TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO ECONOMICO

Casos: A EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO ECONOMICO. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/9/2013  •  306 Palavras (2 Páginas)  •  495 Visualizações

Página 1 de 2

INTRODUÇÃO

O pensamento econômico passou por várias fases, que se destinguiam vastamente, com muitas particularidades e contradições. No entanto a evolução deste pensamento pode ser dividida em dois grandes períodos,a fase Pré-Científica e a fase Científica Econômica.

A fase científica pode ser dividida em Pensamento Marxista Já o marxismo criticava a “ordem natural” e a “harmonia de interesses”, defendida pelos clássicos, afirmando que, tanto um como outro, resultava na concentração de lucros e na exploração dos operários:, Fisiocrácia:Fala sobre a existência de uma “ordem natural”, onde o estado não podia se interfirir nas relações econômicas e a Escola Clássica: Os pensadores clássicos tinham a certeza que o estado tinha que se interferir para equilibrar o mercado (oferta e procura) através do ajuste de preços. Apesar de fazer parte da fase científica, temos que resaltar que a Escola Neoclássica e o Keynesianismo eram completamentes diferentes dos outros períodos, por formar princípios teóricos fundamentais e inovar o pensamento econômico, e por isso se destacando. É na Escola Neoclássica, que o pensamento liberal se torna forte, e é depois que surge a teoria de valor.

A fase Pré-Científica era dividida em três períodos, a Antiguidade Grega, que tinha por característica um forte desenvolvimento nos estudos político-filosóficos, a Idade Média,era cheia de princípios teológico-filosóficas e tentativas de moralização das atividades econômicas e o Mercantilismo, onde teve um alargamento dos consumidores e por sua vez do comércio também.

CONCLUSÃO

A partir da evolução econômica, foi construído um conjunto de princípios econômicos que hoje formam a atual ciência econômica, onde se define melhor as relações entre os fatos econômicos, mostrando de forma clara as leis econômicas, traçando-se um paralelo distintivo para identificar os diferentes conceitos de economia e seus respectivos campos de enfoque, os métodos da investigação econômica e os grandes problemas da economia política.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com