TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Elaboração De Um Diagnóstico Social Local/regional Na Construção Das Políticas De Proteção As Crianças E Ao Adolescentes

Dissertações: A Elaboração De Um Diagnóstico Social Local/regional Na Construção Das Políticas De Proteção As Crianças E Ao Adolescentes. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2014  •  1.610 Palavras (7 Páginas)  •  502 Visualizações

Página 1 de 7

SUMÁRIO

1 IDENTIFICAÇÃO......................................................................................................3

2 JUSTIFICATIVA........................................................................................................5

3 OBJETIVOS..............................................................................................................7

4 METAS......................................................................................................................8

5 PROCEDIMENTO METODOGÓGICO.....................................................................9

6 REQUISITOS TÉCNICOS E RECURSOS..............................................................10

REFERÊNCIAS..........................................................................................................11

1 IDENTIFICAÇÃO

O Município de Cambé está inserido na microrregião de Londrina e localizado na mesorregião Norte Central Paranaense, composta de 79 municípios agrupados em 8 microrregiões. Situado-se no Terceiro Planalto de Guarapuava, 23°16'33” Latitude Sul e 51°16'42” Longitude Oeste, com área de 496,122 km² a 650 metros do nível do mar, e favorecido pelas rodovias BR-376 e PR-445. Distancia-se cerca de 14,25 km de Londrina, 392,93 km de Curitiba, 550 km de São Paulo e 494,16 km do Porto de Paranaguá. A cidade faz limites ao norte com Prado Ferreira e Bela Vista do Paraíso, a noroeste com Prado Ferreira, a nordeste com Bela Vista do Paraíso, ao sul e sudeste com Londrina e a sudoeste com Rolândia. A população estimada do município segundo o IBGE/2010 é de 96.733 habitantes. Destes, 92.952 residem na região urbana e 3.781 zona rural. A densidade demográfica do município é de 194,98 hab./ km².

O Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDH-M) é de 73,4%, sendo, o IDHM da Educação 65,1%, o IDHM de Longevidade 84,0%, IDHM a Renda 72,4%, esperança de vida ao nascer 72,87 anos, taxa de alfabetização de adultos 90,55 %, taxa bruta de frequência escolar 82,31 %, renda per capita 265,45 R$ 678,00, classificação na unidade da federação 0,793 e classificação nacional 733.

O indicador decorrente do abuso de drogas entre os adolescentes e a população residente em determinado espaço geográfico. Trata-se, portanto, de uma medida do risco de óbito relacionado ao abuso de drogas, conforme classificação nas categorias relacionadas na 10ª Revisão da Classificação Internacional de Doenças (CID-10). Essa taxa de mortalidade é de 6,1 por 100.000 habitantes no ano de 2012.

As Unidades Básicas de Saúde são conhecidas e utilizadas pela maioria da população (95,7%), tanto na zona urbana quanto na rural. Os dados permitiram identificar que as famílias com renda de até 1 salário mínimo utilizam os serviços públicos de saúde, ou seja, 99,6%. Mas também grande parte das famílias de maior renda (96,1%) utilizam esses serviços. A vacinação (92,5%), consultas médicas (91,8%), medicamentos (76,8%), exames preventivos (68,5%) serviços odontológicos (53,7%), verificação de pressão arterial (49,6%) são os serviços mais utilizados. No que se refere ao controle de vacinação das crianças, a pesquisa demonstrou que 99,2% delas possuem carteira de vacinação.

A cobertura realizada pelos agentes comunitários de saúde atinge uma média de 36,7% da população. Identificou-se que as com renda inferior a 1 salário mínimo correspondem a 44,1% de famílias acompanhadas e monitoradas pelo serviço, tendo uma presença maior nas regiões Norte e Rural do município (42,1%).

A atenção dada à criança e ao adolescente reflete no número de doenças identificadas pela população. Do total, apenas 9% demonstraram possuir algum tipo de doença e, destes, 92% declararam fazer algum tipo de tratamento. As doenças mais recorrentes são de natureza respiratória, atingindo 46,7% das crianças e adolescentes da população.

As crianças mais vulneráveis a doenças respiratórias foram identificadas na zona rural (85,7%). Dentre as outras doenças identificadas, 14,2% declararam que são de origem neurológica, 4,4% cardíacas, 2,2% têm depressão, 1,8% possuem anemia ou doenças renais; 1,3% possuem doenças no aparelho circulatório ou Epilepsia e 0,9% possuem Câncer, Diabetes ou Hepatite. O percentual de crianças que apresentaram desnutrição foi de 0,4%.

Entre os adolescentes que têm vida sexual ativa, 0,7% declararam ter doenças sexualmente transmissíveis, sendo todas do sexo feminino.

Quanto ao uso de substâncias psicoativas, constatou-se que entre os adolescentes, 7,7% fazem uso de cigarro, 26,3% ingerem bebidas alcoólicas e 6,7% já experimentaram outras drogas. A frequência do uso dessas substâncias, sejam lícitas ou ilícitas, varia de 26% a 56%, conforme a droga utilizada. Em relação ao sexo, constata-se que as meninas são maioria no uso do cigarro e drogas como a cocaína, enquanto que os meninos consomem mais bebidas alcoólicas e utilizam maconha.

2 JUSTIFICATIVA

O Programa Atitude Cidadão será uma experiência de intervenção social e comunitária para a promoção e garantia de direitos de crianças e adolescentes desenvolvida no Município de Cambé localizado na Região Metropolitana de Londrina, no estado do Paraná, no Brasil. Sua população estimada em 2013 era 102.735 habitantes. Este projeto foi discutido e concebido no âmbito do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Cambé (CMDCA), Secretaria de Saúde e de Assistência Social como uma proposta para promover ações integradas e concentradas em territórios, atuando sobre os fatores de risco de exposição de crianças e jovens a situações de violência, tais como: fragilidade de vínculos familiares; uso abusivo de drogas; evasão escolar; carência de práticas de convivência comunitária; opções restritas de profissionalização, de maneira a proteger as crianças, reduzir os índices de violência e uso de drogas criando oportunidades a essas crianças e adolescentes.

Historicamente, a questão do uso abusivo e/ou dependência de drogas tem sido abordada por uma ótica predominantemente psiquiátrica ou médica. As implicações sociais, psicológicas, econômicas e políticas são evidentes, e devem ser consideradas na compreensão global do problema. Cabe ainda destacar que o tema vem sendo associado à criminalidade e práticas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com