TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Elaboração de Seminário

Por:   •  14/5/2018  •  Resenha  •  488 Palavras (2 Páginas)  •  218 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE TIRADENTES

ARQUITETURA E URBANISMO

MÔNICA MAIA MATOS

RESENHA

A ELABORAÇÃO DE SEMINÁRIOS

ARACAJU

2018

MÔNICA MAIA MATOS

RESENHA

A ELABORAÇÃO DE SEMINÁRIOS

Resenha apresentada ao Curso de Arquitetura e Urbanismo, sob orientação do prof. Auro de Jesus Rodrigues, como um dos pré-requisitos para avaliação da disciplina de Metodologia Científica.

ARACAJU

2018

ANDRADE, Maria Margarida de. Técnica para elaboração dos trabalhos de graduação. Introdução à metodologia do trabalho científico: elaboração de trabalhos na graduação. 5ª. ed. São Paulo: Atlas, 2001.

Maria Margarida de Andrade, Doutora em Linguística Geral, Mestre em Filologia e Língua Portuguesa, e Licenciada em Letras pela USP foi professora de Língua Portuguesa na Faculdade de Ciências Exatas e Experimentais da Universidade Mackenzie, na Universidade Campos Salles, na UNICID e também no curso de Jornalismo da Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbaro, atuou também professora titular de Filologia Romântica e Metodologia Científica da Universidade Mackenzie. Entre suas obras estão: Guia prático de redação, Como preparar trabalhos para cursos de Pós-graduação e também Manual de elaboração de referências bibliográficas.

A autora introduz o capítulo sobre elaboração de seminários, citando sobre a importância que o mesmo possui na vida acadêmica, ressaltando ainda seu conceito e finalidades ligados à pesquisa. Para a autora o bom entendimento do que é pesquisado prepara o aluno a realizar trabalhos mais objetivos, aguça uma interpretação crítica do conteúdo e o senso de comunidade, já que por várias vezes são executados em grupo.

O texto distingue os tipos de seminários: o Clássico, executado individualmente, o Clássico em Grupo, frequente em cursos de graduação onde ocorrem reuniões para um roteiro e escolha do tema como também o Em Grupo no qual existem vários grupos para um só tema divido em tópicos.

Para dar andamento ao seminário, na sua maioria, necessita-se de quatro encontros para discussão do assunto, atribuição das responsabilidades dos integrantes, definição do tema e roteiro para o plano de pesquisa. Há também uma análise do que foi pesquisado e integração dos participantes para que todos tenham propriedade do assunto, obtendo assim uma apresentação clara e objetiva a quem assiste, não comprometendo a continuidade do tema. Para isso ensaios são indicados para uma boa performance.

A apresentação e o material de ilustração devem obedecer às normas já definidas, portando é importante que os integrantes tenham domínio do assunto, autocontrole, uma boa postura e clareza do que menciona, atentando-se para o vocabulário adequado a situação. O material ilustratório necessita de uma leitura fácil e de boa visualização a todos presentes, obedecendo uma boa proporção das imagens e textos concisos. Um bom termômetro de uma boa apresentação pode ser observado ao final com o debate; quanto mais clara, eficiente e interativa for a apresentação, maior será a participação da turma.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (83.3 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com