TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diversidade na Educação Infantil

Por:   •  12/11/2016  •  Resenha  •  543 Palavras (3 Páginas)  •  348 Visualizações

Página 1 de 3

Diversidade na Educação Infantil

“Eu tenho um sonho. O sonho de ver meus filhos julgados por sua personalidade, não pela cor de sua pele.”

Martin Luther King

É enorme o pesar quando percebemos que num país Multicultural como o Brasil esse seja ainda um tópico tão recorrente, preconceitos, rótulos e discriminação ainda são de certas formas inevitáveis, porém não devem ser algo impossível de lidar, o dialogo deve encontrar sempre uma porta aberta e não somente abordados em projetos com datas de inicio e fim.

Inicialmente a formação deve ser articulada no próprio professor, em fundamento acadêmico, decoramos leis, metodologias e nomes. Esquecemos-nos muitas vezes de situações problemas e nos tornamos hipócritas com referências e títulos, mas vamos ao dialogo. Antes de tudo não devemos tratar esse assunto como algo especial e ou de outro mundo, a proposta metodológica para uma abordagem de diversidade no ensino infantil tem de ser uma possibilidade transformadora e reflexiva, engajada sim no dia a dia das crianças, o convívio cotidiano ainda é a forma mais eficaz de trabalhar comportamentos e atitudes, por meio de materiais didáticos que valorizem a diversidade e o questionamento das crianças como objeto em foco. Não esquecendo que os arquétipos tanto de casa como escolar são inevitáveis para o comprometimento de uma educação livre dessas amarras.

Promover a diversidade e incluí-la no contexto escolar requer a obtenção de materiais que venham a dialogar com os argumentos de uma escola diversificada social e culturalmente. Livros que tratem de igualdades, com personagens com que todas as crianças se reconheçam, jogos onde a interação e reconhecimento sejam priorizados e não abster de assuntos ditos constrangedores são passos à frente contra o preconceito. Mapear o trato que se da à diversidade entre as crianças também é um passo para entender como se distingue a diversidade entre as crianças, existe uma relação estreita entre o olhar e o trato pedagógico da diversidade e a concepção de educação que informa as práticas educativas.

De Acordo com Rubem Alves (2004), A primeira tarefa da educação é ensinar a ver... É através dos olhos que as crianças tomam contato com a beleza e o fascínio do mundo.

Dessa forma o educador deve atrelar seu fazer pedagógico pautado na inclusão, para criar incentivos ainda dentro do programa de forma que a inserção deva contribuir para o aprimoramento cultural de uma diversidade saudável nas suas crianças. Entender que existem diversas etnias, credos e saberes é um ótimo ponto de iniciação, pois existem diversos entendimentos do que vem a ser a palavra Deus, como exemplo disso temos Tupã que é a entidade indígena semelhante à divindade cristã.

Apesar de haver demasiada tensão em um projeto pedagógico que contemple a diversidade, as práticas escolares que mesclam essa visão de educação traçam um caminho que pode ficar mais próximo da diversidade humana, cultural e social, entendendo a experiência da diversidade como partes inerentes aos processos de socialização. A diversidade é um ingrediente do desenvolvimento biológico e cultural da humanidade, ela está presente na produção de práticas, saberes, valores, linguagens, técnicas artísticas, científicas, representações do mundo e de aprendizagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (87.3 Kb)   docx (295.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com