TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Educação Infantil E Suas Diversidades

Ensaios: A Educação Infantil E Suas Diversidades. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/9/2013  •  820 Palavras (4 Páginas)  •  433 Visualizações

Página 1 de 4

INTRODUÇÃO

Na escola, à criança aprende vivência e conquista muitas coisas através do lúdico, principal ferramenta de aprendizagem na educação infantil. O lúdico é uma das maneiras mais eficazes para envolvê-los num mundo imaginário, de como o professor deverá introduzir a linguagem oral e escrita e como criar novos métodos para a alfabetização em suas atividades, pois o brincar está intimamente ligado à criança e seu desenvolvimento motor. Os jogos e as brincadeiras propiciam à criança a ampliação dos seus conhecimentos nas atividades propostas por meio das atividades lúdicas.

EDUCAÇÃO INFANTIL E SUAS DIVERSIDADES

A educação infantil tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança até seis anos de idade, em seus aspectos físico, cognitivo, intelectual, social e afetivo, complementando a ação da família e da comunidade. Requer, pois que as instituições de ensino utilizem o diálogo interativo, o envolvimento dos professores, alunos e seus pais responsáveis. Acreditamos também que seu objetivo seja aprender através de um ambiente rico de brincadeiras, experiências, amizades. E esse ambiente deve propiciar a criança atividades que estimulem a criatividade e que favoreçam o contato com a língua, escrita e com conhecimentos matemáticos, devendo-se considerar diferentes habilidades, interesses e maneiras de aprender.

A criança aprende o tempo todo, de diversas maneiras, visualizando, ouvindo, tocando e sentindo de acordo com as experiências vivenciadas por ela, seja na escola ou na família. A criança na educação infantil aprende principalmente brincando e na sua interação do dia a dia, pois é brincando que a criança manifesta suas emoções, sentimentos, pensamento, desejos e necessidades. Essas experiências trás a criança, conhecimento e possibilita a reorganização do seu pensamento, abrindo a possibilidade de soluções para novas aprendizagens. O professor deve diferenciar na sua prática educativa partindo do conhecimento que as crianças têm, das experiências sociais, afetivas e cognitivas. A família também é um grande aliado nesse processo, pois é dos pais que detém sua cultura.

A Roda da Conversa é uma prática na Educação Infantil muito importante para o desenvolvimento da oralidade. Com ela podemos criar um elo de dialogo, uma maneira de escutar os alunos sobre suas necessidades, avaliar o trabalho que foi realizado, os conhecimentos prévios que tem sobre determinado assunto ou simplesmente conhecer seu aluno em sua amplitude.

Situações pedagógicas como recontar histórias, declamar poesias, brincadeiras com textos poéticos, parlendas, letras de cantigas de rodas e brinquedos cantados, estimulam as crianças a desenvolverem várias capacidades, o que contribui para a comunicação e a expressão deles.

A alfabetização na Educação Infantil tem que ser prazerosa, de forma lúdica para tornar-se significativa. Mas, sempre devemos planejar e diversificar todo esse trabalho, pois mesmo sendo “gostoso”, com o tempo cansa sempre a mesma atividade. O momento lúdico nas atividades deixa as aulas mais dinâmicas. É necessário que as crianças tenham contato com brinquedos, desenhos coloridos, musicas ritmadas, jogos lúdicos etc. Pois elas gravam com mais facilidades o conteúdo proposto pelo professor. A alfabetização se torna muito produtiva através de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com