TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANEJAMENTO DA COMPANHIA DE RECURSOS HUMANOS MELLO-PRODUTOS ALIMENTÍCIOS DA PRINCIPAL INDÚSTRIA ALIMENTAR

Tese: PLANEJAMENTO DA COMPANHIA DE RECURSOS HUMANOS MELLO-PRODUTOS ALIMENTÍCIOS DA PRINCIPAL INDÚSTRIA ALIMENTAR. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/11/2013  •  Tese  •  8.517 Palavras (35 Páginas)  •  430 Visualizações

Página 1 de 35

PLANEJAMENTO DE RECURSOS HUMANOS DA EMPRESA MELLO-PRODUTOS ALIMENTÍCIOS DE PORTE GRANDE DO SETOR DE ALIMENTOS.

Projeto multidisciplinar de Autoaprendizagem II apresentado como requisito para cumprimento da disciplina do Curso de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos da Universidade Anhanguera Uniderp, polo Sertãozinho, sob a orientação da Tutora a Distância Jurema Tussi Cunha.

Sertãozinho / SP

2013

Resumo

Nesta pesquisa de treinamento e desenvolvimento apresenta-se um estudo sobre a organização como um conjunto integrado de competências e o Sistema de administração em Recursos Humanos. O trabalho está subdividido em estudo teórico sobre o assunto Treinamento e Desenvolvimento, Gestão de Desempenho, Administração de Cargos, Salários e Benefícios, Educação Corporativa e Gestão de Conhecimento.

Esta pesquisa foi realizada na empresa Mello Produtos Alimentícios de grande porte na cidade de Pontal, São Paulo. Sendo o forte desta a comercialização de Candies e satisfação para toda a família, com forte presença no mercado nacional e crescimento internacional. Com grande diversidade a Empresa coloca no mercado seus produtos de excelente qualidade: balas, pirulitos, chicletes, amendoins doces e salgados, gomas, confeitos de chocolates, etc.

Houve uma entrevista nesta Empresa no Setor de Recursos Humanos, através de um questionário podemos observar o bom desempenho desta empresa. Com o desenvolvimento de treinamentos regulares, alguns para todo o ano, outros conforme as necessidades internas, onde são levantadas pelos gerentes das áreas junto aos seus colaboradores. A Empresa faz a analise se os treinamentos serão dentro ou fora dela, dependendo da verba disponível para realização do respectivo treinamento.

Esse processo beneficia não só a empresa como também seus colaboradores que ficam satisfeitos com a Organização.

È aplicado também um formulário de competências onde o colaborador se avalia sozinho, paralelamente o líder faz a mesma avaliação e após ambos se reúnem para discutir o que deve ser melhorado. Todos os cargos participam da Avaliação de Desempenho, os métodos são bastante eficazes, mas exigem um acompanhamento de perto pelo gestor da área. A empresa implantou também a administração de cargos e salários, pois acredita que é bem aceito e vantajoso para o colaborador, pois o mesmo se mantém mais motivado, a organização conta com profissionais satisfeitos e retém talentos. A análise dos Recursos Humanos avalia se as pessoas estão suficientemente prontas do ponto de vista quantitativo para atender as atividades atuais e futuras da organização.

Palavras-chave: Treinamento e Desenvolvimento, Gestão de Desempenho, Administração de cargos e beneficios.

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO........................................................................................................... 04

CONTEXTUALIZAÇÃO DA PESQUISA..................................................................05

DESCRIÇÃO DA EMPRESA......................................................................................05

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA................................................................................07

TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO..............................................................07

GESTÃO DE DESEMPENHO.....................................................................................10

ADMINISTRAÇÕES DE CARGOS, SALÁRIOS E BENEFICIOS...........................13

EDUCAÇÃO CORPORATIVA..................................................................................16

GESTÃO DE CONHECIMENTO................................................................................18

ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DOS DADOS.........................................................19

CONSIDERAÇÕES FINAIS E SUGESTÕES.............................................................22

REFERÊNCIAS............................................................................................................23

ANEXOS.......................................................................................................................23

INTRODUÇÃO

O objetivo deste trabalho é entender como funciona o treinamento e desenvolvimento de pessoas envolvidas na organização.

O setor de Recursos Humanos é parte fundamental na Empresa Mello Produtos Alimentícios e para que funcione é necessário uma boa Gestão de Pessoas.

A visão da empresa é investir em treinamento e desenvolvimento proporcionando vantagens para a organização e tendo seus colaboradores qualificados e capacitados.

Na empresa existem multiplicadores internos que ministram cursos expondo seus conhecimentos para outros colaboradores. Enquanto treinamento e desenvolvimento estão se integrando aos negócios da organização, o planejamento estratégico continua a busca de qualidade e produtividade em direção a competitividade, pelo lado das pessoas essas tendências mostram que os colaboradores deixam de serem considerados meros agentes passivos para se configurarem como novos empreendedores do conhecimento, passando a terem iniciativas pessoais em busca de melhor capacitação e crescimento pessoal.

A visão de hoje é valorizar pessoas, por isso, é necessário saber como selecionar e desenvolver lideres buscando talentos, incentivando e recompensando o desempenho dos colaboradores, controlar os custos dar tratamento justos.

CONTEXTUALIZAÇÃO DA PESQUISA

DESCRIÇÃO DA EMPRESA: MELLO-PRODUTOS ALIMENTÍCIOS

MATRIZ: PONTAL-SP

...

Baixar como (para membros premium)  txt (56.5 Kb)  
Continuar por mais 34 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com