TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Diversidade como Paradigma de Ação Pedagógica na Educação Infantil e Séries Iniciais

Por:   •  28/10/2015  •  Relatório de pesquisa  •  521 Palavras (3 Páginas)  •  724 Visualizações

Página 1 de 3

Disciplina: Expressões Artísticas na Educação Inclusiva

Profª: Maria Teresa Elias - Mestre

Relatório da Leitura do Tema: Diversidade como Paradigma de Ação Pedagógica na Educação Infantil e Séries Iniciais

Autora: Rosita Edler Carvalho

Inclusão – Revista da Educação Especial out/2005

Curso: Arte-Educação e Metodologia do Ensino

Aluno: José Benjamin Silva

Turma: C.2007. Curitiba

Relatório: O artigo trata da Inclusão de pessoas com necessidades especiais, nas turmas da Educação comum, chamada hoje de Educação Inclusiva.

Nesta Inclusão, deve ser trabalhada as concepções e práticas, na maneira de atender a todos os alunos sem discriminações de qualquer natureza.

A História recente, demonstra que as práticas segregacionais penalizou muitos alunos, e talvez é o quadro que revela muitos deles fora da sala de aula, e outros que se evadem da mesma.

Sendo a educação um direito de todos, nós devemos, como educadores buscarmos soluções para agora, ou para ontem no sentido de termos um processo inclusivo da educação onde todos estejam presentes no processo de formação de cada cidadão.

Com a evolução e reeditação de leis que asseguram o direito da criança e do adolescente, ECA, e a LDB/96, e a Constituição Federal de 1988., e, até a criança em formação, e gestação no ventre materno, já pela lei é considerada com direitos antes de nascer. Logo a criança-cidadã, tem o direito pleno de sua inclusão na Educação Infantil e nos anos Iniciais do Ensino, bem como até chegar à Universidade.

A família, sociedade e Estado, têm suas obrigações e cumplicidade para que haja esta inclusão sem discriminação, e todos saem ganhando com isso.

Uma Proposta Pedagógica, formada com apoio e o envolvimento dos responsáveis pela educação, governantes e sociedade como um todo, podem contemplar benefícios, na formação de cidadãos e cidadãs, que exaltem e vivam no seu dia a dia os direitos e valores alcançados e adquiridos por tal proposta.

Resguardadas as diferenças individuais de cada cidadão, a proposta teria condições de respaldar e absorver cada um aproveitando do seu potencial em cada área, de sua capacidade criadora, que eles possam contribuir e realizar.

Equipes preparadas para diagnosticar, formar, capacitar e solucionar problemas, produzirão resultados satisfatórios na inclusão de todos.

Toda criança individualmente tem seu potencial criador, a ser buscado em seu interior, e na oportunidade imediata pode lançá-la para fora de si depois de estimulada para isso.

Finalmente, todos os educadores, familiares, profissionais multidisciplinares, governantes e sociedade poderão, rever, a história da inclusão, trabalhar a segregação, e sem preconceito, aprimorar, realizando o trabalho da inclusão na Educação Infantil e Ensino Fundamental.

Torna-se um trabalho prazeroso, e apaixonante quando se dedica a compreender as diferenças, e no meio deste universo, encontrar valores e criações artísticas que provam o quanto precisamos compreender o potencial de cada ser humano. Potencial este capaz de levar um simples excluído, a ser um incluso, revelando seus valores, talentos pessoais, não só na família, escola, comunidade, bairro, cidade, país, mas no mundo todo.

Por isto concluindo, existe espaço para todos, cada um tem o seu lugar garantido no sol para tornar-se um completo e verdadeiro cidadão ou cidadã, com plenos direitos de ser feliz. Incluído num rol em que todos são iguais, sem levar em conta suas diferenças ou necessidades  especiais, esta é a sociedade que almejamos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (75.4 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com