TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Educação Ontem E Hoje

Dissertações: A Educação Ontem E Hoje. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/11/2014  •  1.153 Palavras (5 Páginas)  •  900 Visualizações

Página 1 de 5

A EDUCAÇÃO ONTEM E HOJE

 A escola era de uma autoridade extrema, o era autoridade absoluta, o aluno tinha que aprender sem permissão a erros, a punição era uma forma de impor respeito, o ambiente era muito severo e sempre visto como um local de aprender ler e escrever. A ideia que se tinha era que a escola era um lugar diferente de qualquer outro e sua forma tinha como massa fazer as pessoas se sentirem pequenas perto delas e o capital era o motivo de grande desigualdade.

 Nos dias atuais o planejamento escola é flexível e muda sempre que necessário, a escola se tornou um ambiente livre, onde pode ser abordado qualquer assunto, pois a escola tem como função formar cidadão com saberes necessários para a inserção na sociedade. O professor deixou de ser o centro de tudo e passou a ser mediador e o aluno espectador e colaborador e a partir dessas mudanças novos conceitos foram criados.

 O professor tinha que aplicar todo o conteúdo programado, o aluno era obrigado a correr atrás pra ter um melhor aproveitamento.

 Os alunos tem um melhor aproveitamento, o professor tem um foco maior, a globalização exige muito mais no mercado hoje, o tornando mais competitivo, devendo estar todos com um currículo rico com possibilidades múltiplas.

 Toda escola precisa ter um projeto pedagógico, onde todos participam gestores, professores, funcionários, pais e alunos. Elaborar um projeto pode ajudar a equipe escolar e a comunidade a enxergar como transformar sua realidade cotidiana em algo melhor. É importante que o projeto preveja aspectos relativos aos valores que deseja instituir na escola. Além disso, o projeto deve estabelecer metas e prazos para garantir seus objetivos.

 Os professores ficavam presos ao mesmo conteúdo, fiavam parados no que aprenderam não evoluíam, com o passar do tempo continua com mesmo conteúdo de vinte anos atrás, sendo que o mundo evoluiu.

 O professore de hoje está cada vez mais em busca de novos conhecimentos, para levar aos seus alunos, levando em conta a tecnologia de hoje. Com a globalização e o avanço da tecnologia ficou mais fácil o aprendizado e acesso a informações facilitadas, obedecendo aos quatro pilares da educação.

 A quantidade e qualidade são conceitos complementares, já que a qualidade para poucos é privilégio por isso a qualidade da educação precisa ser encarada de forma sistêmica, a educação só pode ser melhorada no conjunto. O tema qualidade e quantidade da educação continuam tão atuais quanto no século 19. Hoje o cenário é outro, na era da informação ter ou não ter acesso a educação faz enorme diferença, trata-se de encontrar um novo paradigma de educação sustentável.

 Planos de aula não são discutidos e interligados, o professor na maioria das escolas não tem tempo extraclasse para fazer a elaboração da aula, muito menos poder discutir com o coordenador. Podemos dizer que está havendo poucas mudanças no ensino de ontem e de hoje. Na Lei de Diretrizes e Bases os planos de aula são discutidos e interligados, mas na vida do docente não há incentivo nenhum para o mesmo sair do papel e virar realidade.

 Há alguns anos a educação não tinha tanta importância quanto nos dias atuais, se um aluno tem um número consecutivo de faltas a direção entra em contato com os pais pra tentar entender o que está acontecendo. Antes o professor se preocupava em aplicar a disciplina. Hoje o professor se preocupa em aplicar o conteúdo, ter planos estratégicos para o desenvolvimento do aluno.

 No passado oque importava era cumprir a grade curricular independente do conhecimento absorvido ou não, desde seu trabalho fosse totalmente cumprido.

 Com a globalização e a crescente exigência do mercado os profissionaisda educação tem um papel diante da sociedade para que os alunos sejam inseridos no mercado, para que ocorra é necessário que haja discussão para o grupo encontrar a melhor forma possível.

 Os professores sempre procuram resolver os problemas da melhor forma com os conteúdos.

 Passamos pela maior reforma de ensino nos dias da capitalização, os professores buscam novos padrões de ensino.

 A forma de ensino do passado era rígida e exigia mais dos alunos, fazendo com que os mesmos adquirissem total conhecimento e fossem atrás dos resultados necessários.

 Com a globalização e aumento da tecnologia os profissionais da educação tem o papel de criar novos métodos de aprendizagem que chamem a atenção

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com