TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Educação No Antigo Egito E Na Grécia Antiga

Exames: A Educação No Antigo Egito E Na Grécia Antiga. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/8/2014  •  233 Palavras (1 Páginas)  •  622 Visualizações

O Antigo Egito revela-se como uma civilização avançada. É possível dizer que o avanço de uma civilização depende, estreitamente, de vários saberes que dão sustentação e condição para o desenvolvimento da sociedade. Tais saberes devem ser disseminados e transmitidos e aprimorados de geração para geração.

O processo de transmissão, por sua vez, requer instituições pedagógicas organizadas. Todavia, não se encontra, nesse período, um sistema educacional organizado, mesmo porque a pedagogia dava seus primeiros passos. O saber era transmitido por meio da oralidade e destinado, sobretudo, às classes dominantes, reduzindo-se ao exercício de poder político. Aos poucos, surgiu, por assim dizer, a educação para os plebeus, que visava, antes de tudo, ao ensino das normas estabelecidas pelo faraó e dos saberes práticos.

Surgiram, portanto, dois modelos de educação: um intelectual e bélico destinado à classe nobre, e outro, técnico e normativo, destinado aos plebeus. Esse modelo dual será a marca registrada da educação antiga, desde a civilização do Egito até a revolução cultural do cristianismo. Já os gregos antigos, no processo educacional, se revelaram mais progressivos do que os egípcios ao elevarem o homem co¬mum como principal protagonista do cenário histórico. Trata-se do ideal democrático. O homem torna-se cidadão e requer um com¬pleto desenvolvimento dos seus dons naturais e das suas poten¬cialidades. Juntamente com essa nova forma político-social, surge, também, um novo ideal de homem e a necessidade de uma nova forma de educação, uma Paideia.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com