa da variável ecológica na organização. Este trabalho sistematiza as contribuições das diversas taxonomias da gestão ambiental existentes e as reflete de maneira integrada à estrutura organizacional e à gestão da produção e de recursos humanos, contribuindo, assim, com a literatura ainda escassa acerca da abordagem correlacionada dessas temáticas. Conceber a gestão ambiental na empresa por níveis de maturidade e correlacionada a outras evoluções organizacionais contribui, de forma estruturada, para que empresários e pesquisadores reflitam acerca da situação organizacional atual e planejem atividades futuras em matéria ambiental.

Palavras-chave: taxonomias da gestão ambiental, gestão da produção, gestão de recursos humanos, configurações organizacionais.

v.13, n.3, p.435-448, set.-dez. 2006

1. Introdução

A preocupação ambiental não constitui tema recente, mas foi somente nas últimas três décadas do século XX que ela passou a ser debatida em profundidade (Seiffert, 2005; Barbieri, 2004). É uma discussão desafiadora, que deve envolver governo, empresas, sociedade civil como um todo, e o âmbito acadêmico, o qual necessita urgentemente rever seus paradigmas, principalmente aqueles concernentes às organizações manufatureiras (Fischer e Schot, 1993). Com efeito, a mitigação das atuais problemáticas ambientais exige que a academia incorpore a dimensão ecológica em suas atividades de ensino, pesquisa e extensão, a fim de fomentar uma educação ambiental transdisciplinar (Adbul-Wahab et al., 2003).

Como corolário desse movimento, algumas empresas passaram a considerar a dimensão ambiental em suas atividades (Seiffert, 2005; Rosen, 2001). Entretanto, a introdução dessa variável no âmbito dos negócios não ocorre de forma homogênea, variando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com