TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise Do Ambiente Interno De Recursos Humanos

Trabalho Escolar: Análise Do Ambiente Interno De Recursos Humanos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/8/2014  •  1.590 Palavras (7 Páginas)  •  4.063 Visualizações

Página 1 de 7

Análise do Ambiente Interno de Recursos Humanos

SÃO PAULO

2014

CENTRO UNIVERSITÁRIO SANT’ANNA

Sumário

Introdução 4

Ambiente Interno 5

Analise Swot 6

Planejamento de RH 6

Processos Decisórios 9

Conclusão 11

Bibliografia 12

Introdução

O presente trabalho è sobre a analise do ambiente interno e planejamento de RH da empresa. É de suma importância que o planejamento de RH esteja de acordo com os objetivos da empresa. Sempre levando em consideração o ambiente interno. Esta organizada em 12 paginas e a metodologia utilizada foi pesquisas bibliográficas encontradas em sites relacionados.

Ambiente Interno

O ambiente interno é o nível de ambiente da organização que está dentro da organização e normalmente tem implicação imediata e específica na administração da organização.

A análise interna tem por finalidade colocar em evidência as deficiências e qualidades da empresa que está sendo analisada, ou seja, os pontos fortes e fracos da empresa deverão ser determinados diante da sua atual posição produto-mercado. Essa análise deve tomar como perspectiva para comparação as outras empresas do seu setor de atuação, sejam elas concorrentes diretas ou apenas concorrentes potenciais.

Para o estabelecimento dos pontos fortes, fracos da companhia, o executivo deverá analisar uma série de aspectos importantes do ambiente interno, tais como:

Aspectos organizacionais: rede de comunicação; estrutura da organização; registro dos sucessos; hierarquia de objetivos; política, procedimentos e regras e habilidades da equipe administrativa.

Aspectos do pessoal: relações trabalhistas; práticas de recrutamento; programas de treinamento; sistema de avaliação de desempenho; sistema de incentivos; rotatividade e absenteísmo.

Aspectos de marketing: segmentação do mercado; estratégia do produto, preço, promoção e distribuição

Aspectos de produção: Layout das instalações da fábrica; pesquisa e desenvolvimento; uso de tecnologia; aquisição de matéria-prima; controle de estoques e uso de subcontratação.

Aspectos financeiros: liquidez; lucratividade; atividades e oportunidades de investimentos.

Para que possamos descobrir os pontos fracos e fortes, temos uma ferramenta muito usada chamada, Analise Swot:

Analise Swot

A análse SWOT é uma ferramenta de gerenciamento utilizada na formulação da estratégia. Auxilia na identificação de Forças, Fraquezas, Ameaças e Oportunidades.

As Forças e as Fraquezas são fatores internos que auxiliam na criação ou destruição de valores à organização (exemplo: ativos, processos, habilidades, capacidades e recursos).

Forças:

São possíveis exemplos de Forças de uma Organização:

Gestão Competente – Marca Forte – Liquidez – Reputação de produtos e/ou serviços – Estabilidade Financeira – Boas instalações e equipamentos – Capacidade de inovação – Localização da empresa (que pode também ser uma fraqueza) – Qualidade dos produtos

Fraquezas:

Fraquezas de uma Organização poderiam ser:

Baixa visibilidade – Falta de diferenciação – Comunicação deficiente – Falta de coesão na administração – Equipe insuficientemente capacitada – Reputação duvidosa.

Planejamento de RH

Existem alguns fatores que causam grandes alterações no planejamento de RH:

Um volume de produção planejado pela organização, mudanças tecnológicas dentro da organização que podem alterar a produtividade das pessoas, condições de oferta e procura no mercado e comportamento da clientela e planejamento de carreiras dentro da organização.

Os modelos apresentados anteriormente funcionam como esquemas quantitativos, desprezando aspectos intangíveis das pessoas, como atitudes, comportamento, habilidades.

Causando Tais reações dos funcionários: o absenteísmo, a rotatividade de pessoal e as mudanças da força de trabalho.

As causas do absenteísmo foram estudadas intensamente e chegou-se a conclusão que ele é afetado pela capacidade profissional das pessoas e pela motivação para o emprego, além dos fatores internos e externos ao trabalho. Muitas empresas têm investido fortemente em incentivos a presença e desestímulos a ausências ao trabalho.

A rotatividade de pessoal é resultante da entrada de novos funcionários e da saída de outros. Geralmente para que cada empregado que se desliga da empresa outro é admitido. O desligamento pode ser por iniciativa do funcionário ou por iniciativa da organização. No primeiro caso o desligamento pode ocorrer por insatisfação do funcionário com a organização ou pode ocorrer pela visualização de oportunidades mais atrativas em outras empresas.

As mudanças que ocorrem nas organizações afetam diretamente as pessoas que nelas trabalham. O impacto de novas tecnologias, as aceleradas mudanças que ocorrem no mundo são fatores condicionantes para as mudanças na força de trabalho. A principal conseqüência dessas mudanças é a falta de pessoas habilitadas para desenvolver estas novas funções que estão surgindo

Esses quadros exigem do RH grandes recursos para agregar, aplicar, recompensar, desenvolver e manter pessoas.

Pontos Fortes comportamento humano

Você deve dizer quais as competências mais fortes que possui, fundamentado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com