TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Ecologia

Por:   •  26/8/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.377 Palavras (6 Páginas)  •  182 Visualizações

Página 1 de 6

Descreva sobre as regiões do Brasil onde ocorrem os fenômenos abaixo e as consequências que elas trazem para o turismo.

a) Enchentes

b) Secas

c) Desmatamento de florestas

d) Desertificação

e) Poluição industrial

1 - Introdução:

Existem no Brasil destinos que, além de apresentarem todos os elementos necessários para o desenvolvimento do turismo, vêm manifestando elementos que podem causar desastres e, com isso, trazer prejuízos às atividades econômicas do local, como, por exemplo, a vulnerabilidade socioambiental.

Muitas localidades, que se tornaram destinações turísticas por possuírem elementos naturais e/ou culturais destinados à comercialização, podem apresentar alguma característica de vulnerabilidade que, associadas a práticas ambientais insustentáveis, possibilitam uma maior probabilidade de ocorrência de desastres.

O setor turístico, por ser muito suscetível a intervenções externas, tais como guerras, epidemias, crises econômicas, aspectos climáticos, entre outros, pode gerar impactos negativos ao setor.

2 - Desenvolvimento:

Neste trabalho iremos descrever alguns fenômenos naturais e as regiões onde ocorrem no e suas consequências para o turismo.

2.1 - Enchentes

As enchentes, são muito comuns. O problema é que com a construção de cidades à beira de rios, que não respeitam o limite natural de transbordamento, este fenômeno natural pode causar transtornos e até se tornar muito perigoso.

Outro fator que contribui para o agravamento das enchentes, principalmente nas grandes cidades, é o fato de que a maior parte do solo é impermeabilizada pelo asfalto e concreto, diminuindo a quantidade de água que poderia ser infiltrada e aumentando ainda mais a vazão dos corpos d’água.

Na última década, uma série de desastres naturais afetaram severamente algumas rotas de turismo. Pode-se citar como exemplo a destinação turística Verde Imperial, localizada na região Serrana do Rio de Janeiro. A região apresenta um histórico de intempéries, onde diversos municípios foram afetados em função da grande quantidade de chuva, causando enchentes, inundações e escorregamentos de encostas, deixando um rastro de mortes e milhões em prejuízos financeiros.

Podemos citar também o furacão Catarina, que provocou enchentes e deslizamentos e causou diversas mortes, assim como perdas econômicas significativas para a região Sul do país. Recentemente, a mesma região sofreu com chuvas torrenciais e ventos fortes que levaram a grandes danos. Condições meteorológicas extremas também danificaram os dutos de gás que ligam o sul do Brasil à Bolívia, o que gerou consequências significativas para a população dos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

2.2 - Secas

A seca e a estiagem são fenômenos caracterizados pela ausência, escassez, frequência reduzida, quantidade limitada e má distribuição das precipitações pluviométricas durante as estações chuvosas. Os eventos afetam uma determinada região por um período de tempo relativamente grande, capaz de que produzir efeitos negativos em nível local, regional ou nacional, especialmente, nos sectores agrícola e pecuário, propiciando o desenvolvimento e a propagação de pragas e pestes e, consequentemente, a perda de seres vivos.

No Brasil, pode-se observar um aumento dos períodos secos (ou secas) no leste da Amazônia e em parte do Nordeste brasileiro, afetando diretamente o turismo. Pois com a falta de água, afeta diretamente a estrutura da região deixando de oferecer condições de visitação

No sudeste da Amazônia, historicamente uma região tropical e úmida, condições climáticas fora do comum têm causado a diminuição dos níveis fluviais, deixando isoladas algumas comunidades mais afastadas devido à redução da capacidade de navegação. Alguns rios chegaram a secar totalmente. Impossibilitando o acesso e a visitação de determinadas cidades.

2.3 - Desmatamento das Florestas

Um dos maiores "recursos renováveis", previsto pelas florestas tropicais é o ecoturismo. A expansão do mercado traz dezenas de bilhões de dólares anualmente aos países tropicais em todo o mundo. Ecoturismo sofre com o desmatamento alguns turistas, e muito menos ecoturistas, desejam viajar a fim de ver rios poluídos, cotos de florestas antigas, estéril abandono, carcaças de gorila, e relíquias da floresta recentemente assimilada aos habitantes. No Brasil, um país com uma grande área verde, o ecoturismo está presente em praticamente todo o território brasileiro.

No sudeste da Amazônia em consequência da seca, incêndios nas florestas levam ao fechamento de aeroportos, afetando não somente o turismo local, mas como também, o modo de vida e trabalho dos moradores locais.

2.4 - Desertificação

As áreas mais susceptíveis no Brasil estão localizadas na região Nordeste e no Norte de Minas Gerais, no chamado Polígono das Secas. As condições climáticas da região do sertão de clima semiárido, caracterizado essencialmente por uma distribuição irregular de chuvas favorecem o processo de desertificação.

As regiões mais atingidas são a de Gilbués, no Piauí, considerado o maior núcleo de desertificação da América Latina; a do Seridó, localizada entre os estados do Rio Grande do Norte e da Paraíba; a de Irauçuba, no Ceará, e a de Cabrobó, no sertão pernambucano. Com 40% do seu território atingido pela desertificação, o Rio Grande do Norte é o estado brasileiro mais afetado pelo problema.

Basicamente, as causas da desertificação no Nordeste brasileiro não são as mesmas de outras partes do mundo: a utilização inadequada dos recursos vegetais, por meio do desmatamento; o uso de práticas inadequadas de manejo do solo, como o sobrepasto e o cultivo excessivo; introdução de processos modernos de irrigação e agroindústria sem as devidas precauções quanto aos impactos ambientais do uso dos recursos hídricos, da mecanização da agricultura e do

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)   pdf (54.4 Kb)   docx (15.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com